Jump to content

Alguém por aí já fez intercâmbio?


Recommended Posts

9 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Foi uma puta ansiedade de inicial mas que passou assim que as aulas começaram e conheci a galera de lá e superei tudo em uma semana.

Olá @Gabriel De Oliveira Santana!

Acho que vai ser bem isso mesmo que vai acontecer comigo viu 😅 Mas fiquei feliz em saber que melhora rápido, ainda mais que também sou uma pessoa ansiosa...

9 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

É normal que você tente procurar outros brasileiros, mas não se limite a isso. No meu intercâmbio, tinha uma galera que ficava incomodada com pessoas que só interagiam com quem era da mesma nacionalidade, mesmo que você não soubesse muito inglês (muitos lá dos outros estrangeiros também não sabem, as vezes nem a língua local direito, no seu caso, alemão), a maioria se esforçava e com o tempo aprendia. Por acaso fiz muita amizade com o brasileiro lá, mas assim como eu, ele também estava interessado em interagir com todo mundo também, e por isso muitos estrangeiros gostavam da gente porque tanto eu quanto esse amigo se misturava com todo mundo.

Adoraria encontrar brasileiros, principalmente do começo da coisa toda. Mas claro, meu foco será ter contato com outras culturas. 

9 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Dica: Se quer fazer amizade com um italiano, chame ele pra tomar café todos os dias, ele vai te adorar por isso, eu tenho como provar (o da esquerda sou eu)

E muito obrigado pela dica 🤣

A Itália é outro país que adoraria conhecer!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/04/2024 at 15:46, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Salve colegas Sardinhas!

Na semana passada foi divulgado no sistema da minha universidade que abriu inscrições para intercâmbio de 6 meses na Alemanha, que irá acontecer no segundo semestre deste ano.

É meu sonho fazer um intercâmbio na Alemanha, tanto que estou aprendendo alemão desde 2021.

A minha questão é: vai acontecer muita coisa nova pra mim, que nunca fiz antes. Tenho 26 anos e nunca viajei de avião, nunca viajei sozinho, nunca fiquei longe da família e nunca viajei para o exterior... enfim, vários "primeira vez" pra mim 😂. Às vezes, me sinto seguro se vou aguentar a pressão, mas é algo que almejo tanto para a minha vida.

Será que vale a pena? Alguém já passou por algo parecido?

Grato 🙏

Cara, para mim foi a experiencia que mais mudou minha vida.

Fiz intercambio aos 12 anos, fiquei no Nebraska, um fim de mundo americano, ia na escola regular, fui sem falar inglês, apreendi na tora, mas como eu era criança, mesmo sendo somente 2 meses, me trouxe a fluência, depois apreendi ler e escrever em inglês eu não sei ate hoje. O que mais mudou em mim foi ter a consciência que o mundo é enorme e existem diferentes culturas e modos de ver o mundo. Umas ferias diferentes me abriram diversas portas, pois pelo fato de saber falar inglês e dês de muito jovem saber como viajar, tive oportunidade de conhecer muitos países, mesmo que sendo a trabalho. 

Minha irma morou 8 meses em Washigton DC, mas ela ja tinha 20 anos, foi com objetivo de aprimorar o inglês, hoje a fluência e escrita dela é perfeita.

Eu acredito muito nesta experiencia, se tivesse que escolher algo para ter feito diferente na vida, seria ter ido para um intercâmbio maior, mas como comecei a trabalhar com 18 anos, me casei com 23, a coisa meio que foi se atropelando.

Meus filhos e esposa eu pretendo mandar pros eua ano que vem para passarem o período de ferias escolares estudando inglês e vivendo no interior americano por 60 dias e quando as crianças forem maiores, pretendo que eles fiquem pelo menos 6 meses estudando inglês e andando pelo interior dos EUA.

So tem que correr de Brasileiro e latino igual o diabo corre da cruz, pq se juntar com a turma dos latinos e brasileiros, vira salsa e samba e o resultado do intercambio piora muito.

PS: meu Pai fez um esforço grande para que nos apreendêssemos inglês, pois ele havia trabalhado em MultiNacional e se incomodava muito com o fato de não fala inglês. 

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Cézar Busato disse:

Fiz intercambio aos 12 anos, fiquei no Nebraska

Caraca, apenas 12 anos kkkkkkkkkkk

Obrigado pelas palavras @Cézar Busato🙏

7 horas atrás, Cézar Busato disse:

Umas ferias diferentes me abriram diversas portas, pois pelo fato de saber falar inglês e dês de muito jovem saber como viajar, tive oportunidade de conhecer muitos países, mesmo que sendo a trabalho. 

Fora o intercâmbio, talvez eu vá para estágio também. Nunca se sabe né

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa!

 

Olha, se a oportunidade surgiu e o preparo você tem - curso de alemão -, vá sem hesitar!

 

Morei na Espanha por 4 anos. Graças a uma inesperada bolsa de estudos fiz minha graduação toda lá. Saí de casa aos 16 anos e voltei aos 20, já com meu processo de amadurecimento quase concluído. Eu vinha ao Brasil duas vezes ao ano, durante as férias, mas a minha vida durante os 4 anos foi na Espanha. Lá eu estudava, viajava, me divertia e até minhas contas pagava rs.

 

Um aspecto negativo é que fiquei em uma cidade relativamente pequena: Salamanca. Bela e charmosa, com uma universidade que há pouco completou 800 anos, mas cuja população em geral era mais velha, de cabeça fechada e mentalidade provinciana. Eu pouco interagia com espanhóis, meu grupo social era limitado a brasileiros e, esporadicamente, alguns intercambistas de outros países que passavam por lá.

 

Ainda assim, a experiência foi fantástica. Aprendi espanhol, comecei a aprender francês, me formei em Ciência Política, visitei uns 10 países e expandi sobremaneira meu conhecimento e minha visão de mundo. Para completar, lá conheci minha namorada, paulistana que fez intercâmbio e que hoje mora comigo em Brasília. Estamos juntos há 9 anos já.

 

Em suma, abrace a oportunidade! Ainda mais na Alemanha, país extraordinário, de pujante riqueza econômica, cultural, social e linguística. 

 

P.S.: Força com o alemão! Estudei por três anos, cheguei ao nível B2 e dei uma pausa no ano passado. Tava difícil acompanhar o ritmo sem disciplina no estudo hehe. A chance de aprender e praticar lá é imperdível.

 

Sucesso!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/04/2024 at 15:46, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Salve colegas Sardinhas!

Na semana passada foi divulgado no sistema da minha universidade que abriu inscrições para intercâmbio de 6 meses na Alemanha, que irá acontecer no segundo semestre deste ano.

É meu sonho fazer um intercâmbio na Alemanha, tanto que estou aprendendo alemão desde 2021.

A minha questão é: vai acontecer muita coisa nova pra mim, que nunca fiz antes. Tenho 26 anos e nunca viajei de avião, nunca viajei sozinho, nunca fiquei longe da família e nunca viajei para o exterior... enfim, vários "primeira vez" pra mim 😂. Às vezes, me sinto seguro se vou aguentar a pressão, mas é algo que almejo tanto para a minha vida.

Será que vale a pena? Alguém já passou por algo parecido?

Grato 🙏

Quero ir para o Japão, já fui com a família é algo sensacional, mas agora quero ir sozinho. É legal quando você vai com quem conhece, assim você não passa por tantos perrengues sozinho kkkkkk mas sem dúvidas todos que já fizeram intercambio alguma vez recomendam e fariam de novo!

E eu recomendo muito essa camiseta KKKKK te ajuda quando não souber o que fazer XD

image.png.8f1c18025fd58f65deb1f84da2abb061.png

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 semanas depois...
On 05/04/2024 at 15:46, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Salve colegas Sardinhas!

Na semana passada foi divulgado no sistema da minha universidade que abriu inscrições para intercâmbio de 6 meses na Alemanha, que irá acontecer no segundo semestre deste ano.

É meu sonho fazer um intercâmbio na Alemanha, tanto que estou aprendendo alemão desde 2021.

A minha questão é: vai acontecer muita coisa nova pra mim, que nunca fiz antes. Tenho 26 anos e nunca viajei de avião, nunca viajei sozinho, nunca fiquei longe da família e nunca viajei para o exterior... enfim, vários "primeira vez" pra mim 😂. Às vezes, me sinto seguro se vou aguentar a pressão, mas é algo que almejo tanto para a minha vida.

Será que vale a pena? Alguém já passou por algo parecido?

Grato 🙏

Eu nunca fiz, mas era meu sonho. Penso até hoje mesmo depois de velho em ir pelo menos um mês nos EUA pra estudar inglês e ficar em uma casa de família lá. Já olhei algumas vezes. Minha opinião, vá sem medos e aproveite. Será uma experiência fantástica! Boa viagem! 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu quero dizer que quando fiz a faculdade, a mesma coisa ocorreu, uma oportunidade de intercâmbio para a Alemanha de 6 meses.

Posso te dizer que de todas as decisões que tomei, não fazer esse intercâmbio foi a que mais me arrependo até hoje.

Pra mim, a oportunidade passou e não posso chorar pelo leite derramado, mas se tivesse a oportunidade novamente, eu iria.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/04/2024 at 15:46, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Salve colegas Sardinhas!

Na semana passada foi divulgado no sistema da minha universidade que abriu inscrições para intercâmbio de 6 meses na Alemanha, que irá acontecer no segundo semestre deste ano.

É meu sonho fazer um intercâmbio na Alemanha, tanto que estou aprendendo alemão desde 2021.

A minha questão é: vai acontecer muita coisa nova pra mim, que nunca fiz antes. Tenho 26 anos e nunca viajei de avião, nunca viajei sozinho, nunca fiquei longe da família e nunca viajei para o exterior... enfim, vários "primeira vez" pra mim 😂. Às vezes, me sinto seguro se vou aguentar a pressão, mas é algo que almejo tanto para a minha vida.

Será que vale a pena? Alguém já passou por algo parecido?

Grato 🙏

Oi Felipe, tudo bem?? Só vaaaaaiiii!

Eu fiz intercâmbio por 3 meses na Inglaterra em 2018 e foi uma das melhores coisas que fiz na vida!

Eu já sabia o inglês, formei no Brasil, ams nunca tinha praticado fora da escola e fui pra praticar! Foram várias primeiras vezes pra mim também e já fui com 28 anos... mas nunca tinha morado fora de casa, fora da minha cidade e foi minha primeira viagem internacional também! Eu faria de novo com certeza!

Você já saber o alemão é maravilhoso! Diminui sua dependência pra realizar suas atividades lá; É importante você aprender rápido quais são as regras da escola, do lugar onde você vai morar e seguir certinho. Como alguns disseram, fora do Brasil as regras funcionam e tem várias punições ruins. Então, siga as regras, faça muitos amigos internacionais também e como já disseram, fique longe dos brasileiros! Além de não ajudarem na língua alguns ainda tentam te derrubar. É triste mas é verdade.

Aproveita essa oportunidade e não largue ela por nada!! Se precisar da gente... manda aqui na comunidade! 🥰

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Larissa Silva Mesquita disse:

Oi Cezar!

Ganhei uma bolsa completa durante a faculdade (estudos + alimentação + alojamento) e fiz intercâmbio nos EUA por 1 ano e meio, em 2 Estados. Na época, eu tinha só o inglês do Ensino Médio, meus pais nunca tiveram condições de bancar um cursinho de inglês, mas eu sempre gostei do idioma desde criança e me dediquei pra tirar nota boa no TOEFL, que eles exigiam antes de ir pra lá. Meu Visto era um que não permitia trabalhar lá. O contrato não permitia voltar pro BR nesse período.

Foi minha primeira viagem sozinha e primeira vez viajando pro exterior, numa época que eu não tinha muito acesso à internet e era bem mais tímida. No início, por causa da imaturidade, bateu o pensamento "quê q eu tô fazendo aqui?". Mas o apoio da universidade, dos professores e sim, dos brasileiros, me ajudou a passar por isso.

Mas foi uma experiência incrível como deve ser! Aprendi o idioma com certificado e tudo, fiz outros cursos lá, fiz amigos brasileiros de vários Estados do BR, fiz roadtrip com eles, conheci um castelo, conheci Chicago, conheci NY, conheci o Grand Canyon, conheci a neve, conheci as baladas americanas, vivi a vida que os filmes mostram (de morar num alojamento dentro da universidade, comer no refeitório da universidade e fazer academia dentro da universidade). 

Então, meu amigo, vale a pena sim, e 6 meses passam em um piscar de olhos. Aproveita as dicas dos brasileiros que já moram lá; conheça a cultura e a comida local; tenha amigos brasileiros, porém não se prenda a eles; visite locais turísticos; pesquise sobre a possibilidade de fazer estágio nesse intercâmbio e aprenda 100% com seus professores.

 

Nossa Larissa, vi que sua experiência com BR fora do Brasil foi completamente diferente da minha! Nem quando eu pedia ajuda pra tirarem fotos minhas em pontos turíticos os brs ajudavam. Será que é a diferença entre br na Europa e br nos EUA?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/04/2024 at 22:11, Kenzo Nakagawa disse:

Quero ir para o Japão, já fui com a família é algo sensacional, mas agora quero ir sozinho. É legal quando você vai com quem conhece, assim você não passa por tantos perrengues sozinho kkkkkk mas sem dúvidas todos que já fizeram intercambio alguma vez recomendam e fariam de novo!

E eu recomendo muito essa camiseta KKKKK te ajuda quando não souber o que fazer XD

image.png.8f1c18025fd58f65deb1f84da2abb061.png

Que camiseta maravilhosa! hahahaha

Muito melhor que gastar energia fazendo mímica igual uma maluca! Valeu as dicas, Kenzo!

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Erika Lídia Silva Cavalcante @Murilo Klug @Rafael Antunes Teixeira Silva @Larissa Silva Mesquita Muito obrigado por compartilharem suas palavras 🥰

Atualizando todos aqui: eu acabei deixando para fazer o intercâmbio ano que vem, pois eu não teria tempo para tirar todos os documentos... (tinha mais coisa que eu esperava 😅)

Ano que vem estarei preparado e vou fazer o intercâmbio pra valer!

Agradeço pelo apoio de todos que escreveram e escreverão aqui. Vou atualizar todos com o decorrer do tempo.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/04/2024 at 14:46, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Salve colegas Sardinhas!

Na semana passada foi divulgado no sistema da minha universidade que abriu inscrições para intercâmbio de 6 meses na Alemanha, que irá acontecer no segundo semestre deste ano.

É meu sonho fazer um intercâmbio na Alemanha, tanto que estou aprendendo alemão desde 2021.

A minha questão é: vai acontecer muita coisa nova pra mim, que nunca fiz antes. Tenho 26 anos e nunca viajei de avião, nunca viajei sozinho, nunca fiquei longe da família e nunca viajei para o exterior... enfim, vários "primeira vez" pra mim 😂. Às vezes, me sinto seguro se vou aguentar a pressão, mas é algo que almejo tanto para a minha vida.

Será que vale a pena? Alguém já passou por algo parecido?

Grato 🙏

E ai, Felipe! Td bem por ai?

Eu n fiz intercambio mas viajei qnd comecei a viajar para fora do Brasil, minha cabeca mudou pra melhor. Acho q eh uma boa oportunidade pra expandir os conhecimentos e conhecer e viver em outra cultura. Acho q isso fara muito bem pra vc!

Depois dessas experiencias decidi que queria morar fora do Brasil e assim segui! N tou dizendo que vc vai chegar a mesma conclusao mas ctz vai abrir sua mente independente do q vc queira fazer no futuro!

 

Se puder, acho uma boa tentar! Acho q so trara beneficios!

 

Abs

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...