Jump to content

Alguém por aí já fez intercâmbio?


Recommended Posts

Salve colegas Sardinhas!

Na semana passada foi divulgado no sistema da minha universidade que abriu inscrições para intercâmbio de 6 meses na Alemanha, que irá acontecer no segundo semestre deste ano.

É meu sonho fazer um intercâmbio na Alemanha, tanto que estou aprendendo alemão desde 2021.

A minha questão é: vai acontecer muita coisa nova pra mim, que nunca fiz antes. Tenho 26 anos e nunca viajei de avião, nunca viajei sozinho, nunca fiquei longe da família e nunca viajei para o exterior... enfim, vários "primeira vez" pra mim 😂. Às vezes, me sinto seguro se vou aguentar a pressão, mas é algo que almejo tanto para a minha vida.

Será que vale a pena? Alguém já passou por algo parecido?

Grato 🙏

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

O famoso "jeitinho brasileiro" né? Kkkkkkkkkk

Obrigado @Flavio Prado!

Não é a toa que tem aquele ditado:  "se vai a Roma, faça como os Romanos".  Aproveite também para fazer amizades com colegas de outros paises, imagine que vão ter muitos.  Meu filho tem amigos na Espanha, Alemanha, Portugal, Itália e outros que agora não me recordo, que conheceu no intercâmbio.  Depois disso ele já viajou e ficou na casa de amigos que fez em Londres e já tiveram amigos que vieram ao Brasil e ficaram com a gente.

Como mencionei, essa é uma oportunidade que abre novos horizontes.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

É meu sonho fazer um intercâmbio na Alemanha, tanto que estou aprendendo alemão desde 2021.

Aqui você já matou a pau, seu sonho é você está se preparando !

Faça por você e tenha a melhor experiência de sua vida cara !

5 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Às vezes, me sinto seguro se vou aguentar a pressão, mas é algo que almejo tanto para a minha vida.

Insegurança é normal cara , e se quiser pular umas primeiras vezes , pega um avião para algum lugar aqui do Brasil fica 1 final de semana fora e já vai matar a primeira vez de avião e de viajar sozinho …. 

A recompensa e acredito que a visão de mundo que você terá não tem preço , agarre a oportunidade jovem ! Vai ser sucesso !

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, Petterson Firmino disse:

Cara já fiz intercâmbio de 6 meses para os EUA durante meu ensino médio e te garanto que vale a pena demais. É uma daquelas experiências únicas na vida, pois além de você ficar imerso numa língua e cultura nova, você também vai mudar muito sua visão de mundo, vai te fazer enxergar vários tipos de situações que por aqui no Brasil não são comuns ou até mesmo inexistentes e tudo isso em conjunto vai te tornar uma nova pessoa na tua volta pro Brasil.

Cara, que bacana @Petterson Firmino

Já havia conversado com outras pessoas que fizeram intercâmbio para a França e EUA, elas falaram que realmente mudaram a sua visão de mundo 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Maila Silva disse:

Fiz amigos verdadeiros que viraram família, há mais de 10 anos que quase todos os anos nos encontramos!
Simplesmente o ano desse meu intercâmbio foi o ano mais feliz da minha vida (apesar de todos os perrenhes que sempre a gente passa hehe)!
Aproveite muito, estude muito, faça amizade com os locais!

Obrigado @Maila Silva🙏

Uma coisa que não levei em conta foi as amizades que farei por lá 🤗

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Felipe Augusto Da Rosa disse:

Cara, eu nunca fiz intercâmbio, mas morei nos Estados Unidos por anos, e posso dizer que vale a pena demais. A primeira coisa é que talvez você deva pensar de forma diferente, em vez da pressão, pensa na oportunidade que poucos tem, no fato de realmente aprender na prática uma cultura diferente, e é bem diferente do que daqui, foca em como vai ser bacana viajar de avião e não no nervosismo, pensa que legal você vai estar sozinho, então vai poder fazer o que quiser, não vai ter que fazer nada pra agradar ninguem, e os desafios, são desafios que vai ser muito legal você vencer todos eles.

Olá @Felipe Augusto Da Rosa

De fato... acho que pensei tanto no fator dos problemas que acabei deixando de lado as oportunidades 😬

Obrigado 🙏

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Aqui você já matou a pau, seu sonho é você está se preparando !

Faça por você e tenha a melhor experiência de sua vida cara !

@Henrique Magalhães Fiquei muito feliz por ver você e a galera me apoiando. É uma decisão muito importante para a minha vida, um divisor de águas!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Fiquei 1 ano e 7 meses em Portugal e te digo que vai mudar sua vida.
Eu estava no mesmo barco que você. Quando cheguei no meu alojamento, entrei no banheiro pra tomar um banho e pensei: "PUTA QUE PARIU Q Q EU TO FAZENDO AQUI, QUERO VOLTAR PRA CASA". Foi uma puta ansiedade de inicial mas que passou assim que as aulas começaram e conheci a galera de lá e superei tudo em uma semana. Aprendi a cozinhar, me virar sozinho, ter responsabilidades e aperfeiçoei meu inglês.

Na Europa tem o Erasmus, que é o programa europeu de intercâmbio, então quase toda universidade que aceita estrangeiros tem uma equipe de alunos voluntários, nativos do pais ou não, que vão te ajudar e realizar eventos pra todo mundo se conhecer.

É normal que você tente procurar outros brasileiros, mas não se limite a isso. No meu intercâmbio, tinha uma galera que ficava incomodada com pessoas que só interagiam com quem era da mesma nacionalidade, mesmo que você não soubesse muito inglês (muitos lá dos outros estrangeiros também não sabem, as vezes nem a língua local direito, no seu caso, alemão), a maioria se esforçava e com o tempo aprendia. Por acaso fiz muita amizade com o brasileiro lá, mas assim como eu, ele também estava interessado em interagir com todo mundo também, e por isso muitos estrangeiros gostavam da gente porque tanto eu quanto esse amigo se misturava com todo mundo.

Fiz amizade com pessoas de Gana, Cabo Verde, Portugal, Itália, Eslovênia, Turquia e foi uma convivência ótima. Inclusive esse ano vou passar minhas férias na Europa para reencontrar algumas dessas pessoas.

Dica: Se quer fazer amizade com um italiano, chame ele pra tomar café todos os dias, ele vai te adorar por isso, eu tenho como provar (o da esquerda sou eu)

ImagemdoWhatsAppde2024-04-07(s)14_12.50_af5a8c2b.jpg.a48f2d86229b3ff19107f4e5a3e6a78e.jpg

Editado por Gabriel De Oliveira Santana
  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...