Jump to content
  • 0

Imposto de Renda - Venda Ações


Lucas Dosso Brunelli

Pergunta

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

  

Também tenho essa dúvida, Lucas.
No fim das conta eu só declarei os dividendos e JCP que obtive. Como eu não tive perdas na venda eu não declarei nada além dos dividendos e jcp. Mas se eu tivesse tido prejuizo eu lançaria os valores nas operações comuns.

Não sei se é o correto, mas é o que eu fiz.


Obs: Acabei de ver em um site que o lucro com as vendas também devem ser declaradas como ganhos líquidos no mercado a vista.

Quote

 

Declaração de venda de ações isentas

A faixa de isenção é destinada para aqueles que ganham abaixo de 20 mil reais no mês com as vendas realizadas na bolsa de valores. Para declarar venda de ações isentas, você precisa:

Ir até o menu e clicar na opção “Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis”;

Selecionar a opção “20 – Ganhos Líquidos em operações no mercado à vista de ações negociadas em Bolsas de Valores”;

Preencher todos os campos seguindo as informações da sua corretora.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/04/2024 at 17:59, Lucas Dosso Brunelli disse:

Pessoal, uma dúvida quanto a declaração.

Se eu comprei uma nova ação e/ou cripto no ano de 2023 e vendi no mesmo ano, como declaro?

Exemplo: Comprei 100 ações da empresa X em janeiro a R$10,00. Vendi todas as ações em Outubro a R$15,00, como declaro? Mesmo caso para criptomoeda serve?

Na ficha de "bens e direitos" não preenche nada já que não tinha nada no ano anterior e nem em 31 de dezembro. Mas tem que colocar em "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" no campo ações se a venda for menor que 20 mil no mês. E também deve ser declarados dividendos e/ou JPC nos campos adequados. Agora se a venda for maior que 20 mil, já deve ser informada na aba de “Renda Variável”, na seção “Operações Comuns/Day-Trade”. Na seção designada, informe os lucros obtidos em cada mês. E teria que ter pago DARF no mês subsequente à venda. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde.

Estou em dúvida em como ficam as ações vendidas, em relação a bens e direitos. É a primeira vez que vendo ações (umas burradas que fiz antes de estudar sobre o assunto). Não estou achando essa informação.

As ações foram compradas em 2022 (foram declaradas) e vendidas em 2023. Mantenho o item, com o valor de 2022 e zero em 2023 (por causa da venda)? Ou simplesmente apago o item? 

Obrigado. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Lucas Almeida De Holanda disse:

Boa tarde.

Estou em dúvida em como ficam as ações vendidas, em relação a bens e direitos. É a primeira vez que vendo ações (umas burradas que fiz antes de estudar sobre o assunto). Não estou achando essa informação.

As ações foram compradas em 2022 (foram declaradas) e vendidas em 2023. Mantenho o item, com o valor de 2022 e zero em 2023 (por causa da venda)? Ou simplesmente apago o item? 

Obrigado. 

Boa noite @Lucas Almeida De Holanda. Em 2022 voce ira colocar a sua posição no termino do ano. Se vendeu tudo em 2023 voce zera a sua posição, mas mantem o bem que mostra esta evolução.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...