Jump to content
  • 0

Financiamento imobiliário: quitar ou não quitar o saldo devedor?


Pergunta

Tenho um imóvel financiado e meu saldo devedor é de 88.000. Minha taxa de juros anual é de 7,4%.

O financiamento é protegido por um seguro que quita o imóvel caso eu morra (Deus me livre!)

Então eu fico naquela dúvida: quito o imóvel ou pego o dinheiro e faço aplicações, investimentos?

Eu imagino a situação: Eu vou ao banco feliz da vida e quito o imóvel. Aí, feliz e com a cabeça na lua, não presto atenção ao atravessar a rua, vem um carro e me atropela. RIP.

Não seria melhor eu ter deixado o dinheiro no banco rendendo? Porque pelo menos o seguro pagaria a dívida do imóvel e a viúva ficaria com a grana!... E os meus filhos também, claro.

Quitar ou não quitar? Eis a questão...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 minutes ago, Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior disse:

Tenho um imóvel financiado e meu saldo devedor é de 88.000. Minha taxa de juros anual é de 7,4%.

O financiamento é protegido por um seguro que quita o imóvel caso eu morra (Deus me livre!)

Então eu fico naquela dúvida: quito o imóvel ou pego o dinheiro e faço aplicações, investimentos?

Eu imagino a situação: Eu vou ao banco feliz da vida e quito o imóvel. Aí, feliz e com a cabeça na lua, não presto atenção ao atravessar a rua, vem um carro e me atropela. RIP.

Não seria melhor eu ter deixado o dinheiro no banco rendendo? Porque pelo menos o seguro pagaria a dívida do imóvel e a viúva ficaria com a grana!... E os meus filhos também, claro.

Quitar ou não quitar? Eis a questão...

Bom dia @Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior. O seguro cobriria a morte, mas existem outros problemas que podem gerar deficits financeiros, como ser demitido, um problema de saude...

Se o CET do seu financiamento for 7,4% matematicamente não compensaria quitar. Estamos com uma selic a 10,75% o que daria uma rentabilidade liquida de 9,13%, ou seja, o juros de uma aplicação que renda 100% da selic pagaria a sua parcela e sobraria ainda um valor. Caso a rentabilidade liquida da selic fique abaixo do seu CET compensaria realizar a quitação.

Contudo, como citei acima, se tratando do imovel a qual voce e sua familia firmam residencia, poderia trazer uma tranquilidade maior na vida de voces eliminar uma divida tão relevante.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior disse:

Tenho um imóvel financiado e meu saldo devedor é de 88.000. Minha taxa de juros anual é de 7,4%.

O financiamento é protegido por um seguro que quita o imóvel caso eu morra (Deus me livre!)

Então eu fico naquela dúvida: quito o imóvel ou pego o dinheiro e faço aplicações, investimentos?

Eu imagino a situação: Eu vou ao banco feliz da vida e quito o imóvel. Aí, feliz e com a cabeça na lua, não presto atenção ao atravessar a rua, vem um carro e me atropela. RIP.

Não seria melhor eu ter deixado o dinheiro no banco rendendo? Porque pelo menos o seguro pagaria a dívida do imóvel e a viúva ficaria com a grana!... E os meus filhos também, claro.

Quitar ou não quitar? Eis a questão...

@Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior complementando o @Adriano Umemura, em caso de morte o contrato é quitado na proporção que o falecido representava no contrato. Por exemplo, você responde por 60% e sua esposa por 40%. Caso você "passe desta para melhor" a quitação seria de 60% do saldo devedor, e os 40% permanecem para serem pagos pela sua esposa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...