Jump to content
  • 0

Metodo Fisher (TAESA)


Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Boa noite, Vinícius!

 

Antes de mais nada, parabéns pela análise!

Para quem perguntou recentemente sobre o método e conseguiu fazer este estudo, está muito bom!

 

E mais um vez deixo uns pitaquinhos:

4 horas atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

4 - A empresa tem uma organização em vendas acima da média?

R: Bom creio que a empresa e o setor não tenham tanta relação com cliente pessoa física, então não consegui encontrar reclamações especificas. Em termos de marketing também não achei algo tão relevante assim

Acho importante ressaltar que uma transmissora de energia opera com compra e venda de quem é gerador e distribuidor respectivamente. Ou seja, dentro da cadeia do setor de energia, ela está no meio comprando energia de quem produz e vendendo para quem distribui e claro, que paga por isso.

Uma distribuidora em si de fato não tem relação direta com consumidor final como teria uma empresa que opera com a distribuição.

4 horas atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

10- A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?

Para empresas deste setor, procure dar uma estudada na RAP (Receita anual permitida). Pode ser um indicador que lhe ajude a analisar como a empresa está com relação aos custos Vs o que lhe é permitido faturar.

Muito útil também para ver a alavancagem uma vez que é muito comum ver empresas deste setor sempre com dívidas mas que são controladas (ou ao menos deveriam  😅)

4 horas atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

13 - No futuro é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio, de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?

Aqui dou uma opinião totalmente pessoal e enviesada.

Eu vejo essa ação como uma que já está se estagnando por assim dizer.

Mas não considero isso necessariamente ruim. Uma empresa que se consolidou tende a manter seus lucros com boas margens (mesmo que deixem de margens crescentes) em cima de suas receitas que inclusive ainda podem aumentar eventualmente. Vejo como um sinal de alta maturidade

(apenas reforçando que não é uma indicação de compra de ativo)

 

 

Espero que contribua de alguma forma e mais uma vez parabéns pelo empenho, Vinícius!

Continue assim que se torna milionário antes do que imagina!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
17 horas atrás, Rodrigo Aguiar Queiroz disse:

Fala Vinicius,

primeiramente, irada a análise, parabéns demais. Eu não me aprofundei muito na taesa pq tem outras do setor de energia que eu estudei melhor e acho que estão mais atrativas em termos de preço. Então, só um comentário sobre a pergunta 13: o free float dela ser alto não impede de emitir novas ações pq ela vai literalmente emitir novas ações kkkkk (se tinha 1000 ações agora vão ter 1100). Gostei demais da sua análise e deu pra perceber que você gosta da empresa. Eu não me aprofundei nela justamente por ter algumas ressalvas com relação ao preço, perfil de dívida pro momento e etc. Me corrija se eu estiver errado, mas acho que talvez por você já gostar da empresa talvez tenha impresso alguns vieses pra confirmar sua tese em alguns pontos, apenas deixando a reflexão. Dito isso, novamente, parabéns, analise foda e me motivou a estudar mais tbm kkkk

Eae @Rodrigo Aguiar Queiroz beleza cara, po muito obrigado por compartilhar sua opinião. Então ela é uma empresa que eu já tinha na carteira antes de eu conhecer a AUVP, eu tinha colocado ela na minha carteira por ter visto oportunidade através do valuation na época, depois que comecei a fazer o curso eu resolvi analisar as empresas que tenho pra ver se são cabiveis ainda. Pode ser sim que usei um pouco de viés kkkkk, mas confesso que fazendo esse estudo detalhado me interessei um pouco mais pela empresa apesar dela não estar no seu melhor momento 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá, @Vinicius Costa De Abreu. Primeiramente, parabéns pela análise! Senti que você fez um bom trabalho na sua pesquisa.

Segundamente, eu estou neutro sobre a Taesa, por conta de ela ser a mais endividada no setor. Além disso, com endividamento alto, a empresa começa a perder capacidade de participar dos novos leilões no curto e talvez médio prazos, isso seria bem ruim, visto que ela possui contratos vencendo em breve e quanto antes ela conseguir novos leilões, melhor.

Mas não considero uma empresa ruim, acho ela muito forte no setor que atua e estou acompanhando de perto.

Reforçando, parabéns pela análise!

Abraços.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Para empresas deste setor, procure dar uma estudada na RAP (Receita anual permitida). Pode ser um indicador que lhe ajude a analisar como a empresa está com relação aos custos Vs o que lhe é permitido faturar.

Muito útil também para ver a alavancagem uma vez que é muito comum ver empresas deste setor sempre com dívidas mas que são controladas (ou ao menos deveriam  😅)

Muito obrigado pelo Feedback @Edison Luis Paulini. Realmente depois daquela minha duvida calhou de me sobrar muito tempo e eu consegui analisar com calma o RI kkk.

 

em relação a essa sua observação eu analisei que a RAP da Taesa no ciclo 2023 - 2024 é de 4,1 bi total, contra um custo em 2023 de 1,4 bi. Porem vi também que esse custo subiu 145% em relação a 2022, apesar de estar abaixo do valor da RAP eu vou ficar de olho nesse ano corrente para ver se eles fazem algum tipo de controle disso

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá, @Vinicius Costa De Abreu. Primeiramente, parabéns pela análise! Senti que você fez um bom trabalho na sua pesquisa.

Segundamente, eu estou neutro sobre a Taesa, por conta de ela ser a mais endividada no setor. Além disso, com endividamento alto, a empresa começa a perder capacidade de participar dos novos leilões no curto e talvez médio prazos, isso seria bem ruim, visto que ela possui contratos vencendo em breve e quanto antes ela conseguir novos leilões, melhor.

Mas não considero uma empresa ruim, acho ela muito forte no setor que atua e estou acompanhando de perto.

Reforçando, parabéns pela análise!

Abraços.

Fala @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Cara muito obrigado por compartilhar sua opinião, ela é de grande ajuda. 

Eu penso da seguinte forma. A divida esta sendo um grande elefante branco que eles já estão tendo que lidar, não tem como ignora-la, visto o cenário que ira exigir mais investimento em breve. Pelo que eu li, as expectativas para controle do volume dessa divida são boas, porem ainda não estão concretizadas. Eu estou acompanhando de perto principalmente esse ano, pois seria uma boa começar o quanto antes a tomada de medidas de controle dessa divida, porque se esperar aproximar as datas de vencimento dos contratos mais antigos, vai ser muito difícil manter um nível de investimento com a divida muito volumosa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala Vinicius,

primeiramente, irada a análise, parabéns demais. Eu não me aprofundei muito na taesa pq tem outras do setor de energia que eu estudei melhor e acho que estão mais atrativas em termos de preço. Então, só um comentário sobre a pergunta 13: o free float dela ser alto não impede de emitir novas ações pq ela vai literalmente emitir novas ações kkkkk (se tinha 1000 ações agora vão ter 1100). Gostei demais da sua análise e deu pra perceber que você gosta da empresa. Eu não me aprofundei nela justamente por ter algumas ressalvas com relação ao preço, perfil de dívida pro momento e etc. Me corrija se eu estiver errado, mas acho que talvez por você já gostar da empresa talvez tenha impresso alguns vieses pra confirmar sua tese em alguns pontos, apenas deixando a reflexão. Dito isso, novamente, parabéns, analise foda e me motivou a estudar mais tbm kkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...