Jump to content
  • 0

Final das ações qual escolher?


Antony Lodi Salum

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Antony Lodi Salum disse:

Estou no penúltimo módulo do curso, mas não entendi muito bem qual final da ação nós deveríamos escolher? Por exemplo taesa, tem TAEE 3 4 e 11, qual seria a melhor opção para nós ou qual critério nós utilizamos pra ver qual é mais viável?

@Antony Lodi Salum quando temos os vários tipos de ações de uma mesma empresa que analisamos e escolhemos ser sócio dela, basicamente vamos analisar entre ON, PN e UNIT o seguinte:

- qual a tag along? Precisa ter no mínimo 80%, sendo o ideal ser 100%.

- qual a liquidez de cada uma delas? Quanto menor a liquidez, maior a volatilidade da cotação e podemos ter problemas para comprar ou vender por conta do baixo volume de negociação.

- qual está mais barata? A ON? A PN? Ou a UNIT (que é o pacote ON+PN)

Depois de olhar e escolher em qual tipo, aí será sempre no mesmo tipo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Antony Lodi Salum disse:

Estou no penúltimo módulo do curso, mas não entendi muito bem qual final da ação nós deveríamos escolher? Por exemplo taesa, tem TAEE 3 4 e 11, qual seria a melhor opção para nós ou qual critério nós utilizamos pra ver qual é mais viável?

Boa noite, Antony!

Apenas complementando a resposta do @Flavio Prado.

Quando falamos das units de uma empresa elas representam um conjunto de ações tanto PN como ON a fins de a empresa aumentar a liquidez de alguns papéis que possuem poucas movimentações no mercado.

O fator principal para se observar em ações unit é seu preço. Uma vez que uma unit eu uma composição de ações ON e PN (é necessário olhar no estatuto da empresa como é a composição da unit dela, ou seja, quantas ações PN e quantas ações ON cada unit tem). Assim você poderá comparar os preços e ver se sai mais barato uma ação unit ou comprar as ações separadamente. Um exemplo fictício abaixo para entender a conta:

SARD3 R$10

SARD4 R$5

SARD11 (composta por 1 SARD3  e 3 SARD4) 

Se SARD11 estiver sendo negociada acima de R$ 25, você estaria pagando a mais do que comprar as ações separadamente ;

Agora se SARD11 estiver abaixo dos R$25, você estaria comprando um pacote de ações "com desconto".

 

Espero que agregue ao tema!

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Antony Lodi Salum disse:

Estou no penúltimo módulo do curso, mas não entendi muito bem qual final da ação nós deveríamos escolher? Por exemplo taesa, tem TAEE 3 4 e 11, qual seria a melhor opção para nós ou qual critério nós utilizamos pra ver qual é mais viável?

A mais segura é ON final 3. Essa são as mesmas ações dos controladores. Em caso de venda ou fusão da empresa,  te garante receber o mesmo valor por ação dos controladores. Mas como diz o colega acima, o tag along serve pra isso. Na minha opinião, ser sócio é ON. Nem olho para as outras.  Se não tiver ON com liquidez, nem olho para empresa. 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Todos os pontos a cima tem uma boa relevância, mas no meu ponto de vista o mais importante é escolher uma para sempre estar aportando, e nesse caso, vejo que ter maior liquides diaria faz mais sentido, no caso da TAEE3(1 MM), TAEE4(2 MM) e TAEE11 (57 MM) tendo mais ações negociadas proporciona maior liquides no ativo.

Editado por Vinicius Eduardo Cursi
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...