Jump to content
  • 0

Previdência PGBL: vale a pena nesse caso?


Marlon De Sena

Pergunta

Olá Sardinhas 🐟

Fizemos as declarações de IR desse ano e tenho algumas duvidas em relação ao ano que vem.

Minha noiva e eu moramos na Holanda, portanto temos renda no exterior.

Na minha declaração somando minha renda + aluguel recebido de imovel no Brasil não precisei pagar nada de imposto pois o montante já pago no exterior abateu o imposto devido no Brasil. (Brasil e Holanda tem acordo pra não ter dupla tributação)

Porém no caso da minha noiva, o salario dela é um pouco menor e consequentemente a aliquota paga aqui é menor do que a do Brasil, dessa forma ela acabou tendo que pagar R$2700 da diferença, feita a declaração simplificada. O valor não é nada absurdo sendo que ela receberá uma restituição aqui de 775EUR, então ainda saiu no positivo.

O nosso contador deu a opção de fazer uma previdencia PGBL esse ano porém ainda sim teria um imposto devido de uns R$1300 fazendo a declaração completa, considerando a mesma renda, e teria que investir uns R$21k que daria os 12% da renda dela para valer a pena. O mesmo até comentou que como ela recebe restituição aqui acaba que ficando positivo e provavelmente nossos ganhos em bolsa são maiores que essa diferença de imposto devido.

Acredito que por ser dificil de encontrar um fundo bom e pela falta de liquidez desse montante, tendo que deixar no minimo os 10 anos pra valer a pena devido a aliquota menor de IR, provavelmente os ganhos são maiores apenas investindo esse valor na nossa carteira normalmente. Além do que o valor a ser economizado é relativamente baixo. Faz sentido ela não optar pelo PGBL nesse caso né? Alguma opinião?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia! 

Deixa ver se entendi.. no caso sobrariam 1400 reais a mais por ano para reinvestir e ela teria uma previdência PGBL rendendo por no mínimo 10 anos?

Acho que se vocês optarem pela PGBL e reinvestissem os 1400 reais extra numa rentabilidade média de 8% ao ano , teriam aproximadamente 21300 desse investimento mais a PGBL... que aí teria de ver as condições que eles propõe para ver se vale a pena.

Já se optarem por não investir na PGBL e investirem o montante de 21000 e deixar parado rendendo os mesmos 8% ao ano teria no final desses 10 anos 45300 reais...

No fim me parece que ficaria elas por elas, uma diferença pequena.

Isso claro ,pensando numa rentabilidade média de 8%, sendo que, como você mesmo falou, vocês investem na bolsa então essa rentabilidade poderia ser maior ou menor. Se a rentabilidade fosse garantidamente maior aí acho que valeria a pena reinvestir esses 1400 anuais ,mas aí já não tem como prever os resultados.

 

DISCLAIMER: cálculos matemáticos avançados puramente baseados na minha cabeça 😂😂

Espero ter ajudado com alguma coisa 😁

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/04/2024 at 05:12, Marlon De Sena disse:

Olá Sardinhas 🐟

Fizemos as declarações de IR desse ano e tenho algumas duvidas em relação ao ano que vem.

Minha noiva e eu moramos na Holanda, portanto temos renda no exterior.

Na minha declaração somando minha renda + aluguel recebido de imovel no Brasil não precisei pagar nada de imposto pois o montante já pago no exterior abateu o imposto devido no Brasil. (Brasil e Holanda tem acordo pra não ter dupla tributação)

Porém no caso da minha noiva, o salario dela é um pouco menor e consequentemente a aliquota paga aqui é menor do que a do Brasil, dessa forma ela acabou tendo que pagar R$2700 da diferença, feita a declaração simplificada. O valor não é nada absurdo sendo que ela receberá uma restituição aqui de 775EUR, então ainda saiu no positivo.

O nosso contador deu a opção de fazer uma previdencia PGBL esse ano porém ainda sim teria um imposto devido de uns R$1300 fazendo a declaração completa, considerando a mesma renda, e teria que investir uns R$21k que daria os 12% da renda dela para valer a pena. O mesmo até comentou que como ela recebe restituição aqui acaba que ficando positivo e provavelmente nossos ganhos em bolsa são maiores que essa diferença de imposto devido.

Acredito que por ser dificil de encontrar um fundo bom e pela falta de liquidez desse montante, tendo que deixar no minimo os 10 anos pra valer a pena devido a aliquota menor de IR, provavelmente os ganhos são maiores apenas investindo esse valor na nossa carteira normalmente. Além do que o valor a ser economizado é relativamente baixo. Faz sentido ela não optar pelo PGBL nesse caso né? Alguma opinião?

 

Bom dia @Marlon De Sena. Aqui no Brasil ela entra na aliquota de 27,5%?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/04/2024 at 05:12, Marlon De Sena disse:

Olá Sardinhas 🐟

Fizemos as declarações de IR desse ano e tenho algumas duvidas em relação ao ano que vem.

Minha noiva e eu moramos na Holanda, portanto temos renda no exterior.

Na minha declaração somando minha renda + aluguel recebido de imovel no Brasil não precisei pagar nada de imposto pois o montante já pago no exterior abateu o imposto devido no Brasil. (Brasil e Holanda tem acordo pra não ter dupla tributação)

Porém no caso da minha noiva, o salario dela é um pouco menor e consequentemente a aliquota paga aqui é menor do que a do Brasil, dessa forma ela acabou tendo que pagar R$2700 da diferença, feita a declaração simplificada. O valor não é nada absurdo sendo que ela receberá uma restituição aqui de 775EUR, então ainda saiu no positivo.

O nosso contador deu a opção de fazer uma previdencia PGBL esse ano porém ainda sim teria um imposto devido de uns R$1300 fazendo a declaração completa, considerando a mesma renda, e teria que investir uns R$21k que daria os 12% da renda dela para valer a pena. O mesmo até comentou que como ela recebe restituição aqui acaba que ficando positivo e provavelmente nossos ganhos em bolsa são maiores que essa diferença de imposto devido.

Acredito que por ser dificil de encontrar um fundo bom e pela falta de liquidez desse montante, tendo que deixar no minimo os 10 anos pra valer a pena devido a aliquota menor de IR, provavelmente os ganhos são maiores apenas investindo esse valor na nossa carteira normalmente. Além do que o valor a ser economizado é relativamente baixo. Faz sentido ela não optar pelo PGBL nesse caso né? Alguma opinião?

 

Bom dia. Nenhuma previdência é boa. Os fundos em geral tem taxas altas, são ruins e o dinheiro fica preso. Essa justificativa de imposto de renda foi só uma forma que o sistema financeiro inventou pra atrair nós sardinhas e tirar nosso dinheiro. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marlon De Sena disse:

Sim. Ela ganha 3k euros. Da uns 200k reais por ano.

Na maioria dos casos valeria o PGBL. Inicialmente, levando ate a aliquota de 10% voce estaria deixando de pagar hoje 27,5% para pagar 10%. Alem disso, não é dificil achar um fundo de previdencia de renda fixa que pague um pouco acima do DI. Isto lhe garantiria alem do ganho tributario uma rentabilidade de certa forma com menor volatilidade.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...