Jump to content
  • 0

Oportunidade para marcação a mercado?


Franco Junqueira

Pergunta

Olá investidores, saudações!

Tenho um LCA adquirido ano passado, como parte da minha reserva de emergência, com rendimento de 0,89% do CDI. Já tenho como resgatar para reinvestir em outro ativo, mas como estou no módulo 4, Raul orientou que só voltássemos a investir após terminar o curso todo. Ocorre que com a parcial da inflação brasileira vindo menor que o projetado, muito provavelmente a SELIC irá cair, no mínimo, em mais um ciclo, o que favorece a marcação a mercado, caso adquira o tesouro ipca +, que está em torno de 5,96. Se deixar onde está, o rendimento irá cair devido à queda da SELIC.

Devo aguarda mesmo o final do curso ou já é interessante resgatar esse valor e investir no tesouro ipca +? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

Posted Images

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Franco Junqueira. Somente algumas considerações em relação a sua linha de raciocinio. A taxa basica de juros, ou selic, é uma das variaveis que afetam a taxa de mercado. A percepção de risco bem como a propria lei da oferta e da procura inflenciam tambem na taxa de mercado oferecida. Desta forma, muitas vezes o mercado precifica antecipadamente os movimentos relacionados a taxa de juros bem como adiciona ao premio a sua percepção em relação ao risco. Veja no grafico abaixo que a taxa oferecida no tesouro IPCA 2035 vem subindo desde dezembro do ano passado mesmo com os cortes sucessivos da taxa selic.

Desta forma, na minha opinião, o principal ao se investir na renda fixa seria seguir o contrafluxo, e caso seja possivel, adicionalmente ter ganhos com a marcação.

Caso este conceito ainda precise ser assimiliado um pouco mais, o ideal seria manter o montante no tesouro selic até ter concluido as aulas.

Alem disso, se me permite fazer uma outra observação, titulos como LCAs não são interessantes para serem usados como reserva de emergencia, ja que não te possibilitam liquidez diaria. Voce pode usar para este fim a propria conta corrente, poupança e CDBs de liquidez diaria de instituições consolidadas como BB e Itau. Outra parte pode estar alocado no tesouro selic

 

Captura de Tela 2024-04-15 às 07.52.28.png

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...