Jump to content
  • 0

Prefixado ou IPCA+ ?


Yuri Vier

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
On 11/04/2024 at 11:33, Yuri Vier disse:

Bom dia galera!

 

Então vamos lá, estou com dúvida entre comprar prefixado na casa dos 12% ou IPCA + na casa dos 7%, ambos com o prazo de 1 ano, pensando no futuro incerto que estamos vivendo. Qual é mais vantajoso e porque?

Bom dia @Yuri Vier. O investimento seria para uma meta de curto prazo? Por que para a carteira de investimento de longo prazo, na minha opinião nenhum deles faz sentido devido a aliquota maior de IR (sem considerar os titulos isentos)

Para metas de curto prazo, caso voce precise de previsibilidade final do montante, os prefixados seriam boas opções. Caso voce queira uma proteção neste periodo em relação a inflação, os indexados ao IPCA.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Yuri Vier disse:

Bom dia galera!

 

Então vamos lá, estou com dúvida entre comprar prefixado na casa dos 12% ou IPCA + na casa dos 7%, ambos com o prazo de 1 ano, pensando no futuro incerto que estamos vivendo. Qual é mais vantajoso e porque?

Eu já comprei pré mas foi pouco porque é meio que aposta principalmente com um vencimento maior. Nas projeções, o título IPCA+  daria por volta de 7%+4%(11%) nesse período. Mas é só uma projeção, pode ser mais ou menos. Acredito que mudança pra menos não terá e pra mais pra ser significativa, teria que ter uma baguncinha. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Estou com a mesma dúvida! No meu caso, fiz uma simulação para tentar me ajudar na visualização de qual investimento poderia ser melhor. O meu foco é no máximo 3 anos (1095 dias), porém não sei qual é o melhor:

  • Pré-fixado de 12,95% a.a (rentabilidade real de 10,95%),
  • IPCA + 7,25% [3,93 + 7,25 = 11,18] (rentabilidade real de 11,42%).
    • Porém a projeção é de queda para 3,73 [3,73 + 7,25 = 10,98]
  • Pós-fixado pagando 124% do CDI [CDI hoje: 10,65 * 124% = 13,20] (rentabilidade real de 11,25%)

Aparentemente, entendo que o pré-fixado seja a melhor opção para o prazo de 3 anos, sabendo que a tendência é de queda para o CDI.


image.png.bb2e05987e71eab46f5817449ea8273f.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/04/2024 at 08:26, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Yuri Vier. O investimento seria para uma meta de curto prazo? Por que para a carteira de investimento de longo prazo, na minha opinião nenhum deles faz sentido devido a aliquota maior de IR (sem considerar os titulos isentos)

Para metas de curto prazo, caso voce precise de previsibilidade final do montante, os prefixados seriam boas opções. Caso voce queira uma proteção neste periodo em relação a inflação, os indexados ao IPCA.

Estava pensando em um cenario de alta da inflação em uma janela de 1 ano. Que poderia render mais que um CDB pre fixado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Yuri Vier disse:

Estava pensando em um cenario de alta da inflação em uma janela de 1 ano. Que poderia render mais que um CDB pre fixado.

Boa tarde @Yuri Vier. Se for para uma meta de curto prazo, ou seja, se voce ira usar para comprar algo após este periodo de 1 ano ok. Para a carteira de investimentos de longo prazo não faz sentido, ja que boa parte da rentabilidade sera consumida pelo IR. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...