Jump to content
  • 0

O risco do CRI/CRA está atrelado a empresa ou a securitização?


Leonardo Scalabrini

Pergunta

Pelo oque aprendi sobre CRI/CRA eles são uma antecipação de divida, por exemplo a JBS vendeu seus produtos para uma rede de mercado e vai receber esse dinheiro no futuro, para antecipar essa dinheiro a receber a JBS procura uma securitizadora para emitir o CRI/CRA.

Dito isso, no meu entendimento o risco do CRI/CRA estária atrelado a rede de mercados e não a JBS.

Entendo que investir em CRI/CRA de empresas listadas na bolsa é mais segura, porém oque eu entendi está correto?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
21 minutes ago, Leonardo Scalabrini disse:

Pelo oque aprendi sobre CRI/CRA eles são uma antecipação de divida, por exemplo a JBS vendeu seus produtos para uma rede de mercado e vai receber esse dinheiro no futuro, para antecipar essa dinheiro a receber a JBS procura uma securitizadora para emitir o CRI/CRA.

Dito isso, no meu entendimento o risco do CRI/CRA estária atrelado a rede de mercados e não a JBS.

Entendo que investir em CRI/CRA de empresas listadas na bolsa é mais segura, porém oque eu entendi está correto?

O CRI/CRA está atrelado ao risco da empresa que procura a securitizadora para emitir títulos para antecipação de pagamentos de dívida. Então depende da operação dessa empresa, é o risco dessa empresa. Existe um rating para classificar o risco dessa operação de crédito. Não é a questão da empresa está ou não na bolsa. Tem péssimas empresas na bolsa, assim como ótimas empresas não listadas. Eu não acho CRI/CRA interessante para o pequeno investidor, pois não tem FGC, baixa liquidez, assume o risco da empresa com ganhos limitados. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/04/2024 at 17:08, Leonardo Scalabrini disse:

Pelo oque aprendi sobre CRI/CRA eles são uma antecipação de divida, por exemplo a JBS vendeu seus produtos para uma rede de mercado e vai receber esse dinheiro no futuro, para antecipar essa dinheiro a receber a JBS procura uma securitizadora para emitir o CRI/CRA.

Dito isso, no meu entendimento o risco do CRI/CRA estária atrelado a rede de mercados e não a JBS.

Entendo que investir em CRI/CRA de empresas listadas na bolsa é mais segura, porém oque eu entendi está correto?

Bom dia @Leonardo Scalabrini. Sim, o risco esta nas redes de mercado não cumprirem os seus compromissos. Mas temos que ter em mente de que, o pagamento das redes de mercado faz parte da operação da JBS, sendo esta a responsavel por honrar a divida frente a emissão do certificado de recebiveis.

Podemos fazer uma analogia da pessoa fisica ao adquirir uma divida pessoal. Ela pode não ter o seu salario pago, mas o devedor continua sendo ela e não o empregador que não pagou o salario.

Devido a isso ao se avaliar este tipo de ativo é necessario alem de avaliar a empresa, avaliar tambem a operação que foi securitizada. E seria neste quesito que empresas de capital aberto apresentam uma vantagem em relação a analise, ja que muitos dados são fornecidos de forma padronizada devido as exigencias da CVM

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/04/2024 at 17:08, Leonardo Scalabrini disse:

Pelo oque aprendi sobre CRI/CRA eles são uma antecipação de divida, por exemplo a JBS vendeu seus produtos para uma rede de mercado e vai receber esse dinheiro no futuro, para antecipar essa dinheiro a receber a JBS procura uma securitizadora para emitir o CRI/CRA.

Dito isso, no meu entendimento o risco do CRI/CRA estária atrelado a rede de mercados e não a JBS.

Entendo que investir em CRI/CRA de empresas listadas na bolsa é mais segura, porém oque eu entendi está correto?

Boa noite Leonardo,

O risco do CRI/CRA está atrelado ao meu ponto de vista a empresa que colocou o título a venda.  As empresas listadas na bolsa são mais transparentes e com acesso aos dados fica mais fácil a sua avaliação.  Como explicado no curso creio que a metodologia de avaliação deveria seguir:

Avaliar a empresa em https://investidorsardinha.r7.com/empresas-da-bolsa e ou "https://www.fundamentus.com.br/

- Histórico de distribuição de dividendos;

- Links úteis - Fundamentos

- Dados demonstrativos de resultados

- ROE

- Comparar com os Títulos públicos disponíveis antes de comprar

Avaliar se a taxa ofertada esta justa em https://www.anbima.com.br/pt_br/informar/precos-e-indices/precos/taxas-de-cri-e-cra/taxas-de-cri-e-cra.htm

Pretendo criar um check list para cada tipo de investimento e assim minimizar a possibilidade de deixar passar algo.  Como sou iniciante acho importante ter estas etapas de verificação, mas creio que os mais experientes já têm isto no sangue. :)  forte abraço

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...