Jump to content
  • 0

Bazin x Graham


Pergunta

Boa noite pessoal!

O que seria o ideal na análise de preço justo das ações pelos métodos de Bazin e Graham, quando esses valores apresentam grande discrepância entre si?

Ao meu ver o Graham tem uma análise mais sobre o valor patrimonial da empresa, enquanto o Bazin me parece mais especulativo, observa mais os lucros.

O que vocês fazem quando isso acontece?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fala Allan,

Você está comparando 2 indicadores que não tem relação entre si…

Portanto pode haver muita discrepância, e sobre qual “seguir” depende muito de sua estratégia, um deles leva em conta o valor… o outro o histórico de pagamento de dividendos…

Na verdade um ou outro ou ambos podem ser parte de suas perguntas de avaliação como um todo

Usar eles sozinhos sem outras avaliações pode ser perigoso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Allan Vinicius Duques Resende disse:

Boa noite pessoal!

O que seria o ideal na análise de preço justo das ações pelos métodos de Bazin e Graham, quando esses valores apresentam grande discrepância entre si?

Ao meu ver o Graham tem uma análise mais sobre o valor patrimonial da empresa, enquanto o Bazin me parece mais especulativo, observa mais os lucros.

O que vocês fazem quando isso acontece?

Bom dia @Allan Vinicius Duques Resende. Não tenho um conhecimento profundo a respeito do metodo de Bazin, então farei algumas observações a respeito do metodo de Graham. O preço justo de Graham trata-se de uma analise de multiplos mais refinada. Contudo, como o @Marcelo Ribeiro comentou não se trata de um indicador a ser utilizado isoladamente. Alem disso ele foi construido com premissas voltadas para o setor e industria da epoca, perdendo muito da sua usuabilidade em empresas de tecnologia por exemplo.

Um outro fator a ser considerado. Todas as metodologias para estabelecer um preço justo de empresas são baseados em premissas, ja que o que nos importa não são os resultados passados, mas sim o que a empresa nos entregara no futuro. Desta forma procure utilizar tanto Bazin como Graham no contexto da sua analise juntamente com os demais indicadores com o objetivo de avaliar a empresa como um todo, e não tentar cravar um valor na pedra.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...