Jump to content

Dividendos Sintéticos! Call, putt...


Recommended Posts

26 minutes ago, Charles Path disse:

Aluguel de ações pode ser considerado Dividendo Sintético ou estou misturando assuntos?

Aluguel não é dividendo sintético. No aluguel, o risco é praticamente inexistente. Dividendo sintético é obtido por opções e derivativos, e tem um risco considerável, pior ainda se estiver alavancado. 

Editado por Rafael Antunes Teixeira Silva
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

24 minutes ago, Charles Path disse:

Aluguel de ações pode ser considerado Dividendo Sintético ou estou misturando assuntos?

São dois temas diferentes.

No dividendo sintético são operações com opções onde o processo é envolto dos contratos das opções em si.

Já o aluguel você dispõe ações compradas em seu CPF sob sua custódia e as oferece para traders as alugarem e fazer rolo/catira e recebe em troca um valor referente ao contrato por emprestar suas ações por um período.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

São dois temas diferentes.

No dividendo sintético são operações com opções onde o processo é envolto dos contratos das opções em si.

Já o aluguel você dispõe ações compradas em seu CPF sob sua custódia e as oferece para traders as alugarem e fazer rolo/catira e recebe em troca um valor referente ao contrato por emprestar suas ações por um período.

Acho que dai veio minha confusão, considerando que ações alugadas são utilizadas em processos de alavancagem! Ou entendi errado?

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Charles Path disse:

Acho que dai veio minha confusão, considerando que ações alugadas são utilizadas em processos de alavancagem! Ou entendi errado?

O dono das ações ( doador ) aluga suas ações para o tomador. O tomador paga uma taxa para o doador pelo aluguel das ações. O tomador que faz operações de curto prazo pra ganhar com a desvalorização das ações,  pois comprará mais barata, para devolver a ação ao doador, se a ação desvalorizar, mas o contrário também é verdadeiro e o prejuízo pode ser grande.  Como pode ver, o doador não está exposto ao risco. Mas o tomador está. Então colocar seus ativos para serem alugados por outros é tranquilo. Eu mesmo deixo disponíveis para aluguel todas minhas ações e FIIs. 

Editado por Rafael Antunes Teixeira Silva
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

O dono das ações ( doador ) aluga suas ações para o tomador. O tomador paga uma taxa para o doador pelo aluguel das ações. O tomador que faz operações de curto prazo pra ganhar com a desvalorização das ações,  pois comprará mais barata, para devolver a ação ao doador, se a ação desvalorizar, mas o contrário também é verdadeiro e o prejuízo pode ser grande.  Como pode ver, o doador não está exposto ao risco. Mas o tomador está. Então colocar seus ativos para serem alugados por outros é tranquilo. Eu mesmo deixo disponíveis para aluguel todas minhas ações e FIIs. 

Perfeito, acredito que compreendi! Ainda não estou na ISA, mas na XP lembro que eles tinham a questão de alguel mas não entendia de fato como funcionava!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Charles Path disse:

Perfeito, acredito que compreendi! Ainda não estou na ISA, mas na XP lembro que eles tinham a questão de alguel mas não entendia de fato como funcionava!

Sim. Na XP, faz de forma automática. Só você autorizar. Tenho FIIs lá. Estão sempre disponíveis para aluguel. Dá uma mixaria, mas já é algo. Minhas ações estão alugadas também, mas em outra corretora. Quanto mais volátil é um ativo, maior tende a ser o aluguel também. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutes ago, Charles Path disse:

Acho que dai veio minha confusão, considerando que ações alugadas são utilizadas em processos de alavancagem! Ou entendi errado?

Pra agregar um pouco mais no tema:

- quando falamos de opções estamos falando de compras e vendas a preços futuros de um ativo. Em outras palavras, você faz um contrato informando o preço que irá querer pagar futuramente pelo ativo mas sem comprar o ativo de fato. Você adquire o direito de compra da ação mas sem ter a ação em si. Isso pode ser feito tanto na base da compra da venda que são os termos usados para call e put respectivamente. Quando se está sob posse de um contrato destes e você os vende, é o que gera o que se chama de dividendo sintético. Podemos entender a grosso modo como uma remuneração de uma operação de opções;

- quando falamos de aluguel de ações estamos abordando as ações que o acionista (nomeado doador) possui uma ação sob sua custódia e CPF comprada na bolsa e as disponibiliza para que outros investidores possam fazer negociações de trade com elas. Ou seja, o tomador (aquele que aluga suas ações) pega emprestado suas ações para se fazer operações incluindo call e put (salvo engano), day e swing trade a fins de se obter um lucro sem possuir de fato as ações até porque ao final do período que o tomador fica com as ações ele as devolve ao doador.

 

Espero que tenha areado um pouco mais as diferenças!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Charles Path disse:

Acho que dai veio minha confusão, considerando que ações alugadas são utilizadas em processos de alavancagem! Ou entendi errado?

Boa tarde @Charles Path. Sim, muitas ações alugadas vão para operações especulativas, incluindo a venda a descoberto.

Pois é... na bolsa é possivel vender algo alugado e recomprar para devolver 🤨

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Charles Path. Sim, muitas ações alugadas vão para operações especulativas, incluindo a venda a descoberto.

Pois é... na bolsa é possivel vender algo alugado e recomprar para devolver 🤨

É o tipo de coisa que ainda me da um nó na cabeça! Eu lembro do tópico, do exemplo da casa! Mas ainda sim! Não é super complexo quando parei para pensar, mas acho que o fato deles existirem ligados, e geralmente serem ativos com maior valotividade que são os escolhidos para esse tipo de coisa me fez achar que dividendos sinteticos seriam também provindo de aluguel de ações!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Sim. Na XP, faz de forma automática. Só você autorizar. Tenho FIIs lá. Estão sempre disponíveis para aluguel. Dá uma mixaria, mas já é algo. Minhas ações estão alugadas também, mas em outra corretora. Quanto mais volátil é um ativo, maior tende a ser o aluguel também. 

Boa, vou até dar uma olhada! Tenho quase tudo la mas não habilitei! Valeu :)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...