Jump to content
  • 0

Cdb’s rendimento


Pergunta

Bom dia pessoal, vou colocar uma dúvida minha aqui na hora de analisar os cdb’s. Quando eu contrato o rendimento ipca+7%, o rendimento será da taxa do ipca no momento da contratação, ou ele vai tirar uma média do ipca durante todo o período do título até o final ?? E tb no caso de cdi+1.45% … 🤪 eu Buguei na hora de entender .. pois as vezes eles escrevem 120% do cdi … e não sei se tem diferença. 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 minutes ago, Maria Valderez Tenório disse:

Bom dia pessoal, vou colocar uma dúvida minha aqui na hora de analisar os cdb’s. Quando eu contrato o rendimento ipca+7%, o rendimento será da taxa do ipca no momento da contratação, ou ele vai tirar uma média do ipca durante todo o período do título até o final ?? E tb no caso de cdi+1.45% … 🤪 eu Buguei na hora de entender .. pois as vezes eles escrevem 120% do cdi … e não sei se tem diferença. 

Bom dia @Maria Valderez Tenório. As taxas que são pós fixadas como o IPCA ou o CDI, a sua rentabilidade vai sendo calculada diariamente baseado na taxa vigente. Desta forma voce pode ter uma base de quanto o seu titulo renderá na contratação, mas o valor exato voce sabera somente no vencimento.

Em relação a sua outra duvida. Estamos hoje com o CDI em 10,65%

- no primeiro caso seria 10,65% + 1,45% = 12,1% (valor aproximado)

- no segundo caso seria 120% de 10,65% = 12,78%

Veja que nas 2 situações este seria o valor hoje, mas a medida que o CDI muda a rentabilidade muda tambem

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Bom dia. O IPCA não é o do momento contratado, ele irá variar de acordo o mês mais a taxa, no caso 7 divido por 12 igual 0,58. CDI + 1,45, também será mensal, e sofrerá variação conforme o CDI aumente ou caia mais a taxa. O mesmo serve pra 120% do CDI. Fazendo a conta com base no CDI atual CDI + 1,45% seria hoje 12,35 + 1,45% igual a 13,8% ao ano sem descontar impostos, só que pode variar pra mais ou menos a depender da queda ou subida do CDI. O de 120% seria 12,35% multiplicado por 1,2 igual a 14,82% ao ano, mas também sofre a variação do CDI ao longo do tempo. 

Bom dia @Rafael Antunes Teixeira Silva. O CDI hoje esta em 10,65%. Dificilmente este valor sera superior a selic, ja que os emprestimos entre bancos possuem como lastro os titulos publicos federais e hoje estamos com selic a 10,75%

 

Captura de Tela 2024-04-16 às 10.50.15.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Maria Valderez Tenório. As taxas que são pós fixadas como o IPCA ou o CDI, a sua rentabilidade vai sendo calculada diariamente baseado na taxa vigente. Desta forma voce pode ter uma base de quanto o seu titulo renderá na contratação, mas o valor exato voce sabera somente no vencimento.

Em relação a sua outra duvida. Estamos hoje com o CDI em 10,65%

- no primeiro caso seria 10,65% + 1,45% = 12,1% (valor aproximado)

- no segundo caso seria 120% de 10,65% = 12,78%

Veja que nas 2 situações este seria o valor hoje, mas a medida que o CDI muda a rentabilidade muda tambem

Me equivoquei na taxa do CDI. Mas quando vi que já você já tinha respondido, apaguei. Mas você foi mais rápido. rsrs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Maria Valderez Tenório. As taxas que são pós fixadas como o IPCA ou o CDI, a sua rentabilidade vai sendo calculada diariamente baseado na taxa vigente. Desta forma voce pode ter uma base de quanto o seu titulo renderá na contratação, mas o valor exato voce sabera somente no vencimento.

Em relação a sua outra duvida. Estamos hoje com o CDI em 10,65%

- no primeiro caso seria 10,65% + 1,45% = 12,1% (valor aproximado)

- no segundo caso seria 120% de 10,65% = 12,78%

Veja que nas 2 situações este seria o valor hoje, mas a medida que o CDI muda a rentabilidade muda tambem

Obg @Adriano Umemura! Agora sim entendi kkk 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/04/2024 at 10:30, Maria Valderez Tenório disse:

Bom dia pessoal, vou colocar uma dúvida minha aqui na hora de analisar os cdb’s. Quando eu contrato o rendimento ipca+7%, o rendimento será da taxa do ipca no momento da contratação, ou ele vai tirar uma média do ipca durante todo o período do título até o final ?? E tb no caso de cdi+1.45% … 🤪 eu Buguei na hora de entender .. pois as vezes eles escrevem 120% do cdi … e não sei se tem diferença. 

Bom dia Maria

Tenho certeza de que existem ferramentas online com este propósito rsrsr mas eu sou old school e gosto do Excel :)

Se te servi como ajuda segue abaixo um link de uma calculadora e um conversor de taxas que criei no Excel para comparar taxas.

De forma resumida:

no conversor de taxa "aa" para "am" ele faz a conversão da taxa anual para mensal.

no conversor de taxa "am" para "aa" ele faz a conversão de taxa mensal para anual.

no Tax comparison, basicamente:

- no CDI calculador voce coloca o percentual do título e ele informa a taxa final;

- no IPCA calculador voce coloca o percentual e ele soma para informar a taxa final;

- e em Selic x CDI e Selic x IPCA ele informar o percentual da Taxa Selic corresponde a taxa final obtida;

De quebra deixo estas calculadoras que podem ser úteis.

- Calcular Juros compostos em meses

- Calcular Juros compostos em anos

- Descobrir a taxa de juros com base no valor aplicado, valor final, quantidade de meses (ou anos) e o valor de aportes.

Espero que seja útil, segue link abaixo

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1P5qrquZeVKXKiCCWnlMgm3T-Ob3o3-PeXy0g1jKXiNU/edit?usp=sharing

 

image.png.e7fbb5010f0b83333d4794a7a2815a8d.png

image.png.122d5a7ee1e1200825e249bb32f52703.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...