Jump to content

Focus - Relatório de Mercado (16/04/2024)

Recommended Posts

Que valor dar aos relatórios, às falas, no mundo, sobretudo aqui (R Campos Neto) e nos EUA (J Powel)?

Praticamente no mundo a inflação resiste e persiste forte, influenciando os mercados, positiva e negativamente.

Claro que sobram boatos, sobretudo quanto aos índices; e muitos não tiram os olhos deles o dia todo.

O que é realidade nisso tudo, amigos, em especial @Flavio Prado e @Adriano Umemura?

Link para compartilhar

25 minutes ago, Evandro disse:

Que valor dar aos relatórios, às falas, no mundo, sobretudo aqui (R Campos Neto) e nos EUA (J Powel)?

Praticamente no mundo a inflação resiste e persiste forte, influenciando os mercados, positiva e negativamente.

Claro que sobram boatos, sobretudo quanto aos índices; e muitos não tiram os olhos deles o dia todo.

O que é realidade nisso tudo, amigos, em especial @Flavio Prado e @Adriano Umemura?

Boa tarde @Evandro. Vou tentar dar a minha humilde opinião sobre o assunto. Eu acredito que tanto para o mercado como mesmo para nós pequenos investidores, mais importante do que valores nominais, a "impressão" de que a política economica esta sendo bem conduzida traz um pouco mais de estabilidade no mercado como um todo. Existem fatores que são profecias auto-realizadas, como por exemplo a inflação. Se um comerciante tem a impressão de que o Banco Central não ira conseguir controlar a inflação o que ele ira fazer? Remarcar os seus preços para se proteger da inflação. Se esta conduta passa a ser generalizada a inflação realmente acontece de forma prejudicial.

Veja que o relatório focus representa a expectativa do mercado referente a fatores que influenciam o tripé macroeconomico criado no governo do FHC, sinalizando para o mercado o caminho que o governo segue na condução da sua economia, que seria: superavit / defict primario relacionado com o PIB, sistema de metas da inflação relacionado ao IPCA e taxa de juros e cambio flutuante.

Quando o governo demostra que esta antevendo os movimentos relacionados a estas variaveis gera um pouco mais de tranquilidade para empresas realizarem os investimentos, para o consumidor aumentar o seu consumo e para o investidor contribuir investindo nas empresas. Seria como aquele esporte de tiro ao prato. Para acertar o prato o atirador atira no percurso do prato antecipando sua trajetoria. Seria essa mesma conduta que se espera em relação a politica economica.

Não sei se esse era o foco da discussão, mas quando olho para estes indicadores é a percepção que eu tenho.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...