Jump to content
  • 0

UNIP6 - Oportunidade ou melhor pausar o aporte?


Rafael Soares De Abreu

Pergunta

Fala Galera! Sou da turma 28, conclui o curso e me senti confiante para entrar no mercado de renda variável.

Fiz análises de algumas empresas, investi em boa parte delas, sempre tendo como referência o diagrama do Cerrado.

Pois bem, dado essa introdução preciso de ajuda para entender o que está acontecendo com a Unipar (UNIP6). Mesmo com a bolsa nesse momento em baixa, e alguns papéis desvalorizando, a Unipar assim como a maioria vem desvalorizando, porém exponencialmente.

Não vou vender, mas estou preocupado, pois me posicionei mês passado comprando a um valor R$ 66,30. Hoje no momento que faço esse post na comunidade as ações da UNIP6 estão cotadas em R$ 53,55 (-13,75%).

A empresa está bem posicionada no seu setor, é ótima pagadora de dividendos, porém com o ocorrido fico na dúvida se a baixa faz parte de uma volatilidade do mercado e o momento é uma oportunidade para aumentar participação ou se no momento devo pausar o aporte?

Alguém sabe o que está rolando?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Rafael Soares De Abreu disse:

Fala Galera! Sou da turma 28, conclui o curso e me senti confiante para entrar no mercado de renda variável.

Fiz análises de algumas empresas, investi em boa parte delas, sempre tendo como referência o diagrama do Cerrado.

Pois bem, dado essa introdução preciso de ajuda para entender o que está acontecendo com a Unipar (UNIP6). Mesmo com a bolsa nesse momento em baixa, e alguns papéis desvalorizando, a Unipar assim como a maioria vem desvalorizando, porém exponencialmente.

Não vou vender, mas estou preocupado, pois me posicionei mês passado comprando a um valor R$ 66,30. Hoje no momento que faço esse post na comunidade as ações da UNIP6 estão cotadas em R$ 53,55 (-13,75%).

A empresa está bem posicionada no seu setor, é ótima pagadora de dividendos, porém com o ocorrido fico na dúvida se a baixa faz parte de uma volatilidade do mercado e o momento é uma oportunidade para aumentar participação ou se no momento devo pausar o aporte?

Alguém sabe o que está rolando?

Boa tarde @Rafael Soares De Abreu. Devemos sempre nos lembrar de que quando realizamos investimentos em ações estamos sujeitos a uma volatilidade principalmente no curto prazo, e este não deve ser o foco principal.

Quando falamos em fundamentos de uma empresa temos que avaliar quais foram os motivos que decidimos investir nela e se estes motivos se mantem ou não. O preço não deve ser uma variavel que tenha mais importancia do que os fundamentos em si

Vou apresentar aqui as informações que eu tenho da empresa baseado no resultado anual de 2023.

A Unipar é empresa lider no segmento de cloro e soda caustica e uma das maiores produtoras de PVC da America do Sul através de suas três unidades produtivas localizadas estrategicamente em Cubatão (SP/Brasil), Santo André (SP/Brasil), e Bahía Blanca (Argentina) para atender à demanda do Brasil e de outros países. A Unipar também possui participações na Solalban, empresa de geração de energia na Argentina, Tucano Holdings e Veleiros Holdings, empresas de geração eólica de energia, e Lar do Sol, empresa de geração solar de energia no Brasil.

Os principais mercados de atuação da Companhia são as regiões sul e sudeste do Brasil e a Argentina, tanto para a soda cáustica e PVC, que possuem demanda nestas regiões, como para o cloro que, em função de suas características, tem no custo e segurança de transporte um fator importante que pode influenciar na competitividade entre os concorrentes.

Trata-se de um segmento que possui um grande desafio devido ao preço das commodities, a qual houve uma disparada nos preços entre 2020 e 2021 fazendo a receita aumentar em 63% e o o lucro da empresa apresentar um crescimento de 441%. A partir deste ponto houve uma queda acentuada da commoditie que a principio sinaliza uma possivel estabilidade iniciada no fim de 2023

No ultimo exercicio a empresa teve uma queda de receita de 33% e de lucro de 41%. A divida da empresa se encontra em patamares saudaveis, tendo mais caixa do que divida gerando uma divida liquida negativa. O ciclo financeiro vem tendo uma evolução positiva ano a ano, principalmente devido a uma melhor vazão dos seus estoques e diminuição do prazo de pagamento dos seus clientes. Indicadores de liquidez tambem melhorando ano após ano, com indice de liquidez corrente saltando de 1,74 para 2,36 e de liquidez imediata de 0,95 para 1,66.

O CAGR de receita dos ultimos 5 anos é de 12,58% e de lucro 46,38%. O ROE apesar de ter uma redução significativa se encontra em 32% principalmente devido a perda de margem liquida. Na minha opinião, pelo preço atual o mercado sinaliza uma expectativa de crescimento de receita em torno de 6% mantidas as demais margens, cenário que pode ser alcançado se o preço das commodities realmente se estabilizarem.

 

Captura de Tela 2024-04-24 às 18.58.47.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...