Jump to content
  • 0

Sugestões de carteira via estudo com mais cabeças pensando


Marcelo Costa

Pergunta

Pessoal tenho 120.000 para distribuir em renda fixa 

dos 120.000, 40.000 para reserva de emergência. Os outros 80.000 para distribuição em ativos de renda fixa, sem objetivos de precisar utilizar por pelo menos 3 anos. No entanto levando em consideração oportunidades que possam vir a surgir antes desses 3 anos gostaria de sugestões de carteiras com esse recurso de 120k, onde vocês alocariam essa reserva de 40k? Onde distribuiriam esses outros 80k? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
32 minutes ago, Marcelo Costa disse:

Pessoal tenho 120.000 para distribuir em renda fixa 

dos 120.000, 40.000 para reserva de emergência. Os outros 80.000 para distribuição em ativos de renda fixa, sem objetivos de precisar utilizar por pelo menos 3 anos. No entanto levando em consideração oportunidades que possam vir a surgir antes desses 3 anos gostaria de sugestões de carteiras com esse recurso de 120k, onde vocês alocariam essa reserva de 40k? Onde distribuiriam esses outros 80k? 

Boa tarde @Marcelo Costa. Se conseguir definir o objetivo em relação ao tempo, ficaria mais facil de sugerir alocações. Para carteira de investimentos de longo prazo a alocação seria uma. Para uma meta de 3 anos seria outra. Para uma meta de 3 anos mas tendo que ter a disponibilidade de resgate neste periodo seria outra.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Marcelo Costa. Se conseguir definir o objetivo em relação ao tempo, ficaria mais facil de sugerir alocações. Para carteira de investimentos de longo prazo a alocação seria uma. Para uma meta de 3 anos seria outra. Para uma meta de 3 anos mas tendo que ter a disponibilidade de resgate neste periodo seria outra.

em torno de 5 anos, porém não gostaria de perder boas oportunidades nesse meio tempo, o objetivo principal seria construir uma carteira para poder viver dos rendimentos aos 30 anos, hoje tenho 25, essa seria a parte de renda fixa no começo

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Marcelo Costa disse:

em torno de 5 anos, porém não gostaria de perder boas oportunidades nesse meio tempo, o objetivo principal seria construir uma carteira para poder viver dos rendimentos aos 30 anos, hoje tenho 25, essa seria a parte de renda fixa no começo

Todo investimento que possibilita o resgate a qualquer momento tera uma rentabilidade menor do que aqueles que podem gerar perdas em um resgate antecipado, exatamente devido ao risco de liquidez e de mercado. Se quiser ter a disposição o montante sem risco de perda tera que alocar em titulos bancarios de liquidez diária ou no tesouro selic.

Em relação a reserva de emergencia o mais importante é a liquidez e segurança. Sendo assim uma parte pode estar em conta corrente ou poupança de uma instituição consolidada e outra parte no tesouro selic.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

estava com uma outra dúvida e achei pertinente perguntar nesse tópico de "Pensando em organizar carteira com Renda Fixa"do @Marcelo Costa

Em Relação ao grupo (CDB, RDB e LC): pela aula que assisti do Raul, fiquei pensando "UM PRAZO IDEAL DE CDB - ou RDB ou LC - SERIA UM VENCIMENTO ENTRE 721 A 1095 DIAS? (02 a 03 anos)" 

para pegar a menor alíquota de IR e sair logo para aproveitar outras oportunidades...? Pensei nisso, pois eu vinha com assistência de corretoras e tenho diversos CDB variadas (poucos com prazo de vencimento comprado em dois anos e outros tantos com prazo de vencimento em 04 anos ou até 06 anos)

 

Para sintetizar: acho que eu focaria em comprar CDBs (RDB ou LC) com prazo de vencimento em 02-03anos, a não ser que o cálculo do acima de 03 anos seja muiiiiiito vantajoso. O que acham?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Andre Lima Valente disse:

estava com uma outra dúvida e achei pertinente perguntar nesse tópico de "Pensando em organizar carteira com Renda Fixa"do @Marcelo Costa

Em Relação ao grupo (CDB, RDB e LC): pela aula que assisti do Raul, fiquei pensando "UM PRAZO IDEAL DE CDB - ou RDB ou LC - SERIA UM VENCIMENTO ENTRE 721 A 1095 DIAS? (02 a 03 anos)" 

para pegar a menor alíquota de IR e sair logo para aproveitar outras oportunidades...? Pensei nisso, pois eu vinha com assistência de corretoras e tenho diversos CDB variadas (poucos com prazo de vencimento comprado em dois anos e outros tantos com prazo de vencimento em 04 anos ou até 06 anos)

 

Para sintetizar: acho que eu focaria em comprar CDBs (RDB ou LC) com prazo de vencimento em 02-03anos, a não ser que o cálculo do acima de 03 anos seja muiiiiiito vantajoso. O que acham?

Bom dia @Andre Lima Valente. Não ira ter uma regra especifica, ja que não conseguimos prever com exatidão quanto tempo cada ciclo de mercado iria durar. Contudo, como realizamos aportes mensalmente, chegara uma hora em que quase sempre teremos titulos vencendo e poderemos aportar naqueles que estão se beneficiando no momento. Em 2020 por exemplo, com a selic a 2% haviam titulos pagando 150% do DI  que estão vencendo por agora. Imagine o quanto não tiveram de rentabilidade. Se tivessem um vencimento em 2 anos o titulo iria deixar de render exatamente quando a selic entrou no patamar de 13,75%

Eu particularmente procuro aportar em titulos com vencimento em torno de 4 anos. Mas cada investidor ira escolher os vencimentos que mais se encaixam na sua estratégia

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...