Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Ioanes Melo Silva

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 minute ago, Ioanes Melo Silva disse:

Compreendo como os tesouros prefixados e os IPCA+ flutuam ao longo do ciclo, mas como posso acompanhar e identificar uma oportunidade de venda para obter uma rentabilidade maior?

Boa tarde @Ioanes Melo Silva. A principio, uma forma pratica de voce conseguir saber se os seu titulo esta tendo ganhos ou perdas é comparar a taxa a qual voce realizou a aquisição do titulo e a taxa que esta sendo oferecida na data da avaliação. Por exemplo, se voce comprou um titulo prefixado a uma taxa de 10% e 1 ano depois este titulo esta sendo oferecido a 5%, o preço do seu titulo teve que ser reajustado para cima.

Contudo, seria necessario voce agregar a esta informação mais 2 avaliações. A primeira seria a aliquota de IR e a segunda se, ao resgatar este titulo voce conseguiria alocar em outro investimento que oferecesse uma taxa superior aos 5% oferecido no mercado.

Eu particularmente deixo meus titulos entrarem na aliquota minima de IR para começar a olhar mais de perto as variações. Mas dependendo do cenario macroeconomico, caso estejam ocorrendo grandes oscilações das taxas, pode ser que em um periodo mais curto voce encontre alguma oportunidade de saida.

Via de regra, na minha opinião, o ideal seria sempre escolher titulos com o objetivo de levar até o vencimento, e caso surja uma oportunidade de resgate antecipado com ganhos devido a marcação, seria um plus na rentabilidade.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Ioanes Melo Silva disse:

Compreendo como os tesouros prefixados e IPCA+ flutuam ao longo do ciclo, mas como posso acompanhar e identificar uma oportunidade de venda para obter uma rentabilidade maior com a  marcação a mercado? 

Boa tarde, Ioanes!

Apenas complementando a resposta do @Adriano Umemura o próprio tesouro direto disponibiliza um gráfico no qual você pode acompanhar a relação entre os preços teórico e real do seu título.

Ao abrir seu login e escolher o título desejado, você terá bem a esquerda um pequeno ícone o qual te leva para este gráfico.

Segue abaixo uma imagem para melhor ilustrar.

vsdfgnj.png.12a837919c7db2b6a3dfbcbc45cf4f2d.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...