Jump to content
  • 0

Pensando em um P/L "ideal"


Edison Luis Paulini

Pergunta

Bom dia, sardinhada!

Animados com a sexta? Já pode abrir uma?  Huahuahuha

 

Turma, pensando no indicador P/L e claro também tendo total ciência que não existe número mágico e que pode variar de pessoa para pessoa para estabelecer um número que se julgue ideal.

Mas venho trazer uma pun***tação mental que pensei sobre este carinha em específico.

Podemos entender o P/L como o tempo em anos que se levaria para reavermos o capital investido pensando que empresa ao manteria os lucros apresentado até o momento. Beleza até aqui.

Agora faria sentido pensar, por exemplo, na pessoa que quer viver de renda daqui a 15 anos. Um P/L de 15 seria ideal pois em teoria você estaria "recebendo de volta" seu capital investido nestes 15 anos + lucros que a empresa teve pensando em uma boa empresa. Já um P/L um pouco mais elevado, digamos uns 30. A pessoa estaria vivendo de renda mas ainda levaria mais tempo para reaver o capital investido. Por isso a consequencia seria aportar um pouco menos pensando que o P/L seria uma pergunta no diagrama e quando acima do número estabelecido levaria pontinho negativo.

 

É muita brisa e firula pensar nisso ou teria algum fundamento? 

Qual ou quais outros pontos você considerariam ideias para este indicador?

 

PS: já tenho o meu P/L estabelecido mas ver outras formas de se pensar seria legal!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Edison Luis Paulini. Somente um adendo a esta linha de raciocinio. Um P/L de 15 significa que voce ira receber o montante investido em 15 anos, caso o lucro anual da empresa permaneça o mesmo apresentado no ultimo exercicio. Contudo, isto ja contempla todo o lucro liquido, que pode ser distribuido via dividendos ou reinvestido na empresa. Se esta metrica for seguida, voce somente conseguira ter lucro, a partir dos 15 anos.

Devido a isso que alguns fatores são importantes a serem avaliados. Uma queda do lucro de um ano para o outro faz o seu tempo aumentar ainda mais. A empresa pode ter reportado um lucro liquido de R$5BI, mas se no ano seguinte este lucro vai para R$4BI, mesmo tendo um lucro excelente, ele foi 20% abaixo do lucro que voce calculou o P/L. Tomando como base este exemplo, o P/L de 15 iria para um P/L de 18,75

Na minha opinião, quando avaliamos os multiplos de uma empresa temos que pensar nos resultados futuros. Quais as perspectivas da empresa nos proximos exercicios aumentar, diminuir ou manter o lucro liquido apresentado no ultimo exercicio. E para conseguir realizar este tipo de analise que entra a avaliação da estrategia competitiva da empresa, perspectivas do setor e da economia

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Adriano Umemura disse:

Devido a isso que alguns fatores são importantes a serem avaliados. Uma queda do lucro de um ano para o outro faz o seu tempo aumentar ainda mais. A empresa pode ter reportado um lucro liquido de R$5BI, mas se no ano seguinte este lucro vai para R$4BI, mesmo tendo um lucro excelente, ele foi 20% abaixo do lucro que voce calculou o P/L. Tomando como base este exemplo, o P/L de 15 iria para um P/L de 18,75

Na minha opinião, quando avaliamos os multiplos de uma empresa temos que pensar nos resultados futuros. Quais as perspectivas da empresa nos proximos exercicios aumentar, diminuir ou manter o lucro liquido apresentado no ultimo exercicio. E para conseguir realizar este tipo de analise que entra a avaliação da estrategia competitiva da empresa, perspectivas do setor e da economia

Boa tarde, Adriano!

Se entendi certo, seguindo o exemplo hipotético que apresentou, eu poderia fazer uma linha de raciocínio assim?

O P/L da empresa está em 15 e no ano seguinte devido a queda de lucro o P/L sobe.

Se eu considerar que a empresa pode ter uma queda de lucros seja algo já esperado pelo guidance dela ou por eu estabelecer uma margem do quanto este lucro pode variar.

Dado isso, eu conseguiria a chegar um número de P/L. Ainda no exemplo, suponhamos que eu estabeleça que o aceitável para aquele ano fosse de 18,75, ou seja, pensando que na pior das hipóteses a empresa tivesse uma queda de no máximo 20% do lucro.

 

Seria este o caminho que você apresentou?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Adriano!

Se entendi certo, seguindo o exemplo hipotético que apresentou, eu poderia fazer uma linha de raciocínio assim?

O P/L da empresa está em 15 e no ano seguinte devido a queda de lucro o P/L sobe.

Se eu considerar que a empresa pode ter uma queda de lucros seja algo já esperado pelo guidance dela ou por eu estabelecer uma margem do quanto este lucro pode variar.

Dado isso, eu conseguiria a chegar um número de P/L. Ainda no exemplo, suponhamos que eu estabeleça que o aceitável para aquele ano fosse de 18,75, ou seja, pensando que na pior das hipóteses a empresa tivesse uma queda de no máximo 20% do lucro.

 

Seria este o caminho que você apresentou?

Não é que o P/L subiu. O que acontece é que quando voce comprou a ação, voce calculou o P/L com o preço no momento da compra e com o lucro do ultimo exercicio, ou seja, baseado naquele lucro voce teria o seu valor investido após 15 anos. Mas se o lucro caiu aquele P/L não foi o real. O preço que voce pagou continua o mesmo, mas o lucro que estava no denominador muda. Se o denominador diminuiu o P/L aumenta. Voce na verdade não comprou uma ação com P/L de 15, mas sim com P/L de 18,75. E a cada exercicio esta relação pode ir se alterando baseado em quanto voce pagou e em quanto a empresa esta gerando de lucro. 

Em relação a um bom valor, dependendo do setor um P/L de 15 não seria ruim, mas caso eu utilizasse uma analise por multiplos eu faria uma comparação com empresas do mesmo setor para saber se a empresa que estou estudando esta abaixo ou acima da media, e através disso ter uma idéia se o preço esta esticado ou não. Alem disso eu avaliaria o que se esperar de lucro nos proximos exercicios, para calcular o P/L baseado na expectativa dos proximos anos. Pode ser via guidance, via consenso de mercado ou mesmo via analise própria.

Devemos lembrar tambem que uma empresa que tem o lucro crescente ano após ano, o P/L atual ira ser sempre maior do que o P/L futuro. Então ao escolhermos uma empresa em crescimento de lucro nós sempre iremos comprar a um P/L mais decontado doi que os valores atuais. É por isso que se justifica comprar empresas como WEG mesmo com P/L esticado, ja que na expectativa o que se espera é o crecimento de lucro. Eu tenho planilhado a empresa desde 2019. Em 2020 o lucro cresceu 47%, 2021 53%, 2022 17% e 2023 37%. Hoje saiu o resultado do 1T24 e comparado com o trimestre do ano anterior a empresa entregou mais 4% de crescimento de lucro.

Se voce compra uma empresa com P/L de 30 e ela cresce 50% como ocorreu em 2021, voce na verdade comprou com P/L de 20

Quando compramos uma ação o que queremos são os resultados futuros. Os resultados passados irão servir para voce avaliar como a empresa esta sendo conduzida até o momento da compra da ação, mas o lucros passados ja estão no bolso de quem era acionista 😂

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Em relação a um bom valor, dependendo do setor um P/L de 15 não seria ruim, mas caso eu utilizasse uma analise por multiplos eu faria uma comparação com empresas do mesmo setor para saber se a empresa que estou estudando esta abaixo ou acima da media, e através disso ter uma idéia se o preço esta esticado ou não. Alem disso eu avaliaria o que se esperar de lucro nos proximos exercicios, para calcular o P/L baseado na expectativa dos proximos anos. Pode ser via guidance, via consenso de mercado ou mesmo via analise própria.

Mais um belo exemplo que o que vale muito é uma boa análise setorial.

 

13 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Devemos lembrar tambem que uma empresa que tem o lucro crescente ano após ano, o P/L atual ira ser sempre maior do que o P/L futuro. Então ao escolhermos uma empresa em crescimento de lucro nós sempre iremos comprar a um P/L mais decontado doi que os valores atuais. É por isso que se justifica comprar empresas como WEG mesmo com P/L esticado, ja que na expectativa o que se espera é o crecimento de lucro. Eu tenho planilhado a empresa desde 2019. Em 2020 o lucro cresceu 47%, 2021 53%, 2022 17% e 2023 37%. Hoje saiu o resultado do 1T24 e comparado com o trimestre do ano anterior a empresa entregou mais 4% de crescimento de lucro.

Se voce compra uma empresa com P/L de 30 e ela cresce 50% como ocorreu em 2021, voce na verdade comprou com P/L de 20

Cara, muito esclarecedor.

Me ajudou a dar uma expandida legal nas interpretações e visão sobre esse indicador.

 

Valeu como sempre, Adriano!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...