Jump to content

Quanto custa o meu sonho?


Recommended Posts

Bom dia, cardume! Sou Natanael, 33.

Não sei vocês, mas tive muita dificuldades pra superar essa aula. Tentei começar a lista de sonhos, mas nada de concreto saía. Eu simplesmente não consigo visualizar objetivos materiais para mim no futuro.

Comecei a fazer a lista e usar a calculadora com minha esposa do lado e tivemos uma bela discussão relacionada a moradia. Toda vez que eu tento colocar a casa própria como parte da equação (seja 100% custeada por investimentos futuros ou parcialmente por financiamento bancário) a coisa parece perder completamente o controle. Isso porque ao tocar nos investimentos pra adquirir um imóvel, significa remover fundos que já vinham rendendo juros, e que acho fundamental para conquistar a liberdade financeira que almejo.

Meu objetivo principal no momento é gerar R$ 15.000/mês para cobrir nossos custos de vida, que incluem aluguel, alimentação, educação e uma viagem por ano com a família.

Quando eu considero adquirir um imóvel, estaria retirando um recurso considerável que deixaria de gerar renda ativamente pra me gerar um passivo (entre 800k e 1m). Pra minha esposa o mais importante é possuir um imóvel, mais do que liberdade financeira. Pelas simulações que fiz, considerando o que tenho disponível no momento para investimentos, a compra de um imóvel advindo de ganhos com investimentos, e após a compra o restante gerar o valor que almejo, me levaria 25 anos. Ela já estaria com 65 anos, e é um tempo que não quer esperar pra ter uma casa.

Não vejo muita saída. Eu não vou de forma alguma atropelar as coisas e colocar a aquisição de um imóvel à frente da liberdade financeira. A casa TEM que vir depois. Mas temo que ela não vai ter paciência.

Estou começando a montar carteira agora. Venho de uma família financeiramente desestruturada onde investimento e fazer dinheiro trabalhar pra você e só coisa de rico. Infelizmente não tive nenhuma orientação antes. Meu primeiro casamento só me afundou em dívidas (que ainda tenho que arcar pelos próximos 20 anos).

O que não posso é desistir de investir, apesar de não ter um caminho claro a minha frente. Quanto mais tempo eu postergar, mais tempo vai levar pra atingir qualquer resultado que seja. Vou seguir com as aulas e espero que num futuro próximo (uns 5 anos talvez?) eu volte a me questionar sobre meus objetivos analisando o cenário com a capacidade de aportes que terei no futuro, porque COM CERTEZA se eu continuar investindo apenas o que posso nesse momento, vou falhar miseravelmente só no primeiro passo, que é a liberdade financeira.

No ritmo atual, considerando investimento inicial e os aportes que consigo no agora, minha liberdade financeira se daria em 15 anos. Portanto, meu plano é elevar minha capacidade de investir ao longo dos próximos anos.

Editado por Natanael Simões
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Natanael Simões disse:

Bom dia, cardume! Sou Natanael, 33.

Não sei vocês, mas tive muita dificuldades pra superar essa aula. Tentei começar a lista de sonhos, mas nada de concreto saía. Eu simplesmente não consigo visualizar objetivos materiais para mim no futuro.

Comecei a fazer a lista e usar a calculadora com minha esposa do lado e tivemos uma bela discussão relacionada a moradia. Toda vez que eu tento colocar a casa própria como parte da equação (seja 100% custeada por investimentos futuros ou parcialmente por financiamento bancário) a coisa parece perder completamente o controle. Isso porque ao tocar nos investimentos pra adquirir um imóvel, significa remover fundos que já vinham rendendo juros, e que acho fundamental para conquistar a liberdade financeira que almejo.

Meu objetivo principal no momento é gerar R$ 15.000/mês para cobrir nossos custos de vida, que incluem aluguel, alimentação, educação e uma viagem por ano com a família.

Quando eu considero adquirir um imóvel, estaria retirando um recurso considerável que deixaria de gerar renda ativamente pra me gerar um passivo (entre 800k e 1m). Pra minha esposa o mais importante é possuir um imóvel, mais do que liberdade financeira. Pelas simulações que fiz, considerando o que tenho disponível no momento para investimentos, a compra de um imóvel advindo de ganhos com investimentos, e após a compra o restante gerar o valor que almejo, me levaria 25 anos. Ela já estaria com 65 anos, e é um tempo que não quer esperar pra ter uma casa.

Não vejo muita saída. Eu não vou de forma alguma atropelar as coisas e colocar a aquisição de um imóvel à frente da liberdade financeira. A casa TEM que vir depois. Mas temo que ela não vai ter paciência.

Estou começando a montar carteira agora. Venho de uma família financeiramente desestruturada onde investimento e fazer dinheiro trabalhar pra você e só coisa de rico. Infelizmente não tive nenhuma orientação antes. Meu primeiro casamento só me afundou em dívidas (que ainda tenho que arcar pelos próximos 20 anos).

O que não posso é desistir de investir, apesar de não ter um caminho claro a minha frente. Quanto mais tempo eu postergar, mais tempo vai levar pra atingir qualquer resultado que seja. Vou seguir com as aulas e espero que num futuro próximo (uns 5 anos talvez?) eu volte a me questionar sobre meus objetivos analisando o cenário com a capacidade de aportes que terei no futuro, porque COM CERTEZA se eu continuar investindo apenas o que posso nesse momento, vou falhar miseravelmente só no primeiro passo, que é a liberdade financeira.

No ritmo atual, considerando investimento inicial e os aportes que consigo no agora, minha liberdade financeira se daria em 15 anos. Portanto, meu plano é elevar minha capacidade de investir ao longo dos próximos anos.

Meus dois sonhos são iguais: liberdade financeira e casa própria. Tenho 10% do que preciso pra liberdade financeira e separados 50% do que preciso para uma casa. Mas só vou comprar uma casa, quando me casar. Por enquanto, continuo aportando na liberdade financeira e na meta da casa separados. Tenho outros 2 imóveis que podem ajudar se eu vendê-los. Mas por enquanto, não posso vender.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Já achei a aula de orçamento doméstico a mais dura até o momento. Iniciei o módulo 2, então ainda vou chegar onde vocês estão. É um choque, ser desestruturado, e isso vindo da família, você começar a definir seus gastos. Eu não consegui assistir os 20 min direto, me deixou puto, me incomodou de verdade. Um choque de realidade com força.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/05/2024 at 10:32, Natanael Simões disse:

Bom dia, cardume! Sou Natanael, 33.

Não sei vocês, mas tive muita dificuldades pra superar essa aula. Tentei começar a lista de sonhos, mas nada de concreto saía. Eu simplesmente não consigo visualizar objetivos materiais para mim no futuro.

Comecei a fazer a lista e usar a calculadora com minha esposa do lado e tivemos uma bela discussão relacionada a moradia. Toda vez que eu tento colocar a casa própria como parte da equação (seja 100% custeada por investimentos futuros ou parcialmente por financiamento bancário) a coisa parece perder completamente o controle. Isso porque ao tocar nos investimentos pra adquirir um imóvel, significa remover fundos que já vinham rendendo juros, e que acho fundamental para conquistar a liberdade financeira que almejo.

Meu objetivo principal no momento é gerar R$ 15.000/mês para cobrir nossos custos de vida, que incluem aluguel, alimentação, educação e uma viagem por ano com a família.

Quando eu considero adquirir um imóvel, estaria retirando um recurso considerável que deixaria de gerar renda ativamente pra me gerar um passivo (entre 800k e 1m). Pra minha esposa o mais importante é possuir um imóvel, mais do que liberdade financeira. Pelas simulações que fiz, considerando o que tenho disponível no momento para investimentos, a compra de um imóvel advindo de ganhos com investimentos, e após a compra o restante gerar o valor que almejo, me levaria 25 anos. Ela já estaria com 65 anos, e é um tempo que não quer esperar pra ter uma casa.

Não vejo muita saída. Eu não vou de forma alguma atropelar as coisas e colocar a aquisição de um imóvel à frente da liberdade financeira. A casa TEM que vir depois. Mas temo que ela não vai ter paciência.

Estou começando a montar carteira agora. Venho de uma família financeiramente desestruturada onde investimento e fazer dinheiro trabalhar pra você e só coisa de rico. Infelizmente não tive nenhuma orientação antes. Meu primeiro casamento só me afundou em dívidas (que ainda tenho que arcar pelos próximos 20 anos).

O que não posso é desistir de investir, apesar de não ter um caminho claro a minha frente. Quanto mais tempo eu postergar, mais tempo vai levar pra atingir qualquer resultado que seja. Vou seguir com as aulas e espero que num futuro próximo (uns 5 anos talvez?) eu volte a me questionar sobre meus objetivos analisando o cenário com a capacidade de aportes que terei no futuro, porque COM CERTEZA se eu continuar investindo apenas o que posso nesse momento, vou falhar miseravelmente só no primeiro passo, que é a liberdade financeira.

No ritmo atual, considerando investimento inicial e os aportes que consigo no agora, minha liberdade financeira se daria em 15 anos. Portanto, meu plano é elevar minha capacidade de investir ao longo dos próximos anos.

Fala cara, beleza ? Aqui Lucas, assim como voce, tenho ambição de liberdade financeira mais uma esposa um pouco mais conservadora que não abre mão do imovel proprio.  O fato aqui é que independente de ser proprio ou não, vc precisa morar em algum lugar, mesmo que este for alugado. O que eu fiz e te recomendo a fazer, é comprar um imovel financiado, se possivel usando todas as facilidades que o governo oferece na compra do primeiro imovel. E cuidar para que a parcela do imovel esteja compativel com seu valor de aluguel. Isso pode envolver vc talvez aportar algum valor inicial, mais acredite, vale a pena. Mesmo que a moradia propria seja simples em comparado com a atual, isso vai trazer paz e tranquilidade para sua esposa, e permitir assim, vc viver seu sonho de forma mais tranquila. Hoje eu entendo que é simplesmente impossivel no longo prazo um casamento dar certo se o casal não estiver alinhado em relação ao médio/longo prazo. Não precisa necessariamente ser aquela coisa dos dois remarem juntos (otimo se fosse), mais só da sua esposa ter paz, tranquilidade e não jogar contra, vc vai ter um caminho mais tranquilo para conquistar suas metas. Hoje, gracas a compra do meu primeiro imovel, eu tenho uma construtora ( historia doida), com meu negocio tive um significativo aumento de renda, e mesmo que morando simples ( hoje minha casa tem 01 quarto e 40m² quadrados), minhha esposa está mais tranquila em relação a isso, alem do que eu pago uma parcela barata para meu orçamento. O que me permite investir com tranquilidade e agora na auvp, aumentar meus investimentos. Desejo sorte, abraço. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/05/2024 at 08:33, RSantos disse:

Já achei a aula de orçamento doméstico a mais dura até o momento. Iniciei o módulo 2, então ainda vou chegar onde vocês estão. É um choque, ser desestruturado, e isso vindo da família, você começar a definir seus gastos. Eu não consegui assistir os 20 min direto, me deixou puto, me incomodou de verdade. Um choque de realidade com força.

Família atrapalha muito mesmo. Tem que estar todos alinhados com os objetivos financeiros para dar certo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/05/2024 at 10:32, Natanael Simões disse:

Bom dia, cardume! Sou Natanael, 33.

Não sei vocês, mas tive muita dificuldades pra superar essa aula. Tentei começar a lista de sonhos, mas nada de concreto saía. Eu simplesmente não consigo visualizar objetivos materiais para mim no futuro.

Comecei a fazer a lista e usar a calculadora com minha esposa do lado e tivemos uma bela discussão relacionada a moradia. Toda vez que eu tento colocar a casa própria como parte da equação (seja 100% custeada por investimentos futuros ou parcialmente por financiamento bancário) a coisa parece perder completamente o controle. Isso porque ao tocar nos investimentos pra adquirir um imóvel, significa remover fundos que já vinham rendendo juros, e que acho fundamental para conquistar a liberdade financeira que almejo.

Meu objetivo principal no momento é gerar R$ 15.000/mês para cobrir nossos custos de vida, que incluem aluguel, alimentação, educação e uma viagem por ano com a família.

Quando eu considero adquirir um imóvel, estaria retirando um recurso considerável que deixaria de gerar renda ativamente pra me gerar um passivo (entre 800k e 1m). Pra minha esposa o mais importante é possuir um imóvel, mais do que liberdade financeira. Pelas simulações que fiz, considerando o que tenho disponível no momento para investimentos, a compra de um imóvel advindo de ganhos com investimentos, e após a compra o restante gerar o valor que almejo, me levaria 25 anos. Ela já estaria com 65 anos, e é um tempo que não quer esperar pra ter uma casa.

Não vejo muita saída. Eu não vou de forma alguma atropelar as coisas e colocar a aquisição de um imóvel à frente da liberdade financeira. A casa TEM que vir depois. Mas temo que ela não vai ter paciência.

Estou começando a montar carteira agora. Venho de uma família financeiramente desestruturada onde investimento e fazer dinheiro trabalhar pra você e só coisa de rico. Infelizmente não tive nenhuma orientação antes. Meu primeiro casamento só me afundou em dívidas (que ainda tenho que arcar pelos próximos 20 anos).

O que não posso é desistir de investir, apesar de não ter um caminho claro a minha frente. Quanto mais tempo eu postergar, mais tempo vai levar pra atingir qualquer resultado que seja. Vou seguir com as aulas e espero que num futuro próximo (uns 5 anos talvez?) eu volte a me questionar sobre meus objetivos analisando o cenário com a capacidade de aportes que terei no futuro, porque COM CERTEZA se eu continuar investindo apenas o que posso nesse momento, vou falhar miseravelmente só no primeiro passo, que é a liberdade financeira.

No ritmo atual, considerando investimento inicial e os aportes que consigo no agora, minha liberdade financeira se daria em 15 anos. Portanto, meu plano é elevar minha capacidade de investir ao longo dos próximos anos.

Meu amigo seu caso é mais comum do que você imagina.

Não generalizando, mas as mulheres tem um modo de pensar e sentir muito mais aflorados que os nossos. Normalmente nós homens somos mais objetivos e elas são mais "coração", vamos chamar assim.

No seu caso, ao meu ver, para sua Esposa não importa quanto dinheiro você vai ter investido, qual vai ser a sua renda passiva se ela não tiver a SEGURANÇA de um teto próprio. Se vocês tiverem filhos isso fica ainda mais complicado por que de certa forma o único intuito dela é ter essa segurança. Cara é MUITO complicado opinar na vida dos outros, nos objetivos e sonhos, única coisa que posso te falar de coração é que nem sempre a razão tem que ser nosso norte. Se sua esposa é parceira, te respeita, te ajuda, te apoia e te cobra apenas essa segurança, VAI EM FRENTE! 

Pare de carregar contigo a má experiência que teve com seu primeiro casamento, assim como você deu a ela a chance de te fazer viver o amor de novo, dê a ela a segurança que ela precisa meu amigo! Mas antes de mais nada vocês precisam alinhar as necessidades, realmente precisa de uma casa de 800k...1kk? Essa pode ser a casa dos sonhos pra vocês no futuro mas talvez não precise ser agora. 

Minha esposa vem de uma família que cresceu com o ditado "Quem compra terra, não erra!", eu por outro lado nunca tive isso, eu moraria de aluguel tranquilamente a vida inteira. Ela pensa igual a sua, de tantas conversas que tivemos chegamos a um denominador comum, se não temos como comprar uma casa pronta nessa fase da vida, vamos comprar ao menos o terreno. Foi o que fizemos, hoje temos um terreno bacana mas ainda não temos caixa para construir, quem sabe esse terreno não seja usado como pagamento na compra de uma futura casa? Ninguém sabe, o que realmente importa é que agora TEMOS um terreno.

Mas como te disse antes, isso foi conversado, tivemos muitos impasses, foi complicado de chegarmos em um denominador comum, ambos tivemos que ceder para isso acontecer, então ao menos tente ouvi-la e tente entende-la. Tenho certeza que se vocês estiverem juntos com o mesmo objetivo nessa caminhada, vocês terão muito sucesso!

Boa sorte nessa jornada meu amigo!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

 

Deveria ser, mas nem sempre é infelizmente. As pessoas não aceitam reduzir o padrão de vida, querem gastar até mais que podem, não querem ter uma reserva, investir, muito menos. 

Família! Ai ai, família. Esse assunto rende, mas rende muito! Não é à toa que o Raul já manda aquela Aula da Família no fim do módulo vestibular. Vc já tomou vários choques de realidade, aí vem a famigerada Aula da Família, ele introduz a aula sorridente, descontraído, e do nada começa outro choque de realidade, a ponto de dizer que pode rolar até divórcio... Pra mostrar quão séria é a questão familiar no processo.

Uma pessoas sozinha, pra lidar com gastadores, pródigos, e gente que não quer evoluir, essa pessoa consciente ela vai padecer muito. Quem passa por essa experiência, de lidar com os de casa que não pensam igual, deixo um recado de coração, pois já passei por isso: Não desistam, insistam. Façam por vocês, bloqueiem até o dinheiro se precisa rs. Mas nunca deixe de fazer o certo. Amanhã os que ficam putos contigo vão te agradecer. Deus abençoe.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

 

Deveria ser, mas nem sempre é infelizmente. As pessoas não aceitam reduzir o padrão de vida, querem gastar até mais que podem, não querem ter uma reserva, investir, muito menos. 

Mano Rafa, mudar a mentalidade das pessoas sobre dinheiro é um desafio duríssimo. Tem gente que não consegue guardar dinheiro, ou simplesmente não quer.

Quantos usam equivocadamente o carpe diem? Muitos não têm visão de futuro, acham que "no fim tudo dá certo". Tem tanta gente que no fim deu errado: ex atletas milionários, gente de classe alta ou média que perdeu padrão de vida, idem quem se aposenta ou passa um revés de dívida, processo, etc. Quando chegar a hora da verdade, a maior parte das pessoas não vão estar preparadas, infelizmente. Basta vermos como é triste depender do BPC/LOAS, não é à toa que muitos ficam na miséria, e não necessariamente na velhice.

Quem tiver o conhecimento (somos privilegiados por termos investido na AUVP) e a disciplina, vai ter mais conforto no futuro. Forte abraço.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sempre fui um poupador. Aprendi com o exemplo de meu avô que sempre esteve prevenido para qualquer coisa quando o assunto era dinheiro. Peguei essa mania dele vendo que ele nunca passou sufoco depois de ganhar dinheiro de verdade. Antes de empreender, ele passou muita necessidade porque trabalhava em serviços muito duros e era de família muito pobre,  mas só sei por relatos dele. Quando eu nasci, ele já estava bem no seu comércio e sempre preparado para os desafios da vida. É o meu exemplo. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...