Jump to content
  • 0

Pré fixado - MARCAÇÃO DE MERCADO


Pergunta

Galera, iniciei na AUVP tem 1 semana e estou com 2 dúvidas em relação a marcação de mercado, acredito ser básica mas enfim.. 

Tesouro pré fixado 2031 está com Rent. an. de 11,45% com preço unitário em 487,73.. digamos que em 2 anos a taxa de juros caia, automaticamente o valor do titulo subiria e seria interessante eu vender pois o valor do titulo valeria mais e eu conseguiria lucrar de forma antecipada do que se eu esperasse até o prazo final, sem contar que a aliquota do IR já estaria em 15%, certo?... 

 

Segunda dúvida, como funciona os Titulos com JUROS SEMESTRAIS, é melhor com os juros né?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
5 minutes ago, Gabriel Schneiders Dos Santos disse:

Tesouro pré fixado 2031 está com Rent. an. de 11,45% com preço unitário em 487,73.. digamos que em 2 anos a taxa de juros caia, automaticamente o valor do titulo subiria e seria interessante eu vender pois o valor do titulo valeria mais e eu conseguiria lucrar de forma antecipada do que se eu esperasse até o prazo final, sem contar que a aliquota do IR já estaria em 15%, certo?... 

Boa noite @Gabriel Schneiders Dos Santos. Sim, seu raciocinio esta correto mas ainda falta uma ultima informação. Ao realizar o resgate daqui a 2 anos voce teria que calcular tambem se conseguiria alocar o montante em um outro investimento que lhe gerasse mais retorno caso levasse o titulo até o vencimento.

Por exemplo, se daqui a 2 anos a taxa deste prefixado com vencimento em 2031 caisse para 5%. Voce teria que avaliar se seria possivel alocar o montante resgatado em um titulo com vencimento igual ou superior a 2031 que pagasse mais do que 5%aa.

11 minutes ago, Gabriel Schneiders Dos Santos disse:

Segunda dúvida, como funciona os Titulos com JUROS SEMESTRAIS, é melhor com os juros né?

Os titulos com juros semestrais não seriam indicados para o periodo de crecimento do patrimonio, ja que os primeiros cupons pagos incidirão as maiores aliquotas de IR. Para a fase de usufruir dos rendimentos poderia até ser uma opção, mas na minha opinião existirão outras formas com menor tributação.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
13 minutes ago, Gabriel Schneiders Dos Santos disse:

Boa noite @Adriano Umemura.. mas e se a valorização do titulo chegar perto dos R$800 por ex e não houver nenhum titulo que pagasse mais que 5%aa ainda valeria a pena não é mesmo? entendendo que no final do prazo de 2031 o titulo chegaria ao valor final de R$1000 e em apenas 2 anos o valorizou para um valor que chegue "perto" dos R$1000.. certamente que terei que pagar a alíquota que vai descontar no valor final mas mesmo chegando no prazo de 2031 eu pagaria a alíquota então ficaria "elas por elas".

 

não sei se deu pra entender meu ponto de vista, qualquer coisa tento da um outro exemplo

Se não houver outro titulo ou qualquer investimento que pague mais do que os 5% no resgate, não vale a pena resgatar porque voce receberia mais se levasse até o vencimento. Quando a taxa cai e o valor do titulo é reajustado, o objetivo é recalcular o valor para ele continuar a valer R$1mil no vencimento. Veja o exemplo abaixo.

 Suponhamos que voce compre um titulo prefixado no valor de R$620 com taxa de 10%aa e vencimento para 5 anos. Ao termino do primeiro ano este titulo deveria estar valendo R$683 que seriam os R$620 acrescido da taxa de 10% (valores aproximados). Contudo, ao completar 1 ano a taxa caiu para 5%. Desta forma para o seu titulo continuar a valer R$1mil no vencimento, o seu preço foi reajustado para R$822. A partir deste momento seria como se voce adquirisse um novo titulo com o preço de R$822 taxa de 5%aa e vencimento para 4 anos. Desta forma, mesmo voce tendo um grande valor de rentabilidade antecipada, se voce não alocar este montante em um investimento que pague mais do que os 5% não compensaria resgatar.

Neste contexto deve-se calcular a taxa de IR para avaliar se mesmo com o desconto a antecipação ainda vale a pena.

A explicação fez sentido para voce? Caso ainda reste duvidas poste aqui para podermos ajudar

 

Captura de Tela 2024-05-06 às 21.33.57.png

Captura de Tela 2024-05-06 às 21.34.06.png

Captura de Tela 2024-05-06 às 21.34.17.png

Captura de Tela 2024-05-06 às 21.34.30.png

  • Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @Adriano Umemura.. mas e se a valorização do titulo chegar perto dos R$800 por ex e não houver nenhum titulo que pagasse mais que 5%aa ainda valeria a pena não é mesmo? entendendo que no final do prazo de 2031 o titulo chegaria ao valor final de R$1000 e em apenas 2 anos o valorizou para um valor que chegue "perto" dos R$1000.. certamente que terei que pagar a alíquota que vai descontar no valor final mas mesmo chegando no prazo de 2031 eu pagaria a alíquota então ficaria "elas por elas".

 

não sei se deu pra entender meu ponto de vista, qualquer coisa tento da um outro exemplo

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...