Jump to content
  • 0

CDB 104% vs Tesouro 2031


Leo Araujo

Pergunta

Fala galera. Tenho um investimento de liquidez diaria que é um CDB 104% do DI, pesquisando no tesouro direito, me deparei com esse titulo: Tesouro direto 2031 PRE-Fixado TAXA: 11,48%

Calculando a rentabilidade CDB 104% hoje:

  • CDI hoje: 10,65% -> rentabilidade hoje: 10,65 * 1,04 = 11,07%

CDB 104% vs Tesouro pre 2031:

  • 11,48% - 11,07% = 0,41%pp

Logo o tesouro pre 2031 hoje está melhor que esse CDB 104%, certo?

 

Vantagem tesouro direto pre 2031:

  • Hoje, a rentabilidade está melhor em 0,41%pp
  • Se a Selic continuar no valor atual ou diminuir, esse titulo é a melhor opção
  • Tem liquidez

Desvantagem tesouro direto pre 2031:

  • A Selic subir

Então nesse cenário especifico é melhor eu trocar a posição para tesouro pre 2031? Esqueci de avaliar alguma outro coisa? Alguém sabe me dizer se a Selic vai continuar caindo?? rsrsrs..

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
45 minutes ago, Leo Araujo disse:

Fala galera. Tenho um investimento de liquidez diaria que é um CDB 104% do DI, pesquisando no tesouro direito, me deparei com esse titulo: Tesouro direto 2031 PRE-Fixado TAXA: 11,48%

Calculando a rentabilidade CDB 104% hoje:

  • CDI hoje: 10,65% -> rentabilidade hoje: 10,65 * 1,04 = 11,07%

CDB 104% vs Tesouro pre 2031:

  • 11,48% - 11,07% = 0,41%pp

Logo o tesouro pre 2031 hoje está melhor que esse CDB 104%, certo?

 

Vantagem tesouro direto pre 2031:

  • Hoje, a rentabilidade está melhor em 0,41%pp
  • Se a Selic continuar no valor atual ou diminuir, esse titulo é a melhor opção
  • Tem liquidez

Desvantagem tesouro direto pre 2031:

  • A Selic subir

Então nesse cenário especifico é melhor eu trocar a posição para tesouro pre 2031? Esqueci de avaliar alguma outro coisa? Alguém sabe me dizer se a Selic vai continuar caindo?? rsrsrs..

 

Boa tarde @Leo Araujo. Apesar do tesouro direto possuir liquidez diaria, os titulos prefixados sofrem de marcação a mercado. Desta forma em um resgate antecipado voce pode ter perdas da rentabilidade.

Ja um CDB de liquidez diaria não possui o risco de liquidez, ja que a recompra acontece diariamente sem ocorrer a marcação, mas possui um risco de credito maior que é minimizado pela garantia do FGC até o valor de R$250 mil por emissor.

A diferença de rentabilidade acontece devido as estas caracteristicas e riscos de cada ativo.

Em relação ao melhor titulo a se aportar neste momento, na aula 17 do modulo 3 voce aprenderá o conceito do contrafluxo. Via de regra, se a taxa de juros oferecida no mercado esta alta e voce vislumbra um movimento de queda, o ideal seria travar a sua rentabilidade em um titulo prefixado que ira lhe garantir uma taxa possivelmente superior as oferecidas futuramente. Ja no sentido inverso, se a taxa oferecida no mercado esta baixa e voce vislumbra um aumento, poderão estar sendo oferecidos titulos pós fixados em percentuais elevados na tentativa de aumentar a captação. A 3 anos atras com a selic em 2% conseguiamos encontrar CDBs pagando 150% do CDI. Desta forma, ao aportarmos neste titulos, caso ocorra um aumento da taxa de juros, estes titulos se beneficiarão no ciclo de mercado.

Procure assistir todo o módulo 3 antes de realizar qualquer alteração de alocação e caso mais alguma dúvida persista poste aqui na comunidade para podermos te ajudar.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...