Jump to content
  • 0

Tesouro Selic como reserva de emergĂȘncia...


Habib Georges Jarrouge Neto

Pergunta

Ignorando todas as recomendaçÔes do Raul de manter a reserva de emergĂȘncia em algo que possamos sacar na hora e supondo que entendi e convenci todos vocĂȘs que vou deixar a reserva de emergĂȘncia no tesouro selic, dado esse cenĂĄrio:

VocĂȘs deixam esse tesouro junto com os investientos todos na corretora? Deixam apartado no seu bancĂŁo por exemplo? Consideram esse valor no diagrama do serrado? Se precisar sacar para uma, emergĂȘncia, obvio, vocĂȘs sentem quee stĂŁo vendendo um investimento?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrĂĄs, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Ignorando todas as recomendaçÔes do Raul de manter a reserva de emergĂȘncia em algo que possamos sacar na hora e supondo que entendi e convenci todos vocĂȘs que vou deixar a reserva de emergĂȘncia no tesouro selic, dado esse cenĂĄrio:

VocĂȘs deixam esse tesouro junto com os investientos todos na corretora? Deixam apartado no seu bancĂŁo por exemplo? Consideram esse valor no diagrama do serrado? Se precisar sacar para uma, emergĂȘncia, obvio, vocĂȘs sentem quee stĂŁo vendendo um investimento?

Tenho parte de minha reserva no tesouro selic tambĂ©m. Eu sĂł tenho reserva no tesouro selic, deixo em uma das corretora que uso pra renda fixa e FIIs. Isso nĂŁo faz parte do diagrama do cerrado. Se precisar sacar, nĂŁo entendo que estou vendendo um investimento. Reverva de emergĂȘncia nĂŁo Ă© invetimento.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrĂĄs, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Ignorando todas as recomendaçÔes do Raul de manter a reserva de emergĂȘncia em algo que possamos sacar na hora e supondo que entendi e convenci todos vocĂȘs que vou deixar a reserva de emergĂȘncia no tesouro selic, dado esse cenĂĄrio:

VocĂȘs deixam esse tesouro junto com os investientos todos na corretora? Deixam apartado no seu bancĂŁo por exemplo? Consideram esse valor no diagrama do serrado? Se precisar sacar para uma, emergĂȘncia, obvio, vocĂȘs sentem quee stĂŁo vendendo um investimento?

Bom dia!

Reserva de emergĂȘncia nĂŁo entra no diagrama pois nĂŁo Ă© investimento. Dentro do diagrama do cerrado sĂł controlamos o que Ă© investimento mesmo.

O risco de se deixar a reserva toda no tesouro Ă© a liquidez. Apesar de o tesouro garantir a liquidez podemos ter em alguma situaçÔes um saque do valor para um perĂ­odo D+. Aos finais de semana por exemplo, vocĂȘ nĂŁo consegue sacar o valor. A depender do horĂĄrio no dia vocĂȘ tambĂ©m sĂł terĂĄ acesso ao valor no dia seguinte. Por isso nĂŁo Ă© recomendĂĄvel ter toda reserva no tesouro.

 

Sobre deixar  a corretora, se vocĂȘ utiliza a AUVP investimentos como corretora Ă© possĂ­vel utilizar por lĂĄ a criação de carteiras onde vocĂȘ pode criar uma carteira com os valores da reserva deixando separados da carteira da liberdade financeira.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 3
  • AĂ­ cĂȘ deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Reserva de emergĂȘncia tem de ser colocado onde vocĂȘ terĂĄ uma maior celeridade de acesso a ela (altĂ­ssima liquidez). Por exemplo, Ă© mais rĂĄpido vocĂȘ sacar o dinheiro que estĂĄ na Caixa EconĂŽmica Federal, onde vocĂȘ pode ir lĂĄ na lotĂ©rica da esquina com seu CPF e sacar ou em uma corretora que vocĂȘ vai ter de ter um acesso a internet, fazer a transferĂȘncia para um banco para depois vocĂȘ ter acesso ao dinheiro.

VocĂȘ tem de pensar Ă© que vocĂȘ tem de fazer o mĂ­nimo de esforço para conseguir esse dinheiro. Quanto mais passos vocĂȘ tiver de ter, mais a probabilidade de um evento catastrĂłfico acontecer devido a conjuntura das coisas, por exemplo. Sem internet, sem celular, corretora fechada, banco fechado.

Se quer colocar no Tesouro, coloque de forma que vocĂȘ consiga acessar ela da forma mais tranquila possĂ­vel.

Minha reserva fica parte no banco em que eu opero e parte no que minha esposa opera, justamente para não dar treta e tido com D+0 que consigo retirar no fim de semana. Mas jå cogito colocar uma parte inclusive na poupança.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...