Jump to content
  • 0

PM após receber bonificação


Fábio Mingutti

Pergunta

Boa noite Sardinhas!

 

Muitas dúvidas no IR 😪😪😪

 

Por exemplo, eu tenho:

FABI11 -> comprei 100 ações no valor de R$ 10,00 totalizando R$ 1.000,00 que corresponde ao preço médio de PM= R$ 10,00

 

CASO_01 (como eu faço):

Recebi em bonificação 10 ações:

FABI11 -> 100 ações + 10 ações, como não entrei com dinheiro, peguei o valor de R$ 1.000,00 e dividi pela soma das minhas ações que tinha mais as bonificações.

                  R$ 1.000,00 / 110 = R$ 9,09                   Novo preço médio ficou de R$ 9,09

CASO_02: 

Recebi em bonificação 10 ações:

FABI11 -> 100 ações + 10 ações, não entrei com dinheiro mas preciso para fins tributáveis, ir no RI da empresa e pegar o valor da bonificação paga (por exemplo: R$ 5,00).

 

                  100 ações x R$ 10,00 = R$ 1.000,00 (tinha)

                  10 ações   x R$   5,00 = R$ 50,00 (bonificação)

 

Somo o valor que tinha com o valor da bonificação, totalizando R$ 1.050,00 e divido pela soma das minhas ações com as bonificações.

 

                  R$ 1.050,00 / 110 = R$ 9,55                   Novo preço médio ficou de R$ 9,55

 

Pergunta: Qual caso é o correto????

 

 

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 minutes ago, Fábio Mingutti disse:

Boa noite Sardinhas!

 

Muitas dúvidas no IR 😪😪😪

 

Por exemplo, eu tenho:

FABI11 -> comprei 100 ações no valor de R$ 10,00 totalizando R$ 1.000,00 que corresponde ao preço médio de PM= R$ 10,00

 

CASO_01 (como eu faço):

Recebi em bonificação 10 ações:

FABI11 -> 100 ações + 10 ações, como não entrei com dinheiro, peguei o valor de R$ 1.000,00 e dividi pela soma das minhas ações que tinha mais as bonificações.

                  R$ 1.000,00 / 110 = R$ 9,09                   Novo preço médio ficou de R$ 9,09

CASO_02: 

Recebi em bonificação 10 ações:

FABI11 -> 100 ações + 10 ações, não entrei com dinheiro mas preciso para fins tributáveis, ir no RI da empresa e pegar o valor da bonificação paga (por exemplo: R$ 5,00).

 

                  100 ações x R$ 10,00 = R$ 1.000,00 (tinha)

                  10 ações   x R$   5,00 = R$ 50,00 (bonificação)

 

Somo o valor que tinha com o valor da bonificação, totalizando R$ 1.050,00 e divido pela soma das minhas ações com as bonificações.

 

                  R$ 1.050,00 / 110 = R$ 9,55                   Novo preço médio ficou de R$ 9,55

 

Pergunta: Qual caso é o correto????

 

 

 

 

 

@Fábio Mingutti o certo é o CASO 2. A bonificação nada mais é que um "recebimento de dividendos com uma compra casada", ou seja, a empresa te pagou os dividendos, mas te obrigpu a usar o valor para comprar ações dela rsrsrs 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Fábio Mingutti disse:

Pergunta: Qual caso é o correto????

@Fábio Mingutti eu tive este caso real no meu IR e com ajuda do nosso mestre @Flavio Prado eu procurei no RI da empresa o valor anunciado para bonificação (valor de aquisição , como em seu exemplo poderia ser 5,00 a ação  ) e este será usado para compor o custo de suas bonificações e no cálculo do sei PM, e lembrando que valor total da bonificação você precisa lançar em Rendimentos isentos com código 18 - bonificações de ações 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite Familia Sardinha.

Lendo agora estes posts, me surgiu uma dúvida que eu nem sabia que tinha...kkkkk

Quando recebemos uma bonificação, como por exemplo, a KLBJN4, que bonificou em 10% os investidores, ao preço de R$ 2,848, esse valor ou esses novos papeis que entram para a carteira têm alguma taxa da B3 ou da corretora ou são isentos de todas as taxas.

Obrigado

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Flávio Antonio Siviero disse:

Boa noite Familia Sardinha.

Lendo agora estes posts, me surgiu uma dúvida que eu nem sabia que tinha...kkkkk

Quando recebemos uma bonificação, como por exemplo, a KLBJN4, que bonificou em 10% os investidores, ao preço de R$ 2,848, esse valor ou esses novos papeis que entram para a carteira têm alguma taxa da B3 ou da corretora ou são isentos de todas as taxas.

Obrigado

@Flávio Antonio Siviero normalmente a bonificação é isenta de qualquer taxa. Se houver alguma, será informada no Fato Relevante, mas não me recordo de ter acontecido alguma vez.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...