Jump to content
  • 0

CDB e Selic anda juntos


Pergunta

se adquiri um ativo que rende 100% do CDI no periodo de 1 ano é correto afirmar que meu patrimonio não teve um real crescimento visto que a rentabilidade foi comida pela inflação. 

ou seja se R$10,00 investido compra uma maçã em janeiro , e dezembro esse valor rendeu total de R$20,00 porem a maçã agora custa R$20,00, não perdi porem não ganhei .

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
17 minutes ago, Leandro Ferreira Leite disse:

se adquiri um ativo que rende 100% do CDI no periodo de 1 ano é correto afirmar que meu patrimonio não teve um real crescimento visto que a rentabilidade foi comida pela inflação. 

ou seja se R$10,00 investido compra uma maçã em janeiro , e dezembro esse valor rendeu total de R$20,00 porem a maçã agora custa R$20,00, não perdi porem não ganhei .

O CDI costuma ser acima da inflação. Veja a simulação abaixo na calculadora do cidadão em relação a 2023.

Screenshot_20240511_141232_Chrome.jpg

Screenshot_20240511_141431_Chrome.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Leandro Ferreira Leite disse:

se adquiri um ativo que rende 100% do CDI no periodo de 1 ano é correto afirmar que meu patrimonio não teve um real crescimento visto que a rentabilidade foi comida pela inflação. 

ou seja se R$10,00 investido compra uma maçã em janeiro , e dezembro esse valor rendeu total de R$20,00 porem a maçã agora custa R$20,00, não perdi porem não ganhei .

@Leandro Ferreira Leite a sua afirmação só estaria correta se a inflação tiver sido de 100% no ano e se a Selic for 100%aa.

Quando falamos "100% do CDI", e a Selic for 10,50%aa, significa que o CDI é 10,40%aa e o título que rende "100% do CDI" vai render 10,40%aa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

O CDI costuma ser acima da inflação. Veja a simulação abaixo na calculadora do cidadão em relação a 2023.

Screenshot_20240511_141232_Chrome.jpg

Screenshot_20240511_141431_Chrome.jpg

agora me pegou, pois no video ele diz: " o CDI nunca será maior que a selic, pode ser igual mas nunca maior" , mas a tabela que mostra como exemplo não mostra :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Leandro Ferreira Leite a sua afirmação só estaria correta se a inflação tiver sido de 100% no ano e se a Selic for 100%aa.

Quando falamos "100% do CDI", e a Selic for 10,50%aa, significa que o CDI é 10,40%aa e o título que rende "100% do CDI" vai render 10,40%aa.

Entendo, o meu erro foi confundir a taxa Selic com o IPC-A né ? o indice que mede a inflação é o IPC-A e não a selic, essa informação é correta ? pois vi que o IPC-A esta em 3,69% no acumulado 12 meses 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Leandro Ferreira Leite disse:

Entendo, o meu erro foi confundir a taxa Selic com o IPC-A né ? o indice que mede a inflação é o IPC-A e não a selic, essa informação é correta ? pois vi que o IPC-A esta em 3,69% no acumulado 12 meses 

Boa tarde @Leandro Ferreira Leite. Isso mesmo. A Selic é a nossa taxa basica de juros determinado pelo COPOM a cada 45 dias e o IPCA é o indice de inflação calculado pelo IBGE mensalmente.

Voce pode ter acesso as 2 taxas no site do Banco Central

https://www.bcb.gov.br/

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

agora me pegou, pois no video ele diz: " o CDI nunca será maior que a selic, pode ser igual mas nunca maior" , mas a tabela que mostra como exemplo não mostra :) 

CDI sempre é ligeiramente menor que Selic. As tabelas que postei comparam CDI com inflação que é representada pelo IPCA. Entendeu agora?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...