Jump to content

Vale a pena terceirizar meus investimentos?

Recommended Posts

Boa noite, pessoal! E feliz dia das mães para todas as mamães da AUVP, vocês são incríveis.

Em teoria eu já deveria ter finalizado o curso inteiro, mas por conta da quantidade do trabalho e por eu fazer o curso com calma, revisando os conceitos, no momento estou no módulo 6 (investimento no exterior).

Eu achei o curso MUITO bom e realmente aprendi (e venho aprendendo) coisas muito importantes sobre investimento. Ao longo do curso, ficou claro pra mim que é necessário investir bastante tempo para montar uma carteira sólida e diversificada e não sei se, neste momento, vale a pena abrir mão de focar na minha carreira e evolução no trabalho pra dedicar muito tempo com os investimentos. No meu caso, apesar de gostar de investimentos e saber que é fundamental pro meu futuro, eu sinto muito mais tesão estudando sobre coisas relacionadas com meu trabalho (área de engenharia e tecnologia). Estudar investimentos, eu tenho feito mais por necessidade mesmo,...

Bom, em resumo, hoje, com 27 anos, tenho um patrimônio de mais ou menos R$180.000 que consegui montar nos últimos 2 anos e meio trabalhando bastante e sabendo quase zero de investimento. Basicamente, eu só sabia que era melhor poupar o que desse e deixar rendendo o que sobrou à taxa selic. Hoje, sabendo muito mais e em vias de finalizar o curso da AUVP, vejo que meu trabalho foi o que me deu uma alavancagem financeira rápida e eu gostaria de seguir focando nele, pois eu gosto e vem gerando um bom retorno. Claro, sem abrir mão dos investimentos.

Dito tudo isso, minha pergunta é: vocês acham que vale a pena nesse momento, com meu patrimônio atual, "terceirizar" minha estratégia de investimento e abrir a consultoria da AUVP? Pra quem faz/fez, a consultoria ajuda com esse problema do tempo e de ter alguém para fazer o 'trabalho pesado' na análise de ativos? Com certeza eu seguiria avaliando as decisões da minha carteira em conjunto com o consultor(a) e não ficaria "às cegas" com alguém decidindo tudo por mim. Hoje eu sei distinguir o que vale a pena ou não, vou saber conversar sobre qual ativo escolher e definir metas em conjunto. 

Enfim, o que acham? Valeu!

Link para compartilhar

Mano Cadu, vou te dizer algo que vc já sabe: se vc terceirizar o investimento, vai ter que remunerar quem te prestar a consultoria, o serviço.

Caso vc tenha a disponibilidade, veja no que você investiria hoje, e quanto seria o rendimento. E compare com o assessor, qual a previsão do seu retorno, menos os honorários dele.

Se a diferença for pouca, provavelmente vale a sua paz de espírito perder um pouco mais. E o mais importante, se a diferença for pouca, veja que vc tem tino pra área, que vc se tornou competente e mais ainda pelo que aprendeu na AUVP. E futuramente, quando vc não precisar mais do assessor, é você que vai tocar pra frente e multiplicar seu patrimônio.

Sempre acredite no seu potencial. Deus nos abençoe.

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 horas atrás, Carlos Eduardo Laschi De Oliveira disse:

Boa noite, pessoal! E feliz dia das mães para todas as mamães da AUVP, vocês são incríveis.

Em teoria eu já deveria ter finalizado o curso inteiro, mas por conta da quantidade do trabalho e por eu fazer o curso com calma, revisando os conceitos, no momento estou no módulo 6 (investimento no exterior).

Eu achei o curso MUITO bom e realmente aprendi (e venho aprendendo) coisas muito importantes sobre investimento. Ao longo do curso, ficou claro pra mim que é necessário investir bastante tempo para montar uma carteira sólida e diversificada e não sei se, neste momento, vale a pena abrir mão de focar na minha carreira e evolução no trabalho pra dedicar muito tempo com os investimentos. No meu caso, apesar de gostar de investimentos e saber que é fundamental pro meu futuro, eu sinto muito mais tesão estudando sobre coisas relacionadas com meu trabalho (área de engenharia e tecnologia). Estudar investimentos, eu tenho feito mais por necessidade mesmo,...

Bom, em resumo, hoje, com 27 anos, tenho um patrimônio de mais ou menos R$180.000 que consegui montar nos últimos 2 anos e meio trabalhando bastante e sabendo quase zero de investimento. Basicamente, eu só sabia que era melhor poupar o que desse e deixar rendendo o que sobrou à taxa selic. Hoje, sabendo muito mais e em vias de finalizar o curso da AUVP, vejo que meu trabalho foi o que me deu uma alavancagem financeira rápida e eu gostaria de seguir focando nele, pois eu gosto e vem gerando um bom retorno. Claro, sem abrir mão dos investimentos.

Dito tudo isso, minha pergunta é: vocês acham que vale a pena nesse momento, com meu patrimônio atual, "terceirizar" minha estratégia de investimento e abrir a consultoria da AUVP? Pra quem faz/fez, a consultoria ajuda com esse problema do tempo e de ter alguém para fazer o 'trabalho pesado' na análise de ativos? Com certeza eu seguiria avaliando as decisões da minha carteira em conjunto com o consultor(a) e não ficaria "às cegas" com alguém decidindo tudo por mim. Hoje eu sei distinguir o que vale a pena ou não, vou saber conversar sobre qual ativo escolher e definir metas em conjunto. 

Eu não acho que tome tanto tempo montar uma carteira. E não vale a pena terceirizar a depender das taxas. Mas se não se sente seguro, melhor terceirizar mesmo. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 horas atrás, Carlos Eduardo Laschi De Oliveira disse:

Olá Carlos, tudo bem?

Minha situação é parecida com você, sou analista de sistemas e também preciso escolher o assunto que vou acabar dedicando mais tempo no dia se é com investimento ou no assunto profissional.

O que posso te falar, até por experiência própria, é que no começo, o assunto financeiro te toma muito mais tempo do que as outras coisas, mas depois, fica tudo muito mais fácil, porque você já vai ter adquirido experiência, e consequentemente vai te tomar um tempo consideravelmente menor.

Eu acho muito importante você não terceirizar completamente sua estratégia ou decisão de investimento, até porque nós trabalhamos pra ganhar dinheiro, e se você trabalha tanto que não tem tempo nem de analisar como cuidar do dinheiro que ganhou, talvez seja o momento de você pensar se faz sentido trabalhar tanto tempo assim.

Enfim, eu escolhi tomar a frente da gestão da minha carteira de investimento e não me arrependo. Como falei, no começo perdia muito tempo, mas atualmente, já tenho muito mais experiência e levo muito menos tempo que antes pra fazer os ajustes e tomar as decisões.

Espero ter ajudado.

Abraços.

• Brabo 2
Link para compartilhar

Eu estive em situação similar. Devido a complicações familiares, tive que fazer uma longa pausa no curso. E acabei optando por terceirizar a gestão provisoriamente. Optei principalmente por investimentos que eu pudesse resgatar num tempo curto após o curso, para evitar um compromisso de médio ou longo prazo com a corretora e evitar de ficar com o investimento preso quando soubesse optar por um melhor. E conforme foi evoluindo no curso, consegui entender cada vez mais a carteira. E até consegui evitar algumas roubadas das corretoras padrão. Agora estou tentando os primeiros passos por conta própria.

Link para compartilhar

• Criar novo...