Jump to content
  • 0

emissão de novas ações podem anular os investidores anteriores?


João Paes

Pergunta

Na questão numero 13, o raul explica que empresas que ficam lançando novas ações no mercado para captar mais dinheiro podem acabar anulando o beneficio de investidores anteriores a esse crescimento. Não entendi como isso é possivel. Exemplo: Se sou dono de 10% e o restante é do majoritário. se ele resolve vender mais 10% da empresa e disponibilizar na bolsa.. os meus 10% vão continuar sendo 10%.. como que isso poderia me afetar? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 horas atrás, João Paes disse:

Na questão numero 13, o raul explica que empresas que ficam lançando novas ações no mercado para captar mais dinheiro podem acabar anulando o beneficio de investidores anteriores a esse crescimento. Não entendi como isso é possivel. Exemplo: Se sou dono de 10% e o restante é do majoritário. se ele resolve vender mais 10% da empresa e disponibilizar na bolsa.. os meus 10% vão continuar sendo 10%.. como que isso poderia me afetar? 

Boa noite @João Paes. Nas emissões realizadas para captação de novos recursos são criadas novas ações e não vendidas as existentes. Devido a isso o acionista possue o direito de subscrição, ja que, caso não adquira parte das novas ações o seu percentual de participação na empresa é diluido.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
44 minutes ago, João Paes disse:

Na questão numero 13, o raul explica que empresas que ficam lançando novas ações no mercado para captar mais dinheiro podem acabar anulando o beneficio de investidores anteriores a esse crescimento. Não entendi como isso é possivel. Exemplo: Se sou dono de 10% e o restante é do majoritário. se ele resolve vender mais 10% da empresa e disponibilizar na bolsa.. os meus 10% vão continuar sendo 10%.. como que isso poderia me afetar? 

Boa tarde, João!

A questão é que seus 10% deixarão de ser 10%.

Vamos um exemplo hipotético para ilustrar.

A empresa SARD3 o qual eu sou acionista possui 1000 ações sendo negociada na bolsa de valores. Eu tenho 100 ações dessas disponíveis, logo possuo 10 % da empresa.

SARD3 faz uma nova emissão de 1000 ações. Agora em disposição no mercado temos 2000 ações. Porém eu ainda continua com 100 o que faz com que minha fatia acionária da empresa caia de 10 para 5%.l

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...