Jump to content
  • 0

Antecipar o CDB É ruim?


João Paes

Pergunta

Tendo em vista que somente depois de 2 anos o imposto de renda caia para 15%, por que a gerente do meu banco só faz cdb com prazo de 1 ano? A pregunta é meio retorica, mas é só pra exemplificar o pq eu acho que eu to sendo passado para tras. EU tenho uns 10 cdbs, todo picotado... e esses dias eu vi que foi reinvestido de forma automática no banco com vencimento para 1 ano. Eles fazem isso pra ganhar no rebate ou spread? Asim que eu dominar as praticas aqui do curso eu vou investir por conta própria pra fugir dessas taxas, mas até la queria entender pq retirar o cdb antecipadamente é ruim. pq eu posso esperar cada um desses vencer e vim trazendo pra corretora, ou posso retirar tudo antes mas não sei as penalidades que isso acarretaria. Digo, antes do curso achei que cdb era completamente liquido, que eu podia retirar a qualquer momento, ainda posso, mas queria entender um pouco mais pq que isso é ruim. é só com relação ao imposto de renda ou tem alguma outra pegadinha que não to percebendo?   

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 18/05/2024 at 10:36, Adriano Umemura disse:

Bom dia @João Paes. O unico CDB que voce pode resgatar a qualquer momento são os CDBs de liquidez diaria. Os outros CDBs terão uma data de vencimento a qual voce podera resgatar o seu principal + juros. Quando voce adquire estes CDBs com data de vencimento e decide resgatar antecipadamente, tera que ser verificado se é possivel realizar no mercado secundario, ou seja, se existe uma contraparte que ira querer adquirir o titulo. Geralmente neste processo voce tera uma perda devido as taxas cobradas pela intermediação. Desta forma o melhor seria levar até o vencimento.

Em relação a sua duvida do porque o seu gerente te indica CDBs de prazos mais curtos, poderia ser por 2 motivos; Ou porque voce pode ter dado a entender de que precisaria do montante em determinado periodo de tempo, ou tambem pelo fato de que cada produto de investimento que ele consegue "vender" para o cliente entra nas suas metas que devem ser cumpridas. Desta forma, ao indicar produtos com vencimento mais curto a sua carteira gira mais e ele pode vender mais produtos. 

Porem, em investimentos, se voce tem um produto que pode resgatar em um periodo mais curto do que outro, provavelmente o de prazo mais curto te oferecera uma rentabilidade menor, devido ao que chamamos de preferencia de liquidez. O que voce preferiria R$1mil hoje ou R$1mil daqui a um ano. Provavelmente a maioria iria querer os R$1mil hoje e exigir um premio para receber daqui a 1 ano.

Para finalizar, se o objetivo destes CDBs que voce esta adquirindo visa o longo prazo, eles deverão ter vencimentos que contemplem a aliquota minima de IR e que se enquadrem na sua estrategia de investimentos. Termine de assistir as aulas que este conceito se tornara mais claro para voce.

A explicação fez sentido? Caso tenha mais alguma duvida poste aqui na comunidade para podermos ajudar.

Bom dia. Muito obrigado por sua resposta. De fato meu objetivo é o longo prazo e a gerente sabe que não preciso d liquidez. Mas estou um pouco confuso na relação de cdb de longo prazo. pq se a selic cai em questão de dois anos ai eu tenho que ficar com esse cdb rendendo pouco. o melhor mesmo então é entrar nos préfixados correto? pelo menos eles garantem a rentabilidade. O que eu quero dizer é que o cdb de mais de dois anos ai só compensa quando a selic ta baixa mas vem subindo como aconteceu ali depois de 2020. Correto?  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, João Paes disse:

Bom dia. Muito obrigado por sua resposta. De fato meu objetivo é o longo prazo e a gerente sabe que não preciso d liquidez. Mas estou um pouco confuso na relação de cdb de longo prazo. pq se a selic cai em questão de dois anos ai eu tenho que ficar com esse cdb rendendo pouco. o melhor mesmo então é entrar nos préfixados correto? pelo menos eles garantem a rentabilidade. O que eu quero dizer é que o cdb de mais de dois anos ai só compensa quando a selic ta baixa mas vem subindo como aconteceu ali depois de 2020. Correto?  

@João Paes assista a aula 17 do modulo 3 que voce entendera o conceito do contrafluxo. Via de regra iremos escolher o titulo baseado no ciclo de mercado. Em um cenario de queda da taxa de juros, como voce mesmo concluiu, iremos escolher titulos prefixados que irão travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente superiores aos oferecidos futuramente. Em um cenario de alta da taxa de juros iremos procurar titulos indexados a selic ou ao DI. Em um cenario a qual o investidor não esta preocupado com a inflação, provavelmente encontraremos titulos indexados a inflação com bons premios oferecidos pelos emissores na tentativa de aumentar a captação.

Assista a aula e caso alguma duvida persista poste aqui na comunidade para podermos auxiliar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Adriano Umemura disse:

@João Paes assista a aula 17 do modulo 3 que voce entendera o conceito do contrafluxo. Via de regra iremos escolher o titulo baseado no ciclo de mercado. Em um cenario de queda da taxa de juros, como voce mesmo concluiu, iremos escolher titulos prefixados que irão travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente superiores aos oferecidos futuramente. Em um cenario de alta da taxa de juros iremos procurar titulos indexados a selic ou ao DI. Em um cenario a qual o investidor não esta preocupado com a inflação, provavelmente encontraremos titulos indexados a inflação com bons premios oferecidos pelos emissores na tentativa de aumentar a captação.

Assista a aula e caso alguma duvida persista poste aqui na comunidade para podermos auxiliar.

Sim SIm.. entendi perfeitamente o conceito do contrafluxo.. até assisti de novo pra ver se não me escapou nada.. tendo em mente que a selic chegou a 2% em 2020 e 13% em 2022/2023 e agora esta em 10%, demonstra que esta iniciando uma curva pra baixo por tanto hora de ir para os prefixados. minha pergunta é: não existe a chance da taxa dar um "olé" e ja voltar a subir? digo, ja aconteceu antes? é pq estou pra investir no longo prazo mas precisava ter uma ideia do que que é longo.. 3 anos, 5 anos 7anos?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, João Paes disse:

Sim SIm.. entendi perfeitamente o conceito do contrafluxo.. até assisti de novo pra ver se não me escapou nada.. tendo em mente que a selic chegou a 2% em 2020 e 13% em 2022/2023 e agora esta em 10%, demonstra que esta iniciando uma curva pra baixo por tanto hora de ir para os prefixados. minha pergunta é: não existe a chance da taxa dar um "olé" e ja voltar a subir? digo, ja aconteceu antes? é pq estou pra investir no longo prazo mas precisava ter uma ideia do que que é longo.. 3 anos, 5 anos 7anos?

 

Boa tarde, João!

Existir uma possibilidade de se inverter a tendência de uma taxa sim, sempre é possível. Imagine que amanhã estoure uma nova pandemia, uma guerra, uma crise política/econômica, enfim. Podem se ter diversos cenários que nos pegue de surpresa mas não tem como saber o que realmente vai acontecer.

Por definição de prazos, entendemos comumente que:

curto prazo  investimentos até 2 anos;

médio prazo - entre 2 a 5 anos;

longo prazo - de 5 a 10 anos.

Ainda de quebra podemos encontrar:

curtíssimo prazo: menos de 6 meses;

longuíssimo prazo: acima de 10 anos.

 

Espero que agregue no tema!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, João Paes disse:

Sim SIm.. entendi perfeitamente o conceito do contrafluxo.. até assisti de novo pra ver se não me escapou nada.. tendo em mente que a selic chegou a 2% em 2020 e 13% em 2022/2023 e agora esta em 10%, demonstra que esta iniciando uma curva pra baixo por tanto hora de ir para os prefixados. minha pergunta é: não existe a chance da taxa dar um "olé" e ja voltar a subir? digo, ja aconteceu antes? é pq estou pra investir no longo prazo mas precisava ter uma ideia do que que é longo.. 3 anos, 5 anos 7anos?

 

Totalmente possivel. Devido a isso é necessario acompanhar o cenario macroeconomico e ir adaptando a escolha do titulo baseado nas expectativas em relação a economia.

Nesta ultima reunião do COPOM por exemplo, houve uma redução para 0,25% de corte da selic, sendo que nas outras reuniões o corte era de 0,5%. Pode acontecer dos cortes continuarem, interromperem ou mesmo de reverter, baseado na expectativa frente as metas de inflação.

O objetivo não é acertar sempre, mas no conjunto da escolha dos titulos obtermos uma rentabilidade acima da média.

Todos nós investimos para o longo prazo, e estaremos mensalmente escolhemos titulos para alocar. Alguns serão titulos excelentes, outros nem tanto, mas o conjunto da obra sera o que importa.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...