Jump to content
  • 0

Fundo Incentivado - Infra Estrutura

Pergunta

Pessoal estou tentando avaliar e comparar um fundo de renda fixa incentivado para infraestrutura em relação a outros investimentos, porém matematicamente não consigo entender as taxas ou impostos a serem pagos, alguém tem alguma informação técnica ou números para me ajudar a entender a viabilidade ou não?

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
9 minutes ago, Jadir Silva Ribeiro Junior disse:

Pessoal estou tentando avaliar e comparar um fundo de renda fixa incentivado para infraestrutura em relação a outros investimentos, porém matematicamente não consigo entender as taxas ou impostos a serem pagos, alguém tem alguma informação técnica ou números para me ajudar a entender a viabilidade ou não?

@Jadir Silva Ribeiro Junior no caso dos FI-Infra existe a isenção de imposto de renda, não só nos rendimentos distribuídos, como acontece com os FIIs e FIAGROS , mas também no ganho de capital, em caso de venda de cotas com lucro.

com o que você está comparando ? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Henrique muito obrigado pela devolutiva ainda para mim não está claro, numericamente como é feito o cálculo de pagamento de taxa desse fundo. Já procurei e muito sobre um simples exemplo matemático.

Exemplo: Fundo que paga 16% ao ano.

Taxa de 1%.

Colocando: 1000 reais nesse fundo qual o valor na retirada no primeiro dia após 1 ano?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
31 minutes ago, Jadir Silva Ribeiro Junior disse:

Henrique muito obrigado pela devolutiva ainda para mim não está claro, numericamente como é feito o cálculo de pagamento de taxa desse fundo. Já procurei e muito sobre um simples exemplo matemático.

Exemplo: Fundo que paga 16% ao ano.

Taxa de 1%.

Colocando: 1000 reais nesse fundo qual o valor na retirada no primeiro dia após 1 ano?

Boa tarde @Jadir Silva Ribeiro Junior. Poderia por favor colocar aqui o prospecto do fundo?

Salvo engano, quando voce investe via um fundo, mesmo ele sendo de renda fixa não ha uma promessa de rentabilidade mas sim um benchmarck a ser seguido.

Voce tera uma rentabilidade determinada ao investir diretamente no titulo de renda fixa. Ja os fundos podem investir em varios titulos que seguem a sua estratégia. Desta forma voce pode ter uma perspectiva de resultados passados mas não garantia de resultados futuros.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
34 minutes ago, Jadir Silva Ribeiro Junior disse:

Ok, vou postar aqui.

Mas assim o que busco é a forma de estudar, comparar, validar os valores do fundo.

Como matematicamente a gente avalia? Independente do fundo.

IMG_5582.png

Trata-se de um FIC ou FUndo de Investimento em COtas. Basicamente os seus ativos são cotas de outros fundos de investimentos. Seria necessario avaliar em qual fundo ou fundos ele investe para determinar os ativos.

O seu benchmarck é o IMA-B 5 que é um indice que reflete uma cesta de titulos indexados a inflação com vencimento em até 5 anos.

Desde 2008 quando o fundo iniciou suas atividades ele vem performando acima do DI e acima do IMA-B, lembrando sempre que resultados passados não são garantias de resultados futuros

Screenshot 2024-05-18 181107.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Ok Adriano, obrigado!

Desculpa falar nisso novamente, matemática como fazer o cálculo de taxas?

- numericamente o que seria melhor esse fundo ou um CDB qualquer?

- ainda não encontrei a forma de calcular a rentabilidade do fundo, mesmo que seja baseado no passado.

- somente fazer uma simulação.

Link para compartilhar

• 0
46 minutes ago, Jadir Silva Ribeiro Junior disse:

Desculpa falar nisso novamente, matemática como fazer o cálculo de taxas?

A taxa de administração é cobrada pela instituição financeira que administra o fundo, sendo a taxa que remunera todos os serviços prestados. O valor da taxa corresponde a um percentual do patrimônio do fundo, sendo representado em percentual ao ano (252 D.U), provisionado diariamente e descontado mensalmente, mesmo com variação negativa do fundo.

O administrador deve divulgar a rentabilidade do fundo com a taxa de administração já descontada do valor da cota. Diz-se que a rentabilidade é líquida da taxa de administração, ou seja, os resultados de rentabilidade apresentados ja é considerada a taxa de administração.

50 minutes ago, Jadir Silva Ribeiro Junior disse:

- numericamente o que seria melhor esse fundo ou um CDB qualquer?

@Jadir Silva Ribeiro Junior. Eu acho que voce esta fazendo uma certa confusão de conceitos. Em um fundo de investimentos existe um administrador e um gestor que irão investir para os cotistas baseado na estratégia definida pelo fundo. Quem investe em um fundo de investimento não quer ter o trabalho de escolher ativos, mas para isso paga através da taxa de administração e confia que o gestor ira investir da melhor forma que atenda os interesses dos cotistas. O cotista não tem controle sobre o que é comprado ou vendido, então a unica forma de avaliar se o fundo é bom ou ruim  é se ele entrega resultados, ou seja, a valorização de suas cotas.

Ja quando voce investe via CDBs voce esta diretamente comprando ativos para compor sua carteira de investimentos. É este caminho que ensinamos aqui na AUVP. Entendemos como funciona as diversas classes de ativos e desenvolvemos uma estrategia para compor nossa carteira.

56 minutes ago, Jadir Silva Ribeiro Junior disse:

- ainda não encontrei a forma de calcular a rentabilidade do fundo, mesmo que seja baseado no passado.

VOce tem os resultados passados e pode comparar com benchmarcks como o DI por exemplo.

Para o futuro o que voce poderia fazer seria analisar em quais fundos este fundo investe e descobrir quais ativos compoem a carteira hoje. Contudo, como trata-se de uma gestão ativa, estes ativos podem ser trocados a qualquer momento pelo gestor.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...