Bom dia pessoal, estou com dúvida em relação a rentabilidade da selic comparada ao ipca, vou expressar minha dúvida através de dois exemplos:
- vamos supor que a inflação esteja em 3% e a taxa da selic a 10%, nesse caso um título atrelado a selic estaria tendo uma rentabilidade real de 7%, levando em conta que a inflação estaria tomando parte da rentabilidade?
- agora outro exemplo, um título de ipca+7% levando em conta a mesma inflação do exemplo anterior, esse título estaria realmente rendendo 10%, já que ele paga a inflação mais uma porcentagem?
Pergunta
Vinicius Costa De Abreu
Bom dia pessoal, estou com dúvida em relação a rentabilidade da selic comparada ao ipca, vou expressar minha dúvida através de dois exemplos:
- vamos supor que a inflação esteja em 3% e a taxa da selic a 10%, nesse caso um título atrelado a selic estaria tendo uma rentabilidade real de 7%, levando em conta que a inflação estaria tomando parte da rentabilidade?
- agora outro exemplo, um título de ipca+7% levando em conta a mesma inflação do exemplo anterior, esse título estaria realmente rendendo 10%, já que ele paga a inflação mais uma porcentagem?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
4
4
2
2
DIAS POPULARES
22/Mai
7
21/Mai
6
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 4 posts
Priscila Andreia 4 posts
Edison Paulini 2 posts
Vinicius Costa De Abreu 2 posts
DIAS POPULARES
22/Mai 2024
7 posts
21/Mai 2024
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Bom dia @Vinicius Costa De Abreu. Para um calculo rapido sim. Para um calculo correto seria usado uma variação da formula de Fischer. Taxa = [(1+taxa prefixada)*(1+IPCA)]-1 taxa = [(1+0,07)*(1+
Adriano Umemura
Sim. Por isso que quando realizamos a simulação da nossa carteira de investimentos tomamos como base 8%aa de juros reais, ou seja, 8% acima da inflação. Tomando como base um CDB que paga prefixad
Adriano Umemura
Boa noite @Priscila Andreia. O CDI hoje esta em 10,40%. Geralmente o valor do CDI é 0,10 pontos percentuais a menos do que a selic meta. O valor de 12,32% deve ser o CDI acumulado dos ultimos 12 meses
12 respostas para essa pergunta
Recommended Posts