Jump to content
  • 0

Dúvida sobre rentabilidade


Pergunta

Bom dia pessoal, estou com dúvida em relação a rentabilidade da selic comparada ao ipca, vou expressar minha dúvida através de dois exemplos:

- vamos supor que a inflação esteja em 3% e a taxa da selic a 10%, nesse caso um título atrelado a selic estaria tendo uma rentabilidade real de 7%, levando em conta que a inflação estaria tomando parte da rentabilidade?

- agora outro exemplo, um título de ipca+7% levando em conta a mesma inflação do exemplo anterior, esse título estaria realmente rendendo 10%, já que ele paga a inflação mais uma porcentagem? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
1 hora atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

Bom dia pessoal, estou com dúvida em relação a rentabilidade da selic comparada ao ipca, vou expressar minha dúvida através de dois exemplos:

- vamos supor que a inflação esteja em 3% e a taxa da selic a 10%, nesse caso um título atrelado a selic estaria tendo uma rentabilidade real de 7%, levando em conta que a inflação estaria tomando parte da rentabilidade?

- agora outro exemplo, um título de ipca+7% levando em conta a mesma inflação do exemplo anterior, esse título estaria realmente rendendo 10%, já que ele paga a inflação mais uma porcentagem? 

Bom dia @Vinicius Costa De Abreu. Para um calculo rapido sim. Para um calculo correto seria usado uma variação da formula de Fischer.

Taxa = [(1+taxa prefixada)*(1+IPCA)]-1
taxa = [(1+0,07)*(1+0,03)]-1
Taxa = 0,1021 = 10,21%

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Vinicius Costa De Abreu. Para um calculo rapido sim. Para um calculo correto seria usado uma variação da formula de Fischer.

Taxa = [(1+taxa prefixada)*(1+IPCA)]-1
taxa = [(1+0,07)*(1+0,03)]-1
Taxa = 0,1021 = 10,21%

Aproveitando a pergunta, gostaria de saber como é calculado as porcentagem, ex:

Rendendo 109% do cdi

Sendo a taxa a 12,32 % 

Investindo 75 mil

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Vinicius Costa De Abreu. Para um calculo rapido sim. Para um calculo correto seria usado uma variação da formula de Fischer.

Taxa = [(1+taxa prefixada)*(1+IPCA)]-1
taxa = [(1+0,07)*(1+0,03)]-1
Taxa = 0,1021 = 10,21%

boa noite @Adriano Umemura então em todo caso, quando não estou atrelado a inflação, minha rentabilidade real em renda fixa vai ter que considerar a perda do percentual da inflação?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Priscila Andreia disse:

Aproveitando a pergunta, gostaria de saber como é calculado as porcentagem, ex:

Rendendo 109% do cdi

Sendo a taxa a 12,32 % 

Investindo 75 mil

Boa noite @Priscila Andreia. O CDI hoje esta em 10,40%. Geralmente o valor do CDI é 0,10 pontos percentuais a menos do que a selic meta. O valor de 12,32% deve ser o CDI acumulado dos ultimos 12 meses

Tomando como base então o CDI em 10,40%, 109% do CDI seria 11,33%. Desta forma se aplicar R$75mil, ao termino de 1 ano teria o valor de R$83.497,50 bruto, sendo necessario descontar o IR

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

boa noite @Adriano Umemura então em todo caso, quando não estou atrelado a inflação, minha rentabilidade real em renda fixa vai ter que considerar a perda do percentual da inflação?

Sim. Por isso que quando realizamos a simulação da nossa carteira de investimentos tomamos como base 8%aa de juros reais, ou seja, 8% acima da inflação.

Tomando como base um CDB que paga prefixado 14%aa com inflação em 4%aa, pela formula de Fischer ficaria:

Taxa Real = [(1+ Taxa Nominal)/(1 + Taxa de Inflação)] – 1
Taxa Real = [(1+ 0,14)/(1 + 0,04)] – 1
Taxa Real = 0,096 = 9,6%

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Priscila Andreia. O CDI hoje esta em 10,40%. Geralmente o valor do CDI é 0,10 pontos percentuais a menos do que a selic meta. O valor de 12,32% deve ser o CDI acumulado dos ultimos 12 meses

Tomando como base então o CDI em 10,40%, 109% do CDI seria 11,33%. Desta forma se aplicar R$75mil, ao termino de 1 ano teria o valor de R$83.497,50 bruto, sendo necessario descontar o IR

E como chegou a 11,33% ?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Matheus Passos Silva disse:

Há algum lugar na plataforma (ferramentas) que nos permite fazer estas simulações, @Adriano Umemura? Ou precisamos buscar as fórmulas e criar uma planilha Excel?

Bom dia, Matheus!

Hoje nas nossas ferramentas não existem essas informações.

Talvez futuramente tenhamos algo mas não é certeza.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Priscila Andreia disse:

Desculpe a ignorância, mas isso eu entendi, só não entendi qual calculo que você fez, tipo : 10,40%× 109% ?

Bom dia, Priscila!

Neste exemplo do Adriano, a base é a Selic atual de 10,50%.

O CDI temos como consenso que ele é 0,10% a menos que a Selic. Logo, o CDI atual é de 10,40%.

Um título que diz que rende 109% do CDI neste caso é nada mais que 109% * 10,40% que resulta nos 11,33% de rentabilidade.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Priscila!

Neste exemplo do Adriano, a base é a Selic atual de 10,50%.

O CDI temos como consenso que ele é 0,10% a menos que a Selic. Logo, o CDI atual é de 10,40%.

Um título que diz que rende 109% do CDI neste caso é nada mais que 109% * 10,40% que resulta nos 11,33% de rentabilidade.

 

Espero que tenha ficado claro!

Agora entendi, obrigado 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...