Jump to content
  • 0

Valor do P/V Vs Crescimento da empresa


João Paes

Pergunta

Olá.. Na Aula 6, Analise de ações, depois de voltar varias vezes eu finalmente entendi o conceito de P/L. Se uma empresa tem um P/L de 10 por exemplo significa que se tudo continuar do mesmo jeito eu vou demorar 10 anos pra recuperar o dinheiro investido somente com dividendos correto? Agora, o que que isso tem a ver com o crescimento da empresa? digo isso pq o raul explica no exemplo de uma empresa com mais de 400 de p/L é pq as pessoas esperam um grande crescimento da empresa. não entendi a relação entre essas duas coisas? na minha cabeça quando se tem 400 de p/L é pq a empresa ta lucrando muito pouco por ação e o preço da ação está muito cara.. não sei como isso pode ser bom ou representar crescimento? 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, João Paes disse:

Olá.. Na Aula 6, Analise de ações, depois de voltar varias vezes eu finalmente entendi o conceito de P/L. Se uma empresa tem um P/L de 10 por exemplo significa que se tudo continuar do mesmo jeito eu vou demorar 10 anos pra recuperar o dinheiro investido somente com dividendos correto?

Boa noite @João Paes. Correto em parte. O lucro liquido da empresa não necessariamente pode ser todo distribuido em forma de dividendo. A empresa pode decidir ao inves de distribuir, reinvestir na propria operação com o objetivo de receber mais lucro futuramente. Desta forma a interpretação do P/L de 10 seria que voce estaria pagando o valor de 10x o lucro apresentado pela empresa no ultimo exercicio. Caso este lucro se mantenha voce podera recuperar o valor investido em 10 anos seja em forma de dividendos ou em forma de crescimento da empresa

6 horas atrás, João Paes disse:

Agora, o que que isso tem a ver com o crescimento da empresa? digo isso pq o raul explica no exemplo de uma empresa com mais de 400 de p/L é pq as pessoas esperam um grande crescimento da empresa. não entendi a relação entre essas duas coisas? na minha cabeça quando se tem 400 de p/L é pq a empresa ta lucrando muito pouco por ação e o preço da ação está muito cara.. não sei como isso pode ser bom ou representar crescimento? 

Quando avaliamos uma empresa por multiplos, mais importante em saber o quanto a empresa esta sendo negociada baseado no lucro passado, seria estimar o quanto seria o preço que se esta pagando baseado no lucro futuro.

Por exemplo, se voce compra hoje uma ação negociado a R$30 que teve um lucro por ação de R$1 no ultimo exercicio, tera comprado a um P/L de 30. Se no proximo exercicio o lucro daquela empresa dobrou para R$2 por ação, voce na verdade comprou a ação com um P/L de 15. O que importa para o investidor são os lucros futuros, ja que os lucros passados ja estão no bolso de quem ja era investidor.

Os resultados passados são importantes para se avaliar como a empresa esta sendo conduzida até o momento atual, mas para o investidor o que importa serão os resultados apresentados a partir do momento que voce compra a ação. Desta forma quando o mercado esta negociando a multiplos elevados é devido a uma expectativa de que a empresa ira aumentar de forma significativa os resultados futuros.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, João Paes disse:

Olá.. Na Aula 6, Analise de ações, depois de voltar varias vezes eu finalmente entendi o conceito de P/L. Se uma empresa tem um P/L de 10 por exemplo significa que se tudo continuar do mesmo jeito eu vou demorar 10 anos pra recuperar o dinheiro investido somente com dividendos correto? Agora, o que que isso tem a ver com o crescimento da empresa? digo isso pq o raul explica no exemplo de uma empresa com mais de 400 de p/L é pq as pessoas esperam um grande crescimento da empresa. não entendi a relação entre essas duas coisas? na minha cabeça quando se tem 400 de p/L é pq a empresa ta lucrando muito pouco por ação e o preço da ação está muito cara.. não sei como isso pode ser bom ou representar crescimento? 

@João Paes imagine uma empresa crescendo seu lucro de tempo sem tempos, e o preço (que já estava alto 40X suba mas nem tanto quanto, ja que neste ponto em que estava com PL de 40X o mercado ja precificou um possivel crecimento - que pode ou nao ocorrer)

 

image.png.3a4bbda2bdafcab45c74d81f8c98d8fb.png Preço por ação  Lucro por ação P/L 

    exemplo de papel de pão ok?                  

No exemplo acima imagine que o Lucro por ação vá se concretizando ao longo dos anos, mas não ha mais uma expectativa de um aumento igual para as próximas décadas por exemplo, ou pode ate ser que a empresa ainda apresenta um crescimento ainda maior e o preço dispare novamente ate chegar neste patamar onde o P/L fiquei mais equilibrado tao logo a empresa chegue num nivel de amadurecimento e tamanho de mercado em que seu crescimento, e margens comecem a se estabilizar. (ou seja estariam hipoteticamente mais previsiveis)

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...