Jump to content
  • 0

Montando uma carteira


Pergunta

Bom dia!

ITAUSA e BRADESCO, por serem do mesmo setor, ter as duas na carteira estaria me expondo ao mesmo risco?? Ou seja, há problemas em ter as duas ações na carteira?

Outra pergunta: BRADESCO, por ser Alavancada, seria um fator de risco, a despeito dos outros indicadores serem positivos?? 

Grato, 

Ricardo Abreu.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

Bom dia!

ITAUSA e BRADESCO, por serem do mesmo setor, ter as duas na carteira estaria me expondo ao mesmo risco?? Ou seja, há problemas em ter as duas ações na carteira?

Outra pergunta: BRADESCO, por ser Alavancada, seria um fator de risco, a despeito dos outros indicadore ses serem positivos?? 

Grato, 

Ricardo Abreu.

 

Bom dia, Ricardo!

 

Diversificar em um mesmo setor você também estará exposto a uma correlação positiva. Isso implica que em eventos da economia que afetem o setor, todas as empresas do mesmo levarão uma chacoalhada. Exemplo: em um setor bancário, o nível de inadimplência populacional começa a subir, todos os bancos sofrem com isso.

Além de que você terá mais empresas para acompanhar relatórios e resultados.

Porém não é necessariamente um problema ou proibido se ter essa diversificação. Você pode ter empresas com diferenciais competitivos e também que abrangem pontos diferentes como, por exemplo, um banco com um carteira mais voltada ao agro e outro mais voltado para pessoas físicas.

Eu mesmo compartilho com você que possuo alguns setores na carteira com exposição em mãos de uma empresa. Estou cientes dos riscos que isso pode trazer e entendo que este seja o principal ponto.

 

Bradesco passa por uma fase de remodelação e também enfrenta diversos problemas. Os prospectos dos próprio banco dizem que se terá uma estabilidade prevista para meados de 2026. Ou seja, tem muito tempo ainda para o banco se recolocar e superar estes desafios que vem enfrentando.

Todavia ainda vejo como um banco sólido, lucrativo e com potencial de restruturação. (Não é recomendação de compra ou venda).

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
42 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

Bom dia!

ITAUSA e BRADESCO, por serem do mesmo setor, ter as duas na carteira estaria me expondo ao mesmo risco?? Ou seja, há problemas em ter as duas ações na carteira?

Outra pergunta: BRADESCO, por ser Alavancada, seria um fator de risco, a despeito dos outros indicadores serem positivos?? 

Grato, 

Ricardo Abreu.

 

@Ricardo Lopes De Abreu como disse o @Edison Luis Paulini, não é uma regra investir em somente em uma empresa por Setor, é apenas um ponto de atenção, principalmente quando estamos no início de formação da nossa carteira. Vai ser inevitável em algum momento mais para frente que tenhamos empresas do mesmos Setor, porém podemos ter empresas com focos diferentes, como o exemplo dado acima dos Bancos. Outro ponto importante é cuidarmos em não concentrar parte da carteira nas empresas do mesmo Setor. Devemos olhá-las como se fossem "uma empresa", ou seja, se você define que terá até 5% no Setor Bancário e tem duas empresas, a soma da participação delas não deve passar dos 5%.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...