Jump to content
  • 0

Não vou pagar as dívidas. Que caduquem, peço desulpas!


Antonio Neiva

Pergunta

Estou tentando me erguer financeiramente. Deixei dívidas para trás: de um carro que fiz uma entrega amigável para a financeira e segundo eles ficou saldo pra eu pagar, falaram de 34 mil, depois de 3 meses pediram 9 mil pra quitar (pode uma diferença dessa? já mostra a sacanagem) e de um cartão que ficou a fatura uns 5 mil. Em fim, to meio quebrado, MAAASSS como tenho minha casa própria, e continuo trabalhando pra me sustentar, não preciso de crédito pra nada, na verdade nunca mais comprarei nada se não com dinheiro vivo à vista é um compromisso de vida comigo mesmo. Não me orgulho do que vou falar: mas não pretendo pagar, entre bancos e eu, acho que eu necessito mais de dinheiro do que eles. Quando eu tiver uma boa reserva de emergência e o valor para quitar as dívidas for equivalente a menos de 10% do meu patrimônio investido, eu vou la e negocio para pagar tudo à vista. Se demorar demais, que caduque a dívida. na opinião de vocês eu estou errando em alguma avaliação nesse sentido? Algo que eu não esteja enxergando que poderá ser pior pra mim e não to vendo, nessa decisão?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fiquei devendo a faculdade em 2014 e negociei a dívida e paguei em 2016, entendi que tinha quitado toda a dívida. Em 2019 eles "lembraram" de uma parte da dívida que eu não havia pago e entendi que estava na negociação e negativaram o meu nome. Entrei com processo e enquanto isso meu nome ficou no Serasa. Como me cobraram só em 2019 de uma dívida feita em 2014 estava bem perto de caducar e eu não paguei afinal achei injusto surgir uma dívida anos depois de eu ter feito negociação.

Eu perdi o processo que se estendeu durante meses e meu nome ficou negativado esse tempo todo. Não precisei de crédito neste meio período, mas fiz entrevista para uma marca de joias e tenho certeza que não passei devido ao nome negativado porque tinha ido muito bem.

Eu faço o possível para não ter dívidas e é isso junto com a reserva de emergência que garantem o meu sono. Hoje você não precisa de crédito, mas nunca sabemos o dia de amanhã.
Acho que vale a pena tentar negociar em algum saldão de dívidas e poder dormir tranquilo.
 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não vou opinar sobre pagar ou não o que deve. isso é uma decisão sua e as consequências serão suas (e de quem estiver próximo de você).

 

Sobre achar que nunca vai precisar de crédito, boa sorte quando tentar viajar, especialmente pra fora, ou quando precisar comprar um bem de grande valor. Mas denovo, se você está bem com isso e não se importa com o incômodo, a decisão é sua.

 

 

Mas sugiro que entenda como chegou em 5mil na fatura do cartão de crédito sem poder pagar, pois a chance de isso se repetir se não houver uma mudança de comportamento é 100%.

 

Muita gente confunde o meio de pagamento (cartão) com a despesa de fato (produto ou serviço que pagou com o cartão).

E o cartão facilita muito gastar o que não tem e ficar enrolado depois.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muitos serviços só podem ser contratados se o nomes estiver 'limpo'. Por exemplo, uma locadora de carros poderá negar o aluguel de um carro, mesmo que você queira pagar adiantado e a vista.
Outros produtos poderão exigir um cartão de crédito para serem comprados. Ou pelo menos uma conta em banco para fazer pix numa compra online.

Sem contar que muitas empresas verificam seu nome e muitas oportunidades poderão se perder, como um emprego melhor que poderia turbinar a construção do patrimônio. Se seu nome estiver com restrições, talvez não consiga vender um apartamento ou outro bem para alavancar um investimento, pois o comprador ficará desconfiado. Talvez não consiga empreender pq o sócio poderá não fechar parceria com alguém sem crédito.

E mesmo que você adie o pagamento da dúvida para ela caducar ou para negociar uma condição favorável (como só pagar 10%), dizem que os bancos e as empresas tem um cadastro paralelo das pessoas que 'levaram a melhor', e elas farão de tudo para dificultar sua vida se você estiver nesta lista.

Editado por Daniel Felix Ferber
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...