Pessoal estou com uma situação e preciso de alguns conselhos.
Meu pai está atualmente trabalhando em uma empresa sem se registrar porque está recebendo o seguro desemprego.
Nesta empresa ele ja tem acordado que iria registrar um MEI e trabalhar com eles, porém meu pai como ja é um senhor de seus 63 anos, também está com processo de aposentadoria em andamento.
O detalhe é o seguinte.
Ele tem um problema auditivo (isso é fato), inclusive está usando aparelho o que impede ele de executar a função que ele executava antes (de trabalhar de motorista) mas não de fazer o que ele está fazendo agora.
O problema é que ele entrou com o processo de aposentadoria e está tentando se aposentar por invalidez porque o governo fica negando a aposentadoria dele. O problema disso é que se ele se aposentar por invalidez, não vai conseguir abrir o MEI pois uma coisa impede a outra.
Eles iam abrir um MEI no nome da minha mãe mas ela é funcionária pública e também não pode ou seja, meu pai pediu pra mim e meu irmão se nós estaríamos dispostos a fazer isso.
Sinceramente não estou muito confortável em fazer isso, acredito que se eu abrir o MEI no meu nome e der algum problema com as notas eu teria problemas com a Receita, mas pode ser coisa da minha cabeça também.
Alguém já passou por algo semelhante de abrir um MEI para um parente?
Pergunta
Anônimo
Pessoal estou com uma situação e preciso de alguns conselhos.
Meu pai está atualmente trabalhando em uma empresa sem se registrar porque está recebendo o seguro desemprego.
Nesta empresa ele ja tem acordado que iria registrar um MEI e trabalhar com eles, porém meu pai como ja é um senhor de seus 63 anos, também está com processo de aposentadoria em andamento.
O detalhe é o seguinte.
Ele tem um problema auditivo (isso é fato), inclusive está usando aparelho o que impede ele de executar a função que ele executava antes (de trabalhar de motorista) mas não de fazer o que ele está fazendo agora.
O problema é que ele entrou com o processo de aposentadoria e está tentando se aposentar por invalidez porque o governo fica negando a aposentadoria dele. O problema disso é que se ele se aposentar por invalidez, não vai conseguir abrir o MEI pois uma coisa impede a outra.
Eles iam abrir um MEI no nome da minha mãe mas ela é funcionária pública e também não pode ou seja, meu pai pediu pra mim e meu irmão se nós estaríamos dispostos a fazer isso.
Sinceramente não estou muito confortável em fazer isso, acredito que se eu abrir o MEI no meu nome e der algum problema com as notas eu teria problemas com a Receita, mas pode ser coisa da minha cabeça também.
Alguém já passou por algo semelhante de abrir um MEI para um parente?
Saberia me explicar os reais riscos disso?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
4
2
2
2
DIAS POPULARES
27/Mai
14
Top Posters For This Question
Flavio Prado 4 posts
Erik Shine 2 posts
Júlio Bernardes 2 posts
Gustavo Morais Barbosa 2 posts
DIAS POPULARES
27/Mai 2024
14 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
Anônimo, realmente situação, no mínimo, chata. Tenho conhecidos que emprestam o CPF para criar o MEI para pai/mãe ou para filho/filha. Não conheço a Legislação, porém se ele está p
Flavio Prado
@Gustavo Morais Barbosa eu faço uma planilha lançando as despesas do meu MEI, para o caso de uma fiscalização eu poder comprovar as despesas com as notas. Há também o possibilidade de contratar um Con
Flavio Prado
@Erik Mellin pelo que vi, mesmo sendo MEI, que é CLT e é dispensado sem justa causa pode receber o seguro desemprego. Segue o link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/perguntas-
13 respostas para essa pergunta
Recommended Posts