Jump to content
  • 0

Tal pai, tal o filho?!


Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite sardinhas!

Para vocês, honrar as dívidas (entenda promessas) é uma questão de caráter? Eu confesso que tenho encarado a vida come essa expectativa! Resultado? Tenho quebrado a minha cara com maior frequência que gostaria...  com "amigos", vendedores, com meu próprio pai!

Não estou falando aqui de situações de adversidade, mas de cenários em que o devedor consegue não te pagar e agir como se nada tivesse acontecido! Pior que isso, esperam ainda um agradecimento por terem pagado depois de muitos atrasos, e ainda terem ficado bravos/irritados quando os cobrei. 

Depois desses dissabores e entender minha parcela de culpa, cortei relações com quem pude, e aprendi a dizer não para os que não pude.

E qual é a opinião de vocês sardinhas, o mundo é realmente dos espertos?!
  

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
49 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Boa noite sardinhas!

Para vocês, honrar as dívidas (entenda promessas) é uma questão de caráter? Eu confesso que tenho encarado a vida come essa expectativa! Resultado? Tenho quebrado a minha cara com maior frequência que gostaria...  com "amigos", vendedores, com meu próprio pai!

Não estou falando aqui de situações de adversidade, mas de cenários em que o devedor consegue não te pagar e agir como se nada tivesse acontecido! Pior que isso, esperam ainda um agradecimento por terem pagado depois de muitos atrasos, e ainda terem ficado bravos/irritados quando os cobrei. 

Depois desses dissabores e entender minha parcela de culpa, cortei relações com quem pude, e aprendi a dizer não para os que não pude.

E qual é a opinião de vocês sardinhas, o mundo é realmente dos espertos?!
  

Anônimo, falando em dívidas, eu particularmente não consigo dormir com uma dívida na cabeça.

Que seja 50 reais que alguém um dia me pagou para um rolê quando eu falei que não tinha dinheiro naquele momento.

Porém infelizmente quando o assunto é dinheiro muita gente não é assim. Tenho um amigo que deve minha mãe, já tivemos brigas na família onde um tio se virou contra os irmãos pro conta de dinheiro...

E acho que é real aquele ditado: todo dia sai um besta e um esperto de casa. Quando e encontram dá negócio.

 

Acho válido o que você diz sobre cortar vínculos com quem não te agrega. Pelo que você relata, de alguma forma você se sente incomodado e até mesmo invadido de certa forma quando as pessoas vão contra seus princípios no que diz respeito sobre dinheiro. Mesmo que não seja necessário se afastar mas impor seus limites e isso é para seu bem. Não tem problema em dizer não e acredito que ainda não estamos habituados com isso. Dizer não parece ser errado e a maioria das pessoas ainda não sabe receber um simples não.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite sardinhas!

Para vocês, honrar as dívidas (entenda promessas) é uma questão de caráter? Eu confesso que tenho encarado a vida come essa expectativa! Resultado? Tenho quebrado a minha cara com maior frequência que gostaria...  com "amigos", vendedores, com meu próprio pai!

Não estou falando aqui de situações de adversidade, mas de cenários em que o devedor consegue não te pagar e agir como se nada tivesse acontecido! Pior que isso, esperam ainda um agradecimento por terem pagado depois de muitos atrasos, e ainda terem ficado bravos/irritados quando os cobrei. 

Depois desses dissabores e entender minha parcela de culpa, cortei relações com quem pude, e aprendi a dizer não para os que não pude.

E qual é a opinião de vocês sardinhas, o mundo é realmente dos espertos?!
  

Anônimo, como disse o @Edison Luis Paulini, achamos errado negar emprestar dinheiro e quando fazemos, os outros acham que somos canalhas (para ser ameno rsrsrs).

Para nossa saúde mental, e financeira, precisamos exercitar o "NÃO". Precisamos entender que quando o assunto é dinheiro, infelizmente as pessoas mudam. Há pessoas como o Eddy que se tiver devendo R$1,00 não sossega, e eu também sou assim, porém há o outro lado do espectro que há pessoas que devem e nem ligam.

Eu sempre fui solidário e me preocupava em ajudar. Tomei na cabeça também. Hoje já consigo negar com mais "facilidade". Uma dica boa é usar "terceiros" que te impedem de fazer a "cagada". Por exemplo, se você for casado(a) fala que não pode ser fiador, ou que não pode emprestar o dinheiro, pois não é só você dono(a) do patrimônio. Seria bom combinar o discurso com o cônjuge rsrsrs.

Hoje, se por acaso for emprestar, o dinheiro vai como doação. Se a pessoa pagar, ótimo, se não pagar, ótimo. Porém minha cota de caridade é bem pequena rsrsrs

E em relação a cortar relações, na verdade eu ignoro o fato. Dependendo de quem for, na segunda negativa ela vai parar de pedir para você. E se algum dia a pessoa fizer algum comentário em público sobre o assunto, se você estiver de bom humor no momento, faz uma piada constrangedora para a pessoa, mas se não tiver em um bom dia, dá um sorriso falso e ignora.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

E qual é a opinião de vocês sardinhas, o mundo é realmente dos espertos?!

o problema do esperto é acreditar que todo mundo é tonto.

Na verdade ocorre que muitas vezes queremos ajudar, e do outro lado pode ter um esperto que quer emprestar o dinheiro e esta tao focado nisso que nao se preocupa se vai poder ou conseguir pagar.

Ai realmente a culpa ou a responsabilidade recai em quem empresta, pois voce pode estar alimentando um vicio do outro lado, dando aquela droguinha em que o cara sempre vai querer mais. O importante aqui é aprender e dizer não.

Eu sempre juntei dinheiro desde novo, e ja vi vulgos amigos se aproximarem para pedir emprestado (eu não fazia ideia de como eles sabiam que eu juntava pq eu nao comentava ) mas enfim, emprestei algumas vezes, e no primeiro atraso, passei cagaço e assim que recebi nunca mais emprestei a ninguem. Ja doei, ja paguei parcela de escola, inscricoes em cursos, como presente, mas emprestar não.

A vida ensina, mas temos que aprender a dizer não.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/05/2024 at 21:13, Convidado Anônimo disse:

Boa noite sardinhas!

Para vocês, honrar as dívidas (entenda promessas) é uma questão de caráter? Eu confesso que tenho encarado a vida come essa expectativa! Resultado? Tenho quebrado a minha cara com maior frequência que gostaria...  com "amigos", vendedores, com meu próprio pai!

Não estou falando aqui de situações de adversidade, mas de cenários em que o devedor consegue não te pagar e agir como se nada tivesse acontecido! Pior que isso, esperam ainda um agradecimento por terem pagado depois de muitos atrasos, e ainda terem ficado bravos/irritados quando os cobrei. 

Depois desses dissabores e entender minha parcela de culpa, cortei relações com quem pude, e aprendi a dizer não para os que não pude.

E qual é a opinião de vocês sardinhas, o mundo é realmente dos espertos?!
  

Há muito tempo li em algum lugar: "Se você não consegue cuidar bem do seu dinheiro, como é que você vai cuidar do meu?" Já emprestei e me dei mal. Empréstimo para aquela pessoa tida como "totalmente confiável/idônea (até deu cheque como garantia)". Não era... É melhor evitar emprestar e conservar a nossa paz e amizade (quem sabe).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/05/2024 at 21:13, Convidado Anônimo disse:

Boa noite sardinhas!

Para vocês, honrar as dívidas (entenda promessas) é uma questão de caráter? Eu confesso que tenho encarado a vida come essa expectativa! Resultado? Tenho quebrado a minha cara com maior frequência que gostaria...  com "amigos", vendedores, com meu próprio pai!

Não estou falando aqui de situações de adversidade, mas de cenários em que o devedor consegue não te pagar e agir como se nada tivesse acontecido! Pior que isso, esperam ainda um agradecimento por terem pagado depois de muitos atrasos, e ainda terem ficado bravos/irritados quando os cobrei. 

Depois desses dissabores e entender minha parcela de culpa, cortei relações com quem pude, e aprendi a dizer não para os que não pude.

E qual é a opinião de vocês sardinhas, o mundo é realmente dos espertos?!
  

É amigo, é complicado... A falta de dinheiro corrompe as pessoas. Mas não concordo com o tal pai tal filho, meu pai é muito endividado, nome sujo há X tantos anos, e eu ao contrário tenho guardado 30 mil que não quero por as mãos tão cedo...

Inclusive esses dias veio um ex-aluno meu pedindo dinheiro, se vitimizando e tals. E por melhor que seja as relações, eu fui curto mas não grosseiro "Puxa que situação a sua, infelizmente não empresto dinheiro, mas estou torcendo para você conseguir se reerguer" e pronto, se ele quiser sumir, me achar vacilão... Que seja, a vida é muito menos sofrida depois que você perceber que não importa o que os outros pensem de você, mesmo porque cada um terá uma visão sua, o cara que é extrovertidíssimo pode te achar super quieto, e o cara que é introvertido pode te achar super agitado... No fim a única opinião que importa é a sua e de sua família (marido/mulher e filhos).

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...