Jump to content
  • 0

Confusão na carteira


Gabriel Sales

Pergunta

Então, seguinte, como todo investidor irresponsável comecei a investir antes do curso, criei uma carteira com fundamento em vídeos e pesquisas que fiz sem me aprofundar muito. Fiz minha carteira e hj, enquanto estudo o curso, estou inseguro com algumas empresas e Fiis. Quero uma opinião em relação a minha carteira e o que vocês acham sobre os ativos que coloquei, para buscar uma luz em meio a confusão que tá na minha cabeça kskkssk. Além disso percebi que todos são ativos de "Base" da carteira.

Estou com esses ativos no meu plano de carteira, tenho cotas de todos menos Wegie3.
Tô muito inseguro com a Caixa Seguridade (por conta do controle do estado), a BB seguridade e a Vale.

Meu plano é estruturar cerca de 34% ações nacionais 34% internacionais, 15% FIIs (quero tirar alguns fiis de papel da carteira e deixar só tijolo e desenvolvimento, no máximo 1 ou 2 FOF) 15% renda fixa e 2% bitcoin.

Até agr pretendo colocar os ativos de meio e topo da carteira no mercado internacional, através etfs e/ou stocks.

Muito obrigado pela atenção.

Untitled.jpg

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Gabriel Sales disse:

Então, seguinte, como todo investidor irresponsável comecei a investir antes do curso, criei uma carteira com fundamento em vídeos e pesquisas que fiz sem me aprofundar muito. Fiz minha carteira e hj, enquanto estudo o curso, estou inseguro com algumas empresas e Fiis. Quero uma opinião em relação a minha carteira e o que vocês acham sobre os ativos que coloquei, para buscar uma luz em meio a confusão que tá na minha cabeça kskkssk. Além disso percebi que todos são ativos de "Base" da carteira.

Estou com esses ativos no meu plano de carteira, tenho cotas de todos menos Wegie3.
Tô muito inseguro com a Caixa Seguridade (por conta do controle do estado), a BB seguridade e a Vale.

Meu plano é estruturar cerca de 34% ações nacionais 34% internacionais, 15% FIIs (quero tirar alguns fiis de papel da carteira e deixar só tijolo e desenvolvimento, no máximo 1 ou 2 FOF) 15% renda fixa e 2% bitcoin.

Até agr pretendo colocar os ativos de meio e topo da carteira no mercado internacional, através etfs e/ou stocks.

Muito obrigado pela atenção.

Untitled.jpg

Boa noite, Gabriel!

Primeiro, de tudo você já concluiu o cvrso?

Especialmente o módulo 4 para análises de ações e FIIs?

E a título de curiosidade, por qual motivo um percentual de mais de 30% em ativos internacionais?

 

Essas perguntas que lhe faço são primordiais pois uma análise de ativos está envolto também de princípios. Por exemplo: temos investidores que investem tranquilamente em estatais, os que investem mas consideram como risco e os que não chegam nem perto.

Não tem regra e varia de pessoa para pessoa. Por isso a questão dos princípios e dos estudos.

 

Dando um pitaquinho mais pessoal. 

Gerdau e vale não são empresas que eu goste e invista. Tanto por uma questão de princípios como pela questão de não se ter lucros consistentes.

Estatais contém seu risco mas falando de banco do Brasil, é um ótimo banco na minha visão. O mesmo vale para Sanepar.

 

Espero que contribua!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Gabriel!

Primeiro, de tudo você já concluiu o cvrso?

Especialmente o módulo 4 para análises de ações e FIIs?

E a título de curiosidade, por qual motivo um percentual de mais de 30% em ativos internacionais?

 

Essas perguntas que lhe faço são primordiais pois uma análise de ativos está envolto também de princípios. Por exemplo: temos investidores que investem tranquilamente em estatais, os que investem mas consideram como risco e os que não chegam nem perto.

Não tem regra e varia de pessoa para pessoa. Por isso a questão dos princípios e dos estudos.

 

Dando um pitaquinho mais pessoal. 

Gerdau e vale não são empresas que eu goste e invista. Tanto por uma questão de princípios como pela questão de não se ter lucros consistentes.

Estatais contém seu risco mas falando de banco do Brasil, é um ótimo banco na minha visão. O mesmo vale para Sanepar.

 

Espero que contribua!

Opa Edison, obrigado pela resposta.
Então, ainda não concluí o curso, mas já terminei até o módulo 6, estou começando o 7. Como é uma carteira que fiz antes do curso estou pensando em como "resolver" alguns pontos que não havia prestado atenção por não ter feito as análises de forma aprofundada. Não sabia o nível de estatização de algumas empresas que investi e não prestei atenção nos risco cíclico de algumas.

Não comentei nada sobre como corrigir erros de carteira e tals, o que faço com os ativos se vendo ou realoco pq vi que no 8 tem aulas sobre isso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
43 minutes ago, Gabriel Sales disse:

Opa Edison, obrigado pela resposta.
Então, ainda não concluí o curso, mas já terminei até o módulo 6, estou começando o 7. Como é uma carteira que fiz antes do curso estou pensando em como "resolver" alguns pontos que não havia prestado atenção por não ter feito as análises de forma aprofundada. Não sabia o nível de estatização de algumas empresas que investi e não prestei atenção nos risco cíclico de algumas.

Não comentei nada sobre como corrigir erros de carteira e tals, o que faço com os ativos se vendo ou realoco pq vi que no 8 tem aulas sobre isso.

De fato você está certo que no módulo 8 tem aulas para ajustes na carteira especificamente!

Segurar até lá a questão de aportes será a melhor ideia. Além disso, você já pode aplicar os conhecimentos do módulo 4 em cima dos ativos que você possui. Assim você já vai tendo um norte sobre o que você tem seu dinheiro aportado e o que faz sentido na sua estratégia.

São pequenos passos sempre.

Porém tem ativos interessantes na sua carteira na minha opinião.

 

Até deixo uma curiosidade para você se aprofundar se quiser. BBSE3 por incrível que possa parecer, não tem de fato controle estatal. A BBSE3 na verdade é uma holding e possuo uma estrutura deveras particular. Essa estrutura faz com que apesar que uma das pontas de controle seja o banco do Brasil que é realmente uma estatal, o controle participativo do banco não supera 49% o que faz que mesmo que o banco recebe parte significativa de lucros, não tem poder de controle.

Vale a pena dar uma conferida para conhecer um pouco mais sobre estruturas societárias e exercitar a análise de ativos  =)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
47 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

De fato você está certo que no módulo 8 tem aulas para ajustes na carteira especificamente!

Segurar até lá a questão de aportes será a melhor ideia. Além disso, você já pode aplicar os conhecimentos do módulo 4 em cima dos ativos que você possui. Assim você já vai tendo um norte sobre o que você tem seu dinheiro aportado e o que faz sentido na sua estratégia.

São pequenos passos sempre.

Porém tem ativos interessantes na sua carteira na minha opinião.

 

Até deixo uma curiosidade para você se aprofundar se quiser. BBSE3 por incrível que possa parecer, não tem de fato controle estatal. A BBSE3 na verdade é uma holding e possuo uma estrutura deveras particular. Essa estrutura faz com que apesar que uma das pontas de controle seja o banco do Brasil que é realmente uma estatal, o controle participativo do banco não supera 49% o que faz que mesmo que o banco recebe parte significativa de lucros, não tem poder de controle.

Vale a pena dar uma conferida para conhecer um pouco mais sobre estruturas societárias e exercitar a análise de ativos  =)

Vi isso da BBSE na análise que fiz dela dps que terminei o módulo 4, o que me deixa ainda receoso entre as duas seguradoras é o receio de correlação entre a bbse e a caixa seguridade (apesar de uma ser mais focada em agro e a outra em residencial).

Sei que a caixa não tem essa "proteção" e é controlada pelo estado mesmo, mas como coloquei uma posição na cxse no fim do ano, ela estava bem barata e acabou se tornando a maior posição de minha carteira, aí estou aguardando para não fazer besteira kkkkk

Acho que a cxse está em um momento bom para investir por ser menor que a bbse e ter um alcance bom no residencial, mas (hoje pós aulas da auvp) fico receoso com o risco estatal e com a correlação.

Pretendo parar os meus aportes até finalizar o módulo 8 e estruturar direitinho, por enquanto estou aportando só em renda fixa, aproveitando o ipca+6.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia @Gabriel Sales. Temos que entender que uma carteira que esta alinhada para um investidor pode não atender os objetivos de outro. Alguns fatores que teriam que ser avaliados:

- quanto tempo voce tem até querer usufruir do seu patrimonio
- ira residir no BRasil ou no exterior
- sua fonte de renda possui alguma correlação com algum dos seus ativos
- qual o seu perfil como investidor

Antes mesmo de decidir o que fazer com os ativos que voce tem em carteira seria necessario responder estas perguntas para alinhar os seus percentuais de classes de ativos. Estes percentuais podem ir mudando ao passar dos anos ao se aproximar da sua meta de "aposentadoria".

7 horas atrás, Gabriel Sales disse:

Vi isso da BBSE na análise que fiz dela dps que terminei o módulo 4, o que me deixa ainda receoso entre as duas seguradoras é o receio de correlação entre a bbse e a caixa seguridade (apesar de uma ser mais focada em agro e a outra em residencial).

As 2 tem o mesmo modelo de negocios quando falamos em se aproveitar da estrutura bancaria para a distribuição dos seus produtos . Devido a isso existira uma correlação do setor e do modelo de negocios. Alem disso voce tambem tera uma correlação com o BB.

Somente um adendo relacionado a este tema. Caixa seguridade teve o seu IPO em 2021, ou seja, temos ainda poucas informações para se realizar uma analise adequada da empresa. Eu daria preferencia para empresas com 10 anos de bolsa, podendo aceitar empresas com 5 anos mas considerando serem ativos de maior risco.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Gabriel Sales disse:

Vi isso da BBSE na análise que fiz dela dps que terminei o módulo 4, o que me deixa ainda receoso entre as duas seguradoras é o receio de correlação entre a bbse e a caixa seguridade (apesar de uma ser mais focada em agro e a outra em residencial).

Sei que a caixa não tem essa "proteção" e é controlada pelo estado mesmo, mas como coloquei uma posição na cxse no fim do ano, ela estava bem barata e acabou se tornando a maior posição de minha carteira, aí estou aguardando para não fazer besteira kkkkk

Acho que a cxse está em um momento bom para investir por ser menor que a bbse e ter um alcance bom no residencial, mas (hoje pós aulas da auvp) fico receoso com o risco estatal e com a correlação.

Pretendo parar os meus aportes até finalizar o módulo 8 e estruturar direitinho, por enquanto estou aportando só em renda fixa, aproveitando o ipca+6.

Gabriel, apenas complementando a resposta do @Adriano Umemura.

Investir em empresas de um mesmo setor não é necessariamente um problema desde que se tenha atenção em pontos que isso nos traz como as correlações.

E seu investimento na caixa parece ter algo mais especulativo hein, rapaz!

Por conta do tempo de empresa, seguindo a risca nossa filosofia de buy and hold ela sequer entraria em nossa lista de investimento nem mesmo para estudo geral pois ela ainda não possui muita coisa demonstrada para ser estudada. A partir de 5 anos até podemos estudar mas com um pé atrás considerando como uma pimentinha da carteira.

Por isso aguardar e deixar ela lá paradinha até se saber melhor o que fazer é a melhor alternativa.

 

Se tiver dúvidas mais em seus estudos mande aí para tentarmos dar uma força!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Opa meu caro investidor 💰💸

Gabriel gosto bastante do vies do Raul sobre não investir em empresas com forte participação do governo; por causa disso não tenho metade das suas.

Gosto bastante de uma aula que o Raul fala sobre uma pirâmide (Aula 18 - Módulo 4) onde na base terei empresas mais solidas e perenes, no meio boas empreasa em setores estratégicos que dão lucro e na ponta empresas que possuem poucas dividas ou prejuízo irrelevante na qual possa arriscar e prosperarem no futuro.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
33 minutes ago, Lucas Melo disse:

Opa meu caro investidor 💰💸

Gabriel gosto bastante do vies do Raul sobre não investir em empresas com forte participação do governo; por causa disso não tenho metade das suas.

Gosto bastante de uma aula que o Raul fala sobre uma pirâmide (Aula 18 - Módulo 4) onde na base terei empresas mais solidas e perenes, no meio boas empreasa em setores estratégicos que dão lucro e na ponta empresas que possuem poucas dividas ou prejuízo irrelevante na qual possa arriscar e prosperarem no futuro.

Sim sim, eu só preciso ainda conseguir separar melhor quais são as empresas de base e meio. Isso ficou um pouco confuso na prática pra mim.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Gabriel Sales disse:

Sim sim, eu só preciso ainda conseguir separar melhor quais são as empresas de base e meio. Isso ficou um pouco confuso na prática pra mim.

Gabriel, dando uma ajudinha para pensar neste quesito e lembrando que é uma opinião mais pessoal com base nos seus ativos do início do post:

Base: Banco do Brasil, Weg, Sanepar, BB Seguridade (empresas já sólidas de mercado, setor;es perenes e com bons lucros), Engie, Taesa (também de setores perenes e boas empresas na minha opinião)

Meio: Vale, Klabin (empresas de comodities que são muito cíclicas e sofrem mais oscilações. Não invisto em vale mas o setor de celulose na minha visão é um dos melhores setores de comodities que temos);

Topo: Caixa Seguridade (por conta do tempo de mercado que fora discutido anteriormente)

 

Gerdau nunca estudei a empresa e não sei seus números e fundamentos por isso não onde classificar. Mas provavelmente ela entraria no meio considerando ser também uma empresa voltada a materiais básicos ou de repente no topo a depender de seus números, endividamentos, fundamentos, etc.

 

Espero que ajude!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...