Jump to content
  • 0

Empresas do Agro, vale a pena?


Franco Junqueira

Pergunta

Saudações!

Venho analisando algumas empresas do Agro para começar a investir e selecionei duas para melhor estudo: SLCE3 e AGRO3. Percebi, porém, que o free float delas é baixo: SLCE3 35,7% e AGRO3 37,95%. 

Vejo isso como perigo, uma vez que a maior parte das ações está concentrada, mas por outro lado, empresa com "dono" pode ser bom, desde que a gestão seja de excelência, o que não é fácil no Brasil.

Como vocês analisam essa questão?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Franco Junqueira disse:

Saudações!

Venho analisando algumas empresas do Agro para começar a investir e selecionei duas para melhor estudo: SLCE3 e AGRO3. Percebi, porém, que o free float delas é baixo: SLCE3 35,7% e AGRO3 37,95%. 

Vejo isso como perigo, uma vez que a maior parte das ações está concentrada, mas por outro lado, empresa com "dono" pode ser bom, desde que a gestão seja de excelência, o que não é fácil no Brasil.

Como vocês analisam essa questão?

Boa tarde @Franco Junqueira. Não considero um free float de 38% como baixo, tendo liquidez suficiente para a maioria dos invetsidores

Como os fiagros hoje na sua maioria ainda investem via titulos de dividas, eu considero a exposição no setor de agronegócio via empresas um bom caminho a ser tomado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Franco Junqueira disse:

Saudações!

Venho analisando algumas empresas do Agro para começar a investir e selecionei duas para melhor estudo: SLCE3 e AGRO3. Percebi, porém, que o free float delas é baixo: SLCE3 35,7% e AGRO3 37,95%. 

Vejo isso como perigo, uma vez que a maior parte das ações está concentrada, mas por outro lado, empresa com "dono" pode ser bom, desde que a gestão seja de excelência, o que não é fácil no Brasil.

Como vocês analisam essa questão?

Eu conheço muito a SLC3, tanto as fazendas, a operação quanto a diretoria, não invisto unicamente por ter 99,9999% do meu patrimônio no agro.

É uma empresa muito bem administrada com uma equipe de estrelas formadas dentro da própria empresa, acredito que a bolsa deprecie a empresa, pois alem de muito bem gerida em custos, a SLC tem boas produtividades de campo. O Freefloat de 43% é justamente pelo volume de ações que a familia Logemann detém da empresa, que é mais de 50%, porque alem do volume que a familia tem pela SLC Participações, os caras ainda compram SLC na pessoa física, isso que é gostar da empresa. 

A única estratégia que eu não gosto da SLC é o fato de arrendarem e formarem parcerias nos últimos anos e não comprarem terra, com isso aumentam o ROE, mas não aumentam tanto o patrimônio, mesmo assim possuem 135 mil há agricultáveis. 

Agora é uma ótima hora de entrar em SLC, devido as secas no MT a ação caiu muito, mas a empresa não vai nem tossir por isso. 

Brasil Agro tá no negocio de valorização imobiliária, compra e venda de terra, também conheço a estrutura e quem toca o negocio, inclusive o maior acionista, ótima empresa mas não tem a mesma pegada Buy and Hold que a SLC.

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...