Jump to content

CTEEP - CIA TRANSMISSÃO ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA


Recommended Posts

Fala sardinhas.

Tava viajando aqui nos sites de ações e cai na "CTEEP". Achei os indicadores mt bons, e fui ver na AUVP analítica. Lá ta como viável, mas "bomba" pro TAG ALONG. Aí fui ver as ações ON e PN, a ON tem TAG ALONG de 80%, mas nao é quase nada negociada, e a PN não tem TAG ALONG e é a mais negociada, MUITO mais. Não consegui identiticar por quê disso, alguem pode me explicar?

Editado por Lucas Da Silva
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Lucas Da Silva disse:

Fala sardinhas.

Tava viajando aqui nos sites de ações e cai na "CTEEP". Achei os indicadores mt bons, e fui ver na AUVP analítica. Lá ta como viável, mas "bomba" pro TAG ALONG. Aí fui ver as ações ON e PN, a ON tem TAG ALONG de 80%, mas nao é quase nada negociada, e a PN não tem TAG ALONG e é a mais negociada, MUITO mais. Não consegui identiticar por quê disso, alguem pode me explicar?

Se não tem tag along, esquece a empresa. Tipo de empresa que só quer financiador. Se for pra financiar empresa, é melhor investir nas debêntures dela. A ausência de tag along pode fazer você perder muito dinheiro na eventual troca de controlador por você não poder vender suas ações pelo mesmo preço dos controladores. De resto,  @Edison Luis Paulini explicou muito bem os motivos das diferenças de negociação. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Lucas Da Silva disse:

Fala sardinhas.

Tava viajando aqui nos sites de ações e cai na "CTEEP". Achei os indicadores mt bons, e fui ver na AUVP analítica. Lá ta como viável, mas "bomba" pro TAG ALONG. Aí fui ver as ações ON e PN, a ON tem TAG ALONG de 80%, mas nao é quase nada negociada, e a PN não tem TAG ALONG e é a mais negociada, MUITO mais. Não consegui identiticar por quê disso, alguem pode me explicar?

Fala Mestre! Tudo beleza?

Só acrescentando uma informação aqui, eu até possuo ela em carteira, pois havia comprado antes de fazer a AUVP.
Mas, é um ação que está em "quarentena", com a pontuação zerada no meu Diagrama do Cerrado, devido a essa falta de Tag Along 100%.
Talvez algum dia ela volte a compor meus aportes, pois seus indicadores e fundamentos são muito bons, mas caiu devido a isso.

Valeuu! o/

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Lucas Da Silva disse:

Fala sardinhas.

Tava viajando aqui nos sites de ações e cai na "CTEEP". Achei os indicadores mt bons, e fui ver na AUVP analítica. Lá ta como viável, mas "bomba" pro TAG ALONG. Aí fui ver as ações ON e PN, a ON tem TAG ALONG de 80%, mas nao é quase nada negociada, e a PN não tem TAG ALONG e é a mais negociada, MUITO mais. Não consegui identiticar por quê disso, alguem pode me explicar?

Eu tinha ela na minha carteira antes de fazer o curso. Depois que concluí o módulo 4 eu achei melhor vender exatamente por ela não ter Tag Along nas ações preferenciais. Agora estou de olho em outras empresas do setor de energia para adquirir com o intuito de substituí-la.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Lucas!

De fato a empresa apresenta bons indicadores e fundamentos. O X da questão é justamente o tag along que nos tira a empresa de vista dado que somos buy and holders.

Existe um fator de mercado onde as ações PN possuem preferência no pagamento de dividendos e também é possível notar como o DY das PN são maiores. Isso atrai as grandes massas de investidores o que gera maior movimentação do papel e que também notamos como bem comentou que a liquidez é grotescamente maior mesmo não tendo tag along. Inclusive, na minha opinião tag along é um tema pouco abordado e utilizado para a maioria dos investidores por conta de muito adquirirem papéis para vender e realizar lucros ou simplesmente olham para DY.

Como as ações ON consequentemente vão diminuindo a liquidez, gera um problema de liquidação de papéis bem como isso gera por conseguinte uma oscilação muito grande no valor do papel. 

Por fim, as informações que achamos de free float da empresa não estão corretas na maioria dos sites que vi. O free float das ações TRPL3 na verdade são baixíssimas o que indica que a administração e os controladores não querem sócios pois a disponibilidade das ações ON que são os mesmos papéis que os sócios majoritários possuem não estão amplamente disponíveis para pequenos investidores.

 

Espero que tenha ficado claro e estamos aí em caso de dúvidas!

Brabo demais. Só fiquei curioso mesmo do pq a diferença na liquidez de cada uma. No site que vi o freefloat era o mesmo para as duas. Mas mandasse bem demais, valeuu.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

49 minutes ago, Israel Alves Da Costa disse:

Eu tinha ela na minha carteira antes de fazer o curso. Depois que concluí o módulo 4 eu achei melhor vender exatamente por ela não ter Tag Along nas ações preferenciais. Agora estou de olho em outras empresas do setor de energia para adquirir com o intuito de substituí-la.

Israel, fiz a mesma coisa. Também me desfiz do papel pelo tag along e estudei a realocação.

Felizmente temos boas empresas neste setor ainda com tag along e bons fundamentos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...