Post popular Felipe Silva Postado 10 de Junho Post popular Compartilhar Postado 10 de Junho Boa tarde, pessoal! No momento, estou juntando dinheiro com a minha noiva para comprarmos nosso apartamento. Nosso objetivo é economizar R$ 50.000,00 nos próximos dois anos para dar a entrada necessária no financiamento. Gostaria de sugestões sobre onde investir esse dinheiro ao longo desses dois anos. Seria melhor optar por renda fixa, variável ou outra opção? Desde já, agradeço a ajuda! 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 10 de Junho Post popular Compartilhar Postado 10 de Junho 17 minutes ago, Felipe Silva disse: Boa tarde, pessoal! No momento, estou juntando dinheiro com a minha noiva para comprarmos nosso apartamento. Nosso objetivo é economizar R$ 50.000,00 nos próximos dois anos para dar a entrada necessária no financiamento. Gostaria de sugestões sobre onde investir esse dinheiro ao longo desses dois anos. Seria melhor optar por renda fixa, variável ou outra opção? Desde já, agradeço a ajuda! Boa tarde, Felipe! Dinheiro com data carimbada de uso é sempre renda fixa. Jamais pensamos em usar renda variável neste caso pois não há garantias de ganhos até a data prevista. Inclusive podem haver perdas. No seu caso, o melhor a se pensar é em CDBs de liquidez diária, tesouro Selic, CDBs que eventualmente tenham uma data de vencimento próxima a data de resgate do valor e por fim, em um prazo de dois anos use e abuse das LCIs e LCAs para se beneficiar da isenção do IR. É o prazo perfeito para usufruir delas. Espero que ajude! 7 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Silva Postado 10 de Junho Author Compartilhar Postado 10 de Junho 18 minutes ago, Edison Luis Paulini disse: Boa tarde, Felipe! Dinheiro com data carimbada de uso é sempre renda fixa. Jamais pensamos em usar renda variável neste caso pois não há garantias de ganhos até a data prevista. Inclusive podem haver perdas. No seu caso, o melhor a se pensar é em CDBs de liquidez diária, tesouro Selic, CDBs que eventualmente tenham uma data de vencimento próxima a data de resgate do valor e por fim, em um prazo de dois anos use e abuse das LCIs e LCAs para se beneficiar da isenção do IR. É o prazo perfeito para usufruir delas. Espero que ajude! Muito Obrigado pela ajuda, Minha Fera! Me ajudou muito. Tmj😎 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ricardo O Postado 16 de Junho Post popular Compartilhar Postado 16 de Junho On 10/06/2024 at 15:19, Felipe Silva disse: Boa tarde, pessoal! No momento, estou juntando dinheiro com a minha noiva para comprarmos nosso apartamento. Nosso objetivo é economizar R$ 50.000,00 nos próximos dois anos para dar a entrada necessária no financiamento. Gostaria de sugestões sobre onde investir esse dinheiro ao longo desses dois anos. Seria melhor optar por renda fixa, variável ou outra opção? Desde já, agradeço a ajuda! Alem do dinheiro da entrada, tem que ter: o dinheiro do cartório do ITBI e da avaliação do banco, isso da entre 15 e 20k. Mesmo o banco financiando esse dinheiro (em todo ou parte), o dinheiro não sera liberado com antecedência, o dinheiro sera liberado após o contrato estar assinado (ou seja, tem que pagar esses três itens antes de receber o dinheiro) Se tiver carteira assinada, vai poder usar seu FGTS como parte da entrada, e a cada dois anos para abater o saldo devedor. 4 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Anne Higaki Postado 16 de Junho Post popular Compartilhar Postado 16 de Junho Fala irmão, blz? Eu estou com a mesma meta de 50k para 2027, mas o objetivo é realizar uma festa de casamento, rsrs. Eu estou fazendo o seguinte: no app da AUVP criei a carteira "2027 s2" e lá estou alocando os títulos de Renda Fixa que vencerão nesse ano ou final de 2026. Tem tesouro IPCA+, debenture (vale a pena olhar pois o prêmio de risco está bom) e alguns títulos bancários. Espero ter ajudado e tmj na caminhada para realizar os sonhos. 5 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Flavio Prado Postado 16 de Junho Post popular Compartilhar Postado 16 de Junho 47 minutes ago, Anne Higaki disse: Fala irmão, blz? Eu estou com a mesma meta de 50k para 2027, mas o objetivo é realizar uma festa de casamento, rsrs. Eu estou fazendo o seguinte: no app da AUVP criei a carteira "2027 s2" e lá estou alocando os títulos de Renda Fixa que vencerão nesse ano ou final de 2026. Tem tesouro IPCA+, debenture (vale a pena olhar pois o prêmio de risco está bom) e alguns títulos bancários. Espero ter ajudado e tmj na caminhada para realizar os sonhos. @Anne Higaki apenas uma observação, cuidado com os títulos sem cobertura do FGC, principalmente quando falamos de dinheiro com um objetivo específico. Quando faz parte da carteira de longo prazo, ok, pois faz parte do jogo. Vale lembrar que precisa estudar bem as empresas sem cobertura do FGC. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Anne Higaki Postado 16 de Junho Compartilhar Postado 16 de Junho @Flavio Prado sim sim, nao aloquei muito do capital em debentures, mas considerei alguns que estavam vencendo para o período que desejo, pois por agora tem alguns bem interessantes mas reconheço risco. Tks pelo bizu 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 16 de Junho Compartilhar Postado 16 de Junho 2 horas atrás, Anne Higaki disse: Fala irmão, blz? Eu estou com a mesma meta de 50k para 2027, mas o objetivo é realizar uma festa de casamento, rsrs. Eu estou fazendo o seguinte: no app da AUVP criei a carteira "2027 s2" e lá estou alocando os títulos de Renda Fixa que vencerão nesse ano ou final de 2026. Tem tesouro IPCA+, debenture (vale a pena olhar pois o prêmio de risco está bom) e alguns títulos bancários. Espero ter ajudado e tmj na caminhada para realizar os sonhos. Ótima tática de criar uma carteira específica para metas. Jogo ganho e felicidades para o casório! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Silva Postado 7 de Julho Author Compartilhar Postado 7 de Julho On 16/06/2024 at 17:32, Anne Higaki disse: Fala irmão, blz? Eu estou com a mesma meta de 50k para 2027, mas o objetivo é realizar uma festa de casamento, rsrs. Eu estou fazendo o seguinte: no app da AUVP criei a carteira "2027 s2" e lá estou alocando os títulos de Renda Fixa que vencerão nesse ano ou final de 2026. Tem tesouro IPCA+, debenture (vale a pena olhar pois o prêmio de risco está bom) e alguns títulos bancários. Espero ter ajudado e tmj na caminhada para realizar os sonhos. Obrigado pela ajuda, minha amiga. Tenho outra dúvida: hoje podemos adquirir títulos para vencer em 2026 e 2027. Quando estivermos próximos dessas datas, no último ano ou meses antes do vencimento, como devemos alocar nossos investimentos para garantir a melhor rentabilidade ao resgatar o valor investido? Existem opções de investimentos adequadas para esses períodos mais curtos? Agradeço novamente por toda a ajuda. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 7 de Julho Compartilhar Postado 7 de Julho 3 horas atrás, Felipe Silva disse: Obrigado pela ajuda, minha amiga. Tenho outra dúvida: hoje podemos adquirir títulos para vencer em 2026 e 2027. Quando estivermos próximos dessas datas, no último ano ou meses antes do vencimento, como devemos alocar nossos investimentos para garantir a melhor rentabilidade ao resgatar o valor investido? Existem opções de investimentos adequadas para esses períodos mais curtos? Agradeço novamente por toda a ajuda. Bom dia, Felipe! Sempre que tivermos objetivos para uso do dinheiro a primeira coisa a pensar é que sempre será investido tais valores na renda fixa. Acredito que já tenha percebido isso mas não custa reforçar =) As melhores opções para metas mais curtas seriam as LCAs e LCIs que possuem vencimentos para 9 e 12 meses respectivamente. São ótimos pois além de um período mais curtinho existe a isenção do IR o que pode compensar bastante. Depois é o tesouro Selic por ser seguro, ter liquidez e praticamente não sofrer da marcação a mercado. Junto do tesouro Selic é legal procurar também CDBs de liquidez diária. Por fim, observar títulos na renda fixa com vencimentos próximos. Espero que ajude! 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Silva Postado 4 de Agosto Author Compartilhar Postado 4 de Agosto On 07/07/2024 at 07:43, Edison Paulini disse: Bom dia, Felipe! Sempre que tivermos objetivos para uso do dinheiro a primeira coisa a pensar é que sempre será investido tais valores na renda fixa. Acredito que já tenha percebido isso mas não custa reforçar =) As melhores opções para metas mais curtas seriam as LCAs e LCIs que possuem vencimentos para 9 e 12 meses respectivamente. São ótimos pois além de um período mais curtinho existe a isenção do IR o que pode compensar bastante. Depois é o tesouro Selic por ser seguro, ter liquidez e praticamente não sofrer da marcação a mercado. Junto do tesouro Selic é legal procurar também CDBs de liquidez diária. Por fim, observar títulos na renda fixa com vencimentos próximos. Espero que ajude! Fico agradecido pela ajuda, minha fera! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Zanini Alves Postado 17 de Outubro Compartilhar Postado 17 de Outubro Fala, pessoal. Estava procurando sobre esse tópico e vi que o Felipe já tinha iniciado a conversa. Me ajudem a compreender se pensei certo, por favor. Um LCI rendendo 84% do CDI renderia hoje (com selic em 10,75%) cerca de 8,19%. Assim, se eu poupar para juntar R$50.000,00, teria, em média juntado R$55.000,00 com os rendimentos. Mas, (caso invista em um produto que tenha cobrança de IR no final) eu teria que pagar 15% desse valor, logo, perderia dinheiro (já que teria ganhado mais ou menos 5k e pago 8k de imposto) é isso? por isso as vantagens de um LCI? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 17 de Outubro Compartilhar Postado 17 de Outubro 3 horas atrás, Matheus Zanini Alves disse: Fala, pessoal. Estava procurando sobre esse tópico e vi que o Felipe já tinha iniciado a conversa. Me ajudem a compreender se pensei certo, por favor. Um LCI rendendo 84% do CDI renderia hoje (com selic em 10,75%) cerca de 8,19%. Assim, se eu poupar para juntar R$50.000,00, teria, em média juntado R$55.000,00 com os rendimentos. Mas, (caso invista em um produto que tenha cobrança de IR no final) eu teria que pagar 15% desse valor, logo, perderia dinheiro (já que teria ganhado mais ou menos 5k e pago 8k de imposto) é isso? por isso as vantagens de um LCI? Boa tarde, @Matheus Zanini Alves ! Correto. A vantagem de uma LCI ou LCA é justamente a isenção do IR. Como sabemos, o IR é incidido em um percentual regressivo em cima do valor rendido. Quanto menor o prazo, maior a alíquota. A alíquota mais baixa que teremos será de 15% após pelo menos 721 dias (aproximadamente 2 anos) carregando o título. Sendo assim, podemos concluir antes deste período, os títulos terão aliquotas maiores e consequentemente deduções maiores. Uma LCI ou LCA dentro dessa faixa de 2 anos poderia se sobressair mesmo que com uma taxa contratada menor por conta de não existir uma dedução do valor rendido o que não acontece com o valor rendido em um título incidido pelo IR. Abaixo vou deixar um comparativo feito na calculadora de renda fixa do investidor sardinha mostrando este comparativo e que também pode ajudar em outras comaprações: Espero que ajude! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jaimson Bispo Postado 17 de Outubro Compartilhar Postado 17 de Outubro 4 horas atrás, Matheus Zanini Alves disse: Fala, pessoal. Estava procurando sobre esse tópico e vi que o Felipe já tinha iniciado a conversa. Me ajudem a compreender se pensei certo, por favor. Um LCI rendendo 84% do CDI renderia hoje (com selic em 10,75%) cerca de 8,19%. Assim, se eu poupar para juntar R$50.000,00, teria, em média juntado R$55.000,00 com os rendimentos. Mas, (caso invista em um produto que tenha cobrança de IR no final) eu teria que pagar 15% desse valor, logo, perderia dinheiro (já que teria ganhado mais ou menos 5k e pago 8k de imposto) é isso? por isso as vantagens de um LCI? Seu raciocínio tá correto, mas no atual momento tem diversas LCIs e LCAs bem mais atrativas, mas acredito que foi só um exemplo. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts