Jump to content
  • 0

Acoes ou Fiis


Jose Dario Da Silva

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Just now, Jose Dario Da Silva disse:

Ola pessoal...
Estou com uma duvida e gostaria de ajuda.
Estou me organizando para me aposentar em 2030, ou seja daqui a 6 anos.
Vale mais a pena aplicar apenas em acoes e nos ultimos 2 anos colocar fiis ja que irei precisar de renda mensal?
Ou ja aplico de agora fiis e acoes pelos proximos 6 anos?
Valor mensal que tenho disponivel é 20 mil mes para aplicacoes.

Bom dia, José!

Em um prazo de 6 anos acho interessante manter um percentual maior na renda fixa.

Depois disso, FIIs de tijolo e por fim ações que tenham bons históricos de pagamentos de dividendos.

Seria uma metodologia mais conservadora por assim dizer que irá lhe trazer mais estabilidade para viver de renda.

 

Mas lembre-se de ficar nos estudos e concluir o cvrso antes qualquer decisão para aprender legal sobre os ativos.

Lá na frente inclusive a depender do patrimônio, uma consultoria pode ser muito bem vinda também!

 

Espero que ajude!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
8 minutes ago, Dario Silva disse:

Confesso que nao entendi ficar 6 anos na renda fixa? 😬

Olá, Dario!

Acho que o que o nosso amigo @Edison Paulini quis dizer foi de deixar boa parte do seu patrimônio em renda fixa, visto que açõe e FIIs são mais voltados para o longo prazo e são mais voláteis.

Como você pretende se aposentar daqui a 6 anos, talvez a renda fixa seria a opção mais segura, trazendo boa rentabilidade a curto/médio prazo.

Não estou dizendo para você não investir em ações e FIIs. Ambos podem fazer parte da sua carteira.

Só reforço como Eddy fez de terminar o curso. Você terá uma visão maior sobre o que fazer com o seu patrimônio, ok?

Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida 😁

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
7 horas atrás, Dario Silva disse:

Confesso que nao entendi ficar 6 anos na renda fixa? 😬
Em acoes tenho melhores vantagens:  Crescimento de patrimonio, dividendos etc...

Bom dia @Dario Silva. Para um periodo de 6 anos não seria interessante voce ter um percentual grande em ações, ja que a s mesma são investimentos de longo prazo. Quando consideramos este quesito, levamos em consideração um prazo de pelo menos 10 anos

Seria necessario um processo de avaliação do seu momento atual e do tamanho do seu patrimonio bem como valor dos aportes mensais, mas para este horizonte de tempo majoritariamente sua carteira teria um percentual maior em renda fixa, um intermediario em fiis e um percentual menor em ações pagadoras de dividendos.

Uma carteira é construida constantemente atraves dos aportes mensais. Estes aportes serão direcionados para cada classe de ativo baseado no diagrama do cerrado de forma que atenda a estrutura meta da sua carteira

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Dario Silva disse:

Confesso que nao entendi ficar 6 anos na renda fixa? 😬
Em acoes tenho melhores vantagens:  Crescimento de patrimonio, dividendos etc...

Bom dia, Dario!

Apenas complementando o que os amigos disseram antes.

É necessário sempre uma avaliação do momento em que se está da vida. Mas quando falamos em um horizonte de 6 anos que é deverá curto, já pensamos em mais previsão do que riscos e alavancadas de patrimônio. Por isso as sugestões de se ter maior parte da carteira em renda fixa, depois nos FIIs e por fim em ações com histórico de pagamento de dividendos e não ações de crescimento. Até se pode ter alguma coisinha assim no risco mas não costuma ser o ideal quando se está na fase de viver de renda.

Renda fixa mesmo para quem estará acumulando um patrimônio não é nada ruim. Muito pelo contrário. Conforme aprendemos na aula 17 do módulo 3 sobre o contrafluxo, podemos nos beneficiar muito de diversos ciclos de mercado e tendo ganhos muito bons e com até mais segurança e menos volatilidade do que no mercado de renda variável.

Conforme for estudando os módulos essas peças vão se encaixando melhor!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Entao...
Eu pensei em acoes porque penso eu, que os valores das acoes agora nao serao os valores daqui a 6 anos.
Ou seja perco de ir crescendo o patrimonio e DY junto com as acoes.
Na questao de longo prazo, nao deixa de ser acoes de longo prazo pois mesmo chegando aos 6 anos nao pretendo tira-las da carteira. Pelo que acompanhei na calculadora conseguiria me aposenta com 18 mil, entao daria para continuar aportando com os proprios dividendos.
Me desculpa a minha ignorancia mais nao acompanhei o raciocinio de voces na renda fixa.
Pelo que vi nos videos ate aqui, nao faz sentindo aportar durante 6 anos 20 mil em renda fixa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde Dario

Lembre-se que você usou a palavra aposentar.

As ações tem seus períodos de distribuição, de baixa/alta, creio que quando você for se aposentar em 2030 você queira uma previsibilidade maior de receita. 

Mesmo os FIIs estão expostos aos risco da RV, calote, má gestão, vacância e etc.

De modo a alocar um patrimônio já grande em RF, você conseguiria um retorno interessante alocado com eficiência.

Seria como querer correr um risco maior que o necessário com o game ganho. A questão que os colegas levantam, penso eu, é justamente em função do tempo. Abraço

 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Dario Silva disse:

Entao...
Eu pensei em acoes porque penso eu, que os valores das acoes agora nao serao os valores daqui a 6 anos.
Ou seja perco de ir crescendo o patrimonio e DY junto com as acoes.
Na questao de longo prazo, nao deixa de ser acoes de longo prazo pois mesmo chegando aos 6 anos nao pretendo tira-las da carteira. Pelo que acompanhei na calculadora conseguiria me aposenta com 18 mil, entao daria para continuar aportando com os proprios dividendos.
Me desculpa a minha ignorancia mais nao acompanhei o raciocinio de voces na renda fixa.
Pelo que vi nos videos ate aqui, nao faz sentindo aportar durante 6 anos 20 mil em renda fixa.

Boa noite @Dario Silva. A maioria dos investidores ira chegar no momento de usufruir do seu patrimonio sem querer uma volatilidade da sua carteira. Desta forma o seu percentual de exposição na renda variavel ira diminuindo com o passar do tempo. Nominalmente voce tera um valor significativo, mas frente a sua carteira o percentual devera ser baixo. Desta forma para um prazo de 6 anos esta exposição ja não podera ser muito elevada. Voce não precisara compor a sua carteira por 6 anos somente com a renda fixa, mas o percentual maior deveria estar alocado nesta classe de ativo. Para um jovem que teria 15, 20 anos pela frente o raciocinio é o mesmo. Mas como o horizonte de tempo é maior ele pode começar com um percentual maior na renda variavel e quando chegar proximo de usufruir deste patrimonio a exposição nas classes tambem mudara para algo maior na renda fixa.

Este cenario somente muda se o seu patrimonio gera a renda necessaria com folga. Neste caso não há importancia em ter um percentuial maior na renda variavel, caso isto não influencie na sua renda. Por exemplo, uma pessoa que chegue na "aposentadoria" com 40% em ações 30% em FIIs e 30% em renda fixa, mas somente a renda fixa e os FIIs hja gerem o que for necessario para a renda do investidor. Neste caso não haveria problema.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...