Jump to content
  • 0

VENDA DE TITULOS


Fabio Kawano

Pergunta

Boa tarde,

Assisti a aula de marcação de mercado e no final o Raul falou sobre a venda do titulo no momento de mercado favoravel (quando ele esta com o valor próximo ou superior antes da data de vencimento) porém não entendi no momento da venda.... pelo que entendi vc não consegue selecionar o titulo que quer vender e sim um valor que ele vai pegar do titulo mais antigo. É isso??? E caso esse titulo mais antigo esteja em momento desfavoravel... eu vou perder dinheiro?

Fiquei com essa duvida

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Fabio Kawano disse:

Boa tarde,

Assisti a aula de marcação de mercado e no final o Raul falou sobre a venda do titulo no momento de mercado favoravel (quando ele esta com o valor próximo ou superior antes da data de vencimento) porém não entendi no momento da venda.... pelo que entendi vc não consegue selecionar o titulo que quer vender e sim um valor que ele vai pegar do titulo mais antigo. É isso??? E caso esse titulo mais antigo esteja em momento desfavoravel... eu vou perder dinheiro?

Fiquei com essa duvida

Boa tarde, Fábio!

Os títulos serão sempre vendidos no modelo FIFO (First in First out) até mesmo para visar que os títulos mais antigos tenderão a ter a menor alíquota de IR em comparação com os mais novos.

Além disso, acho legal também frisar que os títulos são separados por tipo. Vamos imaginar que você tem dois títulos prefixado comprados em janeiro e março. Mais dois títulos IPCA+ comprados em fevereiro e maio.

Se escolher vender o título IPCA+, será vendido o título comprado em fevereiro. Mesmo tendo um título em janeiro que é mais antigo o mesmo não será afetado pois é de uma categoria diferente que é o prefixado neste caso.

 

É possível ocorrer sim de querer vender um título favorável a marcação porém tem um outro título que a marcação já não esteja favorável. Em suma, você precisará calcular se valerá a pena vender o título desfavorável até vender o título desejado e se o título que está com a marcação favorável irá compensar a perda do título anterior.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Fabio Kawano disse:

Boa tarde,

Assisti a aula de marcação de mercado e no final o Raul falou sobre a venda do titulo no momento de mercado favoravel (quando ele esta com o valor próximo ou superior antes da data de vencimento) porém não entendi no momento da venda.... pelo que entendi vc não consegue selecionar o titulo que quer vender e sim um valor que ele vai pegar do titulo mais antigo. É isso??? E caso esse titulo mais antigo esteja em momento desfavoravel... eu vou perder dinheiro?

Fiquei com essa duvida

Bom dia @Fabio Kawano. Somente complementando o @Edison Paulini. Alem do fato dessa regra de venda do titulo mais antigo ser para o mesmo tipo de titulo (Prefixado, IPCA ou Selic) ele tambem sera sobre titulos com mesmo vencimento

Por exemplo, voce pode ter colocado seu dinheiro em janeiro no titulo prefixado 2031 e em fevereiro no titulo prefixado 2027. Se em dezembro voce decidir realizar um resgate podera ser feito do titulo prefixado 2027 ja que os vencimentos são diferentes

Alem disso, como temos como estratégia de renda fixa o contrafluxo e realizamos aportes mensais, voce vera que teremos blocos de titulos com as mesmas caracteristicas. Neste bloco voce vera que, se o momento for favoravel para a marcação, geralmente a maior parte dos titulos sera beneficiado com o processo

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/06/2024 at 14:41, Fabio Kawano disse:

Boa tarde,

Assisti a aula de marcação de mercado e no final o Raul falou sobre a venda do titulo no momento de mercado favoravel (quando ele esta com o valor próximo ou superior antes da data de vencimento) porém não entendi no momento da venda.... pelo que entendi vc não consegue selecionar o titulo que quer vender e sim um valor que ele vai pegar do titulo mais antigo. É isso??? E caso esse titulo mais antigo esteja em momento desfavoravel... eu vou perder dinheiro?

Fiquei com essa duvida

é o titulo mais antigo, do mesmo tipo, não o mais antigo geral.

se você aportou:

  • em abril 2 cotas do IPCA 2030
  • em maio 1 cota do IPCA 2030
  • em junho 3 cotas do IPCA 2025
  • em junho 1 cota do IPCA 2028

você pode vender qualquer um deles, agora se decidir vender 1 cota do IPCA 2030, vai ser vendida uma cota das que você comprou em abril (ai que entra "o titulo mais antigo") ate nao vender todas as que comprou em abril (que são do mesmo tipo) não vai poder vender a que comprou em maio.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...