Jump to content
  • 0

Imóveis x FIIS x PIAR


Edson Arcanjo Pereira

Pergunta

Olá caros colegas, tenho 42 anos, conclui agora o módulo 08 da AUVP, fiz o Piar e ele me disse que sou "Arriscado" e me recomendou uma carteira com até 20% de Ações br, 20% Ações Exterior, 10% de ETF no Exterior e o restante todo em Renda Fixa, FIIS e Reits, porém apareceu uma duvida, hoje 45% da minha renda vem de alugueis que recebo e os outros 55% vem do meu comercio, como quase metade do que ganho vem da renda passiva, será que realmente devo investir tanto assim em RF e FIIS e tão pouco em ações? Será que isso não vai atrasar o crescimento da minha carteira já que estou na fase de acumular capital?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
28 minutes ago, Edson Arcanjo Pereira disse:

Olá caros colegas, tenho 42 anos, conclui agora o módulo 08 da AUVP, fiz o Piar e ele me disse que sou "Arriscado" e me recomendou uma carteira com até 20% de Ações br, 20% Ações Exterior, 10% de ETF no Exterior e o restante todo em Renda Fixa, FIIS e Reits, porém apareceu uma duvida, hoje 45% da minha renda vem de alugueis que recebo e os outros 55% vem do meu comercio, como quase metade do que ganho vem da renda passiva, será que realmente devo investir tanto assim em RF e FIIS e tão pouco em ações? Será que isso não vai atrasar o crescimento da minha carteira já que estou na fase de acumular capital?

@Edson Arcanjo Pereira quando respondemos as perguntas do PIAR há um aviso que ele tem algumas limitações. Ele é um norte para que possamos iniciar nossa carteira, não é uma regra escrita na pedra, portanto com o conhecimento que você obteve nos Módulos, junto com o norte do PIAR, junto com a sua realidade e estratégia você vai definir as metas das classes de ativos.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Edson Arcanjo Pereira disse:

Olá caros colegas, tenho 42 anos, conclui agora o módulo 08 da AUVP, fiz o Piar e ele me disse que sou "Arriscado" e me recomendou uma carteira com até 20% de Ações br, 20% Ações Exterior, 10% de ETF no Exterior e o restante todo em Renda Fixa, FIIS e Reits, porém apareceu uma duvida, hoje 45% da minha renda vem de alugueis que recebo e os outros 55% vem do meu comercio, como quase metade do que ganho vem da renda passiva, será que realmente devo investir tanto assim em RF e FIIS e tão pouco em ações? Será que isso não vai atrasar o crescimento da minha carteira já que estou na fase de acumular capital?

@Edson Arcanjo Pereira complementando o que o Flavio mencionou, voce precisa também ponderar o horizonte de sua carteira, quando pretende parar de aportar e viver de renda.

Supondo que queira parar de aportar e viver de renda com :

50-55 anos (teria cerca de 8 a 13 anos de horizonte, um prazo médio)

60-65 anos (teria cerca de 18 a 23 anos de horizonte um pouco maior que o anterior)

este horizonte é crucial para quem quer ter empresas , pensando em crescimento na carteira, inclusive a escolhe de "empresas de crescimento" devem ter este horizonte como um norte.

Voce diz que o PIAR o classificou como arriscado, e provavelmente foi pelas respostas que voce digitou nele, realmente entendo que voce deve ponderar, justamente por ter esta renda já em imóveis hoje (que voce pode ou não futuramente migrar para FIIs totalmente ou parcialmente, caso valha a pena), já que seu comércio entendo que seja de onde tira seus recebimentos.

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Edson Arcanjo Pereira disse:

Legal, agradeço pela rapidez na resposta, vou analisar qto cabe FIIS no meu plano de investimentos, uma coisa eu sei, receber alugueis é bom :-) 

Bom dia, xará!

Eu agregaria mais um ponto sobre os FIIs.

Há algumas controvérsias sobre ter FIIs na fase de acúmulo de patrimônio. Porém, bons FIIs de tijolo que são muito menos voláteis que seus colegas FIIs de de papel, pagam uma média de 8%a.a. em rendimentos. Mas no longo prazo estamos falando da valorização dos imóveis que estes FIIs possuem o que matematicamente falando, estaríamos acumulando rentabilidades superior a 8% já descontando a inflação.

Na minha humilde opinião é muito legal ter um percentual de FIIs em carteira sim.

 

Espero que agregue no tema!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...