Jump to content

continuar na Alemanha ou voltar para o Brasil?


Recommended Posts

12 horas atrás, Erik Mellin disse:

Boa tarde, cara acho que isso é algo bem pessoal mesmo, não tenho experiência de viver fora do país, mas na minha visão acho que você precisa enumerar o que você almeja, e onde tem mais pontos no total.

Família, Segurança, Qualidade de vida, e por ai vai... onde der  match, provavelmente é onde deve 'ficar'.

Você falou dos filhos, se tiver conjugue acredito que isso deva ser feita a dois.

 

Boa tarde! Agradeço muito pelo seu conselho. Concordo que é uma decisão bastante pessoal e complexa. Vou refletir sobre as suas sugestões de enumerar minhas prioridades, como família, segurança e qualidade de vida. Realmente faz sentido buscar onde há um maior alinhamento. E quanto à decisão envolvendo os filhos, concordo plenamente que é algo que deve ser discutido e decidido em conjunto. 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Ramon Oliveira Motta disse:

Boa tarde! Agradeço muito pelo seu conselho. Concordo que é uma decisão bastante pessoal e complexa. Vou refletir sobre as suas sugestões de enumerar minhas prioridades, como família, segurança e qualidade de vida. Realmente faz sentido buscar onde há um maior alinhamento. E quanto à decisão envolvendo os filhos, concordo plenamente que é algo que deve ser discutido e decidido em conjunto. 

 

Bom dia. Aqui na comunidade vamos conversando e sempre surge novas ideias então o que tiver de duvida pode ir colocando que vamos palpitando hahaha (nem sempre será o que é ideia para você) mas deixa margem para 'discussões e pensamentos'.

Sucesso! 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/06/2024 at 14:54, Marlon De Sena disse:

Olá Ramon.

Moro na Holanda com minha noiva a quase 2 anos, nao temos filhos. Ambos com trabalho na area de formação, morando legalmente. 

Nós dois pretendemos voltar a morar no Brasil se possível em no máximo 5 anos. Mas pra isso estamos focando no patrimônio para nao termos que trabalhar por necessidade no Brasil.

Sou engenheiro de produção e trabalho com planejamento. Minha noiva é administradora e trabalha com financeiro. Ambos sentem que as condições de trabalho aqui são bem melhorese incluindo salários.  Não tenho perfil empreendedor o que abriria alguma oportunidade no Brasil. Sou mais tecnico e por isso prefiro trabalhar como "CLT". Acredito que consigo fazer mais dinheiro assim. Portanto enquanto precisar trabalhar pensamos em ficar aqui.

Caso tenhamos filhos também voltariamos pois aqui nao temos rede de apoio aqui e criar filhos longe dos avós não é algo que queremos. Mesmo aqui tendo certa segurança e qualidade de ensino. 

Somos de SC o que tem uma qualidade de vida um pouco superior se comparado a outras regiões do Brasil o que facilita bastante esaa transição de volta.  Dependendo da região que você for pode ficar decepcionado.  

Você tem ido ao Brasil durante as ferias para sentir como está e se você se adaptaria? Digo isso pois morando 10 anos na europa quando voltar vai ser tão dificil quanto quando você veio.

Liste todos os pontos negativos e positivos de cada lugar e de uma nota de importância para cada e some para ver de forma mais racional. Mesmo não sendo necessariamente a solução,  isso pode te ajudar a dar mais ideias.

Apenas para compartilhar o que sentimos, acredito que no final das contas a decisão é da familia.

Abraço. 

Muito bem posto. 

Também não tenho perfil de empreendimento, infelizmente, mas sou da área de tecnologia e consigo alcançar meus planos desta forma. 

Também estou aproveitando esse momento na Europa para investir e não depender de trabalho para sobreviver, deixar o selo de pobre premium para trás. 

Não há lugar melhor do que nossa casa, só aprende isso quem sai de casa. 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/06/2024 at 14:54, Marlon De Sena disse:

Olá Ramon.

Moro na Holanda com minha noiva a quase 2 anos, nao temos filhos. Ambos com trabalho na area de formação, morando legalmente. 

Nós dois pretendemos voltar a morar no Brasil se possível em no máximo 5 anos. Mas pra isso estamos focando no patrimônio para nao termos que trabalhar por necessidade no Brasil.

Sou engenheiro de produção e trabalho com planejamento. Minha noiva é administradora e trabalha com financeiro. Ambos sentem que as condições de trabalho aqui são bem melhorese incluindo salários.  Não tenho perfil empreendedor o que abriria alguma oportunidade no Brasil. Sou mais tecnico e por isso prefiro trabalhar como "CLT". Acredito que consigo fazer mais dinheiro assim. Portanto enquanto precisar trabalhar pensamos em ficar aqui.

Caso tenhamos filhos também voltariamos pois aqui nao temos rede de apoio aqui e criar filhos longe dos avós não é algo que queremos. Mesmo aqui tendo certa segurança e qualidade de ensino. 

Somos de SC o que tem uma qualidade de vida um pouco superior se comparado a outras regiões do Brasil o que facilita bastante esaa transição de volta.  Dependendo da região que você for pode ficar decepcionado.  

Você tem ido ao Brasil durante as ferias para sentir como está e se você se adaptaria? Digo isso pois morando 10 anos na europa quando voltar vai ser tão dificil quanto quando você veio.

Liste todos os pontos negativos e positivos de cada lugar e de uma nota de importância para cada e some para ver de forma mais racional. Mesmo não sendo necessariamente a solução,  isso pode te ajudar a dar mais ideias.

Apenas para compartilhar o que sentimos, acredito que no final das contas a decisão é da familia.

Abraço. 

Olá!

Fico feliz em saber que você e sua noiva estão bem estabelecidos na Holanda. Realmente, a Europa pode oferecer excelentes condições de trabalho e salários atrativos, especialmente em áreas técnicas e financeiras como as suas.

A questão da rede de apoio familiar é crucial, principalmente quando se pensa em ter filhos. Na Europa, a qualidade de vida e segurança são pontos fortes, mas a ausência da família próxima pode fazer muita falta. Criar filhos longe dos avós e outros familiares pode ser desafiador, pois a rede de apoio é fundamental para oferecer suporte emocional e prático.

Além disso, a dificuldade de encontrar serviços simples como faxineira pode aumentar bastante a carga de trabalho doméstico para o casal. Na Europa, esses serviços são geralmente mais caros e menos acessíveis, o que pode tornar a rotina bastante pesada, especialmente quando se tem crianças pequenas.

Santa Catarina tem mesmo uma ótima qualidade de vida. A transição de volta ao Brasil, especialmente para uma região com boas condições, pode facilitada a decisao. Eu sou da Bahia e minha esposa é Mineira, moravamos antes em BH, que também é muito bom, mas nem se compra com Santa Catarina.

No final, a decisão é da família, e o mais importante é que seja tomada de forma conjunta, considerando o bem-estar e os desejos de todos os envolvidos.

Desejo a vocês muito sucesso nessa jornada e que a sua família cresca com saude!

Abraço, Ramon

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Flavio Neves disse:

Sei bem como é este sentimento. Moro na Holanda há mais de 1 ano e a cada dia que passa a falta do Brasil aumenta. 

Existem realidades diferentes, o Brasil do pobre lascado que sofre para sobreviver e é torturado no transporte público e o Brasil daquele que tem condições melhores. Para qual Brasil você estaria voltando? 

A Alemanha tem todas suas qualidades, assim como defeitos. Você trocou um pacote de problemas por outros, qual pacote te incomoda mais? 

Aqui na Holanda o governo fica com 50% do meu salário, o custo de vida é altíssimo e não importa quão mais seguro aqui seja, o clima é muito ruim, a língua é complicada e a comida é uma tristeza. 

Ao pedir opiniões sobre Brasil ou Europa, a grande maioria vai te falar Europa e listar vários motivos que justificam a opinião deles, na maioria das vezes pessoas que nunca moraram em outro país por mais de 1 ano. 

O brasileiro é doutrinado desde criança a odiar o próprio país e achar que qualquer coisa lá fora é melhor. 

Se você está indeciso é porque seu coração pede Brasil e sua mente pede Europa, e isso só vai corroer sua felicidade. 

Faça um teste, passe as férias de escola dos seus filhos no Brasil, se puder, trabalhe remoto do Brasil por mais uns 2 meses. Assim você terá informação suficiente para se decidir. 

No meu caso, assim que expirar meu visto eu volto pro meu país, aqui serei sempre o imigrante e não importa quão bem os Holandeses me tratam, não me sinto em casa. 

E um feedback pros brasileiros com espírito de cachorro vira-lata, a Europa é muito atrasada em várias coisas em relação ao Brasil. Aqui eu mando meu imposto de renda via carta, pelo correio, e recebo a resposta da mesma forma. São vários os exemplos de coisas que no Brasil é muito mais avançado. 

Brasil colonizado tem pouco mais de 500 anos, Europa tem alguns milhares de anos. 

Oi Flavio,

Eu entendo bem esse sentimento.

Você está certo ao apontar as diferentes realidades do Brasil. Há uma grande diferença entre a vida das pessoas que lutam para sobreviver e aquelas que têm condições melhores. É importante considerar para qual Brasil você estaria voltando, pois isso pode fazer toda a diferença na sua experiência.

Aqui na Alemanha, os impostos também são altos e o custo de vida é elevado.

Muitas pessoas tendem a valorizar mais a Europa sem ter experiência de viver fora por longos períodos. É comum ouvir que a Europa é melhor, mas é importante lembrar que o Brasil também tem suas qualidades.

No meu caso, planejo tentar a america do norte antes de voltar ao Brasil. Por mais bem tratado que eu seja na Alemanha, nunca me sinto completamente em casa, especialmente com a crescente onda de apoio à extrema direita por aqui.

E sobre o feedback para os brasileiros que subestimam o próprio país, a Europa também tem seus atrasos em comparação ao Brasil. Por exemplo, aqui muita comunicação com órgãos governamentais é feita exclusivamente pelo correio e a resposta é a mesma, algo que no Brasil é muito mais avançado.

O Brasil tem suas próprias vantagens, mesmo sendo um país jovem em comparação com a Europa.

Abraço!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Ramon Oliveira Motta disse:

Olá!

Fico feliz em saber que você e sua noiva estão bem estabelecidos na Holanda. Realmente, a Europa pode oferecer excelentes condições de trabalho e salários atrativos, especialmente em áreas técnicas e financeiras como as suas.

A questão da rede de apoio familiar é crucial, principalmente quando se pensa em ter filhos. Na Europa, a qualidade de vida e segurança são pontos fortes, mas a ausência da família próxima pode fazer muita falta. Criar filhos longe dos avós e outros familiares pode ser desafiador, pois a rede de apoio é fundamental para oferecer suporte emocional e prático.

Além disso, a dificuldade de encontrar serviços simples como faxineira pode aumentar bastante a carga de trabalho doméstico para o casal. Na Europa, esses serviços são geralmente mais caros e menos acessíveis, o que pode tornar a rotina bastante pesada, especialmente quando se tem crianças pequenas.

Santa Catarina tem mesmo uma ótima qualidade de vida. A transição de volta ao Brasil, especialmente para uma região com boas condições, pode facilitada a decisao. Eu sou da Bahia e minha esposa é Mineira, moravamos antes em BH, que também é muito bom, mas nem se compra com Santa Catarina.

No final, a decisão é da família, e o mais importante é que seja tomada de forma conjunta, considerando o bem-estar e os desejos de todos os envolvidos.

Desejo a vocês muito sucesso nessa jornada e que a sua família cresca com saude!

Abraço, Ramon

Também sou da Bahia, desde que saí de lá, nunca mais quis voltar. 

Eu estava pesquisando sobre as melhores cidades do Brasil e Maringá, no Paraná, sempre está no top 3. Como posso trabalhar de casa para Europa ou US, posso morar em qualquer lugar que tenha internet e energia elétrica 😆

Mas também tenho considerado São José dos Campos em São Paulo, por ser próximo da família da minha esposa. 

Pensei em tentar a América do Norte também, mas a onda Woke no Canadá e a guerra cultural dos US tem me afastado da ideia. É lá também terei o mesmo sentimento de não estar em casa de qualquer forma. 

Independente do seu destino, passe um ou dois meses onde pensa morar, experimente e depois pula de vez, pois se ficar remoendo, nunca vai sair da Alemanha. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Gente, é engraçado como a gente sempre tem perspectivas diferentes pra tudo - e isso é bom pra gente tentar crescer ainda mais.

Eu digo isso pq moro há 10 anos fora do Brasil e se tem uma coisa q não passa pela minha cabeça de jeito algum é voltar pra casa.

Claro q tenho algumas condicionantes que são diferentes das do pessoal: eu já morava sozinho antes de vir pra cá, meus pais moravam há mil km de distância; não tenho filhos; moro sozinho há mais de 25 anos; e comecei a namorar depois de vir pra cá (com uma brasileira q veio na mesma época q eu). Então pra mim é "fácil" ficar por aqui.

Sim, a comida daqui não é a mesma, mas felizmente minha namorada é ótima cozinheira e isso resolve rsrsrs. O clima é bizarro: -20º no inverno em média, ainda q isso não seja o principal problema - o principal é ter 4h de luz no inverno - e não estou falando "4h de sol", vejam a diferença. Ou ter 22h de claridade total durante o verão (agora o sol nasce por volta de 2h30 e se põe às 00h30).

Assim como alguns, não tenho espírito empreendedor, então seria CLT - e já vi q se eu voltasse ganharia mais q aqui, mesmo convertendo de euro pra real.

Mas nada pra mim paga a tranquilidade de sair pra caminhar com minha cachorrinha pela manhã com celular na mão. Ou fazer uma live no Instagram pros meus amigos em um parque às 22h (mesmo durante o inverno, quando fica escuro a partir das 15h30).

Fui ao Brasil algumas vezes nestes 10 anos, e é claro q é ótimo e maravilhoso ver tudo aquilo de bom q o país tem a oferecer, especialmente o calor humano, a atenção, a gentileza e por aí vai. Mas pelo menos pra mim ainda não sinto essa vontade toda de regressar hehehe.

Por fim, uma coisa q aprendi logo no começo foi q "não estou mais no Brasil". O q quero dizer é o seguinte: vejo vários brasileiros aqui onde moro q querem q as coisas do Brasil estejam aqui. E não estão. Querem comida e bom clima, sendo q sabem q aqui isso não existe. Ou seja, saem do Brasil, mas o Brasil não sai deles (e falo isso da melhor maneira possível, claro, sem nenhum sentido negativo ou pejorativo).

Acho q os dois (BR e Europa) têm prós e contras e, no fim das contas, se equivalem. No meu caso específico, neste momento, por aqui é bem mais vantajoso. Se algum dia deixar de ser encaro o retorno, ainda q não veja isso no meu horizonte de médio-longo prazo - meus planos mais para o fim da vida são de morar no interior de Portugal, que é bem semelhante ao Brasil em vários aspectos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/06/2024 at 18:07, Matheus Passos Silva disse:

Gente, é engraçado como a gente sempre tem perspectivas diferentes pra tudo - e isso é bom pra gente tentar crescer ainda mais.

Eu digo isso pq moro há 10 anos fora do Brasil e se tem uma coisa q não passa pela minha cabeça de jeito algum é voltar pra casa.

Claro q tenho algumas condicionantes que são diferentes das do pessoal: eu já morava sozinho antes de vir pra cá, meus pais moravam há mil km de distância; não tenho filhos; moro sozinho há mais de 25 anos; e comecei a namorar depois de vir pra cá (com uma brasileira q veio na mesma época q eu). Então pra mim é "fácil" ficar por aqui.

Sim, a comida daqui não é a mesma, mas felizmente minha namorada é ótima cozinheira e isso resolve rsrsrs. O clima é bizarro: -20º no inverno em média, ainda q isso não seja o principal problema - o principal é ter 4h de luz no inverno - e não estou falando "4h de sol", vejam a diferença. Ou ter 22h de claridade total durante o verão (agora o sol nasce por volta de 2h30 e se põe às 00h30).

Assim como alguns, não tenho espírito empreendedor, então seria CLT - e já vi q se eu voltasse ganharia mais q aqui, mesmo convertendo de euro pra real.

Mas nada pra mim paga a tranquilidade de sair pra caminhar com minha cachorrinha pela manhã com celular na mão. Ou fazer uma live no Instagram pros meus amigos em um parque às 22h (mesmo durante o inverno, quando fica escuro a partir das 15h30).

Fui ao Brasil algumas vezes nestes 10 anos, e é claro q é ótimo e maravilhoso ver tudo aquilo de bom q o país tem a oferecer, especialmente o calor humano, a atenção, a gentileza e por aí vai. Mas pelo menos pra mim ainda não sinto essa vontade toda de regressar hehehe.

Por fim, uma coisa q aprendi logo no começo foi q "não estou mais no Brasil". O q quero dizer é o seguinte: vejo vários brasileiros aqui onde moro q querem q as coisas do Brasil estejam aqui. E não estão. Querem comida e bom clima, sendo q sabem q aqui isso não existe. Ou seja, saem do Brasil, mas o Brasil não sai deles (e falo isso da melhor maneira possível, claro, sem nenhum sentido negativo ou pejorativo).

Acho q os dois (BR e Europa) têm prós e contras e, no fim das contas, se equivalem. No meu caso específico, neste momento, por aqui é bem mais vantajoso. Se algum dia deixar de ser encaro o retorno, ainda q não veja isso no meu horizonte de médio-longo prazo - meus planos mais para o fim da vida são de morar no interior de Portugal, que é bem semelhante ao Brasil em vários aspectos.

Exatamente, realidades distintas, experiências únicas. Podemos ser vizinhos de porta, mas eu posso estar feliz e você descontente.

Eu tenho espírito nômade desde criança, nunca morei na mesma casa por mais de 5 anos :D

Estou acostumado a morar em lugares totalmente diferentes do anterior, sempre gostei desta mudança.

Dito isto, está complicado me acostumar a morar fora do Brasil, a falta de sol impacta meu humor, a comida ruim tira toda a graça de sair para comer, o custo de vida absurdo... tudo isso me faz ter uma vida pior que a que tinha no Brasil.

Também sempre morei longe da família e sempre fui reservado, de poucos amigos, sou feliz assim, agora tenho uma esposa e dois cachorros para tirar meu sossego :D

Talvez eu ainda esteja no terceiro estágio de um estrangeiro (5 Stages of the Expatriate Lifecycle), mas não tive o estágio dois e meu estágio um foi de arrependimento, antes de sair do Brasil. Então entendo que meu lugar é no meu país, corrupto e violento para muitos, mas ótimo para aqueles que sabem onde viver e por onde andar, caso contrário não teríamos ricos no Brasil, todos estariam fora se o país fosse esse lixo todo que a população aprendeu a pintar.

Minha verdade não é a verdade de outro.

Colocando no papel, morando no Brasil com a vida que eu tinha de pedir iFood quase todo dia, ir ao Outback quase todo final de semana, comprar mais de 2k em jogos de video game por mês e ainda poder investir 10k por mês, viajar de carro para paraísos que só nosso país tem, entre outras coisas que meu emprego CLT me permitia; vi que financeiramente falando, mesmo meus 9k em euros líquidos não estão me dando o que eu tinha com meus 40k brutos em reais do Brasil.

Bem, ainda tenho 3.5 anos pela frente de Holanda, vamos ver como estará minha realidade lá na frente.

E minha mensagem é: Feliz é aquele que vive onde se sente bem, seja onde for. A grama nunca é mais verde do outro lado.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Galera, eu to vendo o Brasil parando, a coisa tá cada dia mais feia, tirando o Agro, a única coisa que aumenta é a violência, eu não voltaria para o Brasil neste momento, outro detalhe é cambio, que esta subindo muito e se tiver oportunidade em gerar receita em moeda forte, este é um bom momento para aumentar patrimônio. 

Ontem dólar subiu 5 centavos, é coisa de loco.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Cézar Busato disse:

Galera, eu to vendo o Brasil parando, a coisa tá cada dia mais feia, tirando o Agro, a única coisa que aumenta é a violência, eu não voltaria para o Brasil neste momento, outro detalhe é cambio, que esta subindo muito e se tiver oportunidade em gerar receita em moeda forte, este é um bom momento para aumentar patrimônio. 

Ontem dólar subiu 5 centavos, é coisa de loco.

Agora não é o momento para voltar ao Brasil. Euro hoje batendo 5,93, bolsa em crise, este é o momento da promoção pague 1 leve 2. :D 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/06/2024 at 16:08, Ramon Oliveira Motta disse:

Decidi sair do Brasil e começar do zero na Alemanha. Foi difícil, mas valeu a pena! Enfrentei desafios como aprender alemão, que não é fácil, e me adaptar a uma nova cultura. Mas o esforço compensou. Aqui, tenho segurança, qualidade de vida e boas oportunidades de trabalho. Ver meus filhos em uma escola de alta qualidade e sentir-me valorizado profissionalmente faz todo o sacrifício valer.

Depois de mais de dez anos morando fora, aprendi a valorizar ainda mais o Brasil e nossa cultura rica e vibrante. E o sentimento de estar em casa nunca é completo na Alemanha, e por isso o desejo de voltar ao Brasil é constante.
 

Vocês recomeçariam a mudança de volta ao Brasil?

Creio que seria uma decisão um tanto quanto difícil. Você conquistou o seu espaço aí e passou e venceu muitos desafios. Em contrapartida, ficar sentindo sempre essa "saudade de casa" deve ser algo que aumenta cada vez mais. O Brasil é um país maravilhoso e essa cultura vibrante, como você mesmo comentou, é algo sensacional. Ainda quero conhecer outros países, mas creio que não moraria fora. Em relação à sua pergunta, eu voltaria apenas se já tivesse feito e conquistado tudo o que me propus aí e se a saudade estivesse muito forte.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 semanas depois...

Estou vivendo um dilema típico da vida adulta, onde escolhas cruciais de carreira têm o poder de definir meu futuro. Enfrento quatro caminhos distintos, cada um com suas próprias vantagens e desafios.

Na Alemanha, meu papel atual como gerente global me oferece estabilidade e reconhecimento em um dos países mais desenvolvidos e influentes do mundo. A economia robusta e o mercado de trabalho forte tornam essa opção bastante atraente. No entanto, a ideia de mudar para a Holanda, mesmo aceitando um downgrade no currículo, me intriga. Sempre considerei a Holanda como o país com a melhor qualidade de vida do mundo, com sua cultura inclusiva e alto índice de felicidade.

Outra opção é ir para o Canadá e assumir um cargo de diretor comercial. Isso representaria um avanço significativo na minha carreira, em um país conhecido por sua abertura, diversidade e qualidade de vida. A perspectiva de crescer profissionalmente em um ambiente tão acolhedor é tentadora.

Por fim, há a possibilidade de voltar ao Brasil como diretor operacional. Essa opção me permitiria influenciar diretamente o crescimento de uma organização em um mercado dinâmico e em crescimento. Além disso, estar mais perto da família e da minha cultura é um fator que pesa muito nessa decisão.

Cada uma dessas opções traz consigo benefícios e sacrifícios. Estou refletindo profundamente sobre meus valores pessoais, objetivos profissionais e circunstâncias de vida. Mas a decisão não é fácil, pois todo meu planejamento desconsiderava filhos, já que os médicos não deram esperanças a mim e minha esposa de termos filhos. Mas o milagre da vida aconteceu e tudo mudou…

Editado por Ramon Oliveira Motta
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola Ramon. Estamos fora do Brasil há 5 anos e já iniciando o planejamento para o processo de retorno. Devemos retornar dentro dos próximos 6 meses +/-.

O que posso dizer da experiência sobre viver em outro país é que por mais que faça a adaptação e se integre ao máximo possível, ainda não é e nem será como na terra onde nasceu e foi culturado. E também percebemos que não há lugar perfeito no planeta. Sempre haverá uma "falta" de algo. Mas isso é parte do desejo da vida perfeita, que é uma utopia.

Bem, eu diria para você buscar uma avaliação dessas opções colocando o peso sobre os pros e contras de cada uma delas e ao final verificar no o resultado, o qual determinará onde você terá a maioria de seus anseios sendo satisfeitos. No livro "the millionaire fastlane" há um modelo interessante pra se fazer (a partir da página 168 do livro, não do arquivo), no qual o autor do livro utilizou essa ferramenta extamente para um estudo sobre mudança de local de moradia. Confesso que tomamos a decisão de retornar ao Brasi por aspectos próprios de nossos planos pessoais. Mas vendo o seu post eu vou montar esse estudo (baseado no livro) para eu cofirmar se será a coisa correta a se fazer mesmo.

Boa Fortuna!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Odilon Fernandes Junior disse:

Ola Ramon. Estamos fora do Brasil há 5 anos e já iniciando o planejamento para o processo de retorno. Devemos retornar dentro dos próximos 6 meses +/-.

O que posso dizer da experiência sobre viver em outro país é que por mais que faça a adaptação e se integre ao máximo possível, ainda não é e nem será como na terra onde nasceu e foi culturado. E também percebemos que não há lugar perfeito no planeta. Sempre haverá uma "falta" de algo. Mas isso é parte do desejo da vida perfeita, que é uma utopia.

Bem, eu diria para você buscar uma avaliação dessas opções colocando o peso sobre os pros e contras de cada uma delas e ao final verificar no o resultado, o qual determinará onde você terá a maioria de seus anseios sendo satisfeitos. No livro "the millionaire fastlane" há um modelo interessante pra se fazer (a partir da página 168 do livro, não do arquivo), no qual o autor do livro utilizou essa ferramenta extamente para um estudo sobre mudança de local de moradia. Confesso que tomamos a decisão de retornar ao Brasil por aspectos próprios de nossos planos pessoais. Mas vendo o seu post eu vou montar esse estudo (baseado no livro) para eu cofirmar se será a coisa correta a se fazer mesmo.

Boa Fortuna!

Bom dia Odilson,

obrigado pela dica, ainda não li o Livro “the Millionaire fastlane” mas parece mesmo uma ideia interessante.

Eu gosto muito do que faço e acredito que gero bons resultados onde trabalho. Mas para isso, é necessário muita dedicação, dedicação essa que tenho dividido com minha família e a medida que as crianças crescem o foco tem se direcionado mais e mais para eles. E com isso, por mais satisfatório que seja o cargo de Diretor a família é mais importante para mim. O retorno ao Brasil está muito ligado a isso também. Viver próximo da família para as crianças criarem um laço mais forte e cuidar dos meus pais e sogros que estão ficando cada dia mais velhos. Ao mesmo tempo a dúvida, será que esse é mesmo o melhor para as crianças?

Por fim obrigado pela dica mais um vez. 

boa fortuna para vc também em seu retorno ao Brasil.

abraços.

Editado por Ramon Oliveira Motta
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...