Jump to content
  • 0

Mais de 80% da minha renda comprometida


Convidado Anônimo

Pergunta

Bom... vou começar do começo.

A algum tempo atrás tive muita dificuldade em casa por conta de uns problemas familiares. Meus pais se endividaram e acabei fazendo parte de tudo isso. Muitos problemas começaram a aparecer e isso afetou até mesmo meu relacionamento com minha namorada. 

Não quero entrar muito nos detalhes, mas agora estou passando por um dilema bem maluco já que iniciei o curso da AUVP e quero começar a investir no meu futuro.

Bom... uma das decisões que eu tive quando comecei a passar por esses problemas foi comprar um apartamento para sair de casa. Não tinha muito dinheiro guardado então parcelei a entrada e estou tentando amortizar para terminar de pagar antes da entrega das chaves e começar o valor do financiamento. Também dentro desses gastos está o gasto com o seguro obra e o kit de acabamento que eu peguei para o apartamento (pisos, bancadas de marmore e essas coisas) 

Todas essas coisas eu divido com minha namorada, que mora sozinha.

Eu sou programador e ganho um salário de quase 4mil reais, e ainda faço freelances de garçom 4 vezes na semana que me geram uma renda extra de 1600 por mes.

Minha namorada ganha na casa dos 2mil reais trabalhando como caixa de um depósito de bebidas.

Estamos com esse objetivo juntos de sair de nossas casas para ir morar juntos. 

A questão é a seguinte, com todos esses gastos, mais de 80% de nossa renda (minha e da minha namorada) estao comprometidas, e isso faz com que seja indispensável o trabalho extra para compor esssa renda e a gnt poder usar com conforto ou com imprevistos.

Estou me sentindo bem afogado, mas seguindo meu planejamento, final do ano que vem (2025), nos mudamos e passaremos a pagar bem menos que 40% da nossa renda com gastos fixos.

Só estou usando esse espaço para confessar mesmo, se tiverem algo a dizer ou conselhos para passar por todo esse sufoco sem ter um burnout... é isso

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Só estou usando esse espaço para confessar mesmo, se tiverem algo a dizer ou conselhos para passar por todo esse sufoco sem ter um burnout... é isso

Anônimo , imagino que seja apertado , pelo visto mesmo assim estão bem organizadas quanto ao planejamento !

acredito que sejam novos e este esforço vai ensinar muito a vcs dois ! 
de que cidade vcs são ? Como disse que é programador , acredito que nesta área você consiga salários até melhores com o tempo e investindo em sua carreira … aqui na comunidade já muitos DEVs.

tenta usar um pedacinho destes 20% para terem alguns momentos recompensadores , nem que seja uma ida a um restaurante , ou fazer um jantar vcs mesmos , encontrar alguma atividade que não demande tantos gastos (ir a um parque , algo do gênero ) para que não se sinta afogado … 

parabéns pela dedicação e parabéns pela parceria do casal , isso vai fortificar demais vcs !

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Bom... vou começar do começo.

A algum tempo atrás tive muita dificuldade em casa por conta de uns problemas familiares. Meus pais se endividaram e acabei fazendo parte de tudo isso. Muitos problemas começaram a aparecer e isso afetou até mesmo meu relacionamento com minha namorada. 

Não quero entrar muito nos detalhes, mas agora estou passando por um dilema bem maluco já que iniciei o curso da AUVP e quero começar a investir no meu futuro.

Bom... uma das decisões que eu tive quando comecei a passar por esses problemas foi comprar um apartamento para sair de casa. Não tinha muito dinheiro guardado então parcelei a entrada e estou tentando amortizar para terminar de pagar antes da entrega das chaves e começar o valor do financiamento. Também dentro desses gastos está o gasto com o seguro obra e o kit de acabamento que eu peguei para o apartamento (pisos, bancadas de marmore e essas coisas) 

Todas essas coisas eu divido com minha namorada, que mora sozinha.

Eu sou programador e ganho um salário de quase 4mil reais, e ainda faço freelances de garçom 4 vezes na semana que me geram uma renda extra de 1600 por mes.

Minha namorada ganha na casa dos 2mil reais trabalhando como caixa de um depósito de bebidas.

Estamos com esse objetivo juntos de sair de nossas casas para ir morar juntos. 

A questão é a seguinte, com todos esses gastos, mais de 80% de nossa renda (minha e da minha namorada) estao comprometidas, e isso faz com que seja indispensável o trabalho extra para compor esssa renda e a gnt poder usar com conforto ou com imprevistos.

Estou me sentindo bem afogado, mas seguindo meu planejamento, final do ano que vem (2025), nos mudamos e passaremos a pagar bem menos que 40% da nossa renda com gastos fixos.

Só estou usando esse espaço para confessar mesmo, se tiverem algo a dizer ou conselhos para passar por todo esse sufoco sem ter um burnout... é isso

É interessante como as perspectivas são diferentes: você escreveu em uma perspectiva de cansaço e desânimo, e eu já li pela perspectiva de "cara, que massa que vocês estão juntos e têm um plano".

Como o @Henrique Magalhães falou, o negócio é seguir firme no propósito de vocês, que é ter essa liberdade financeira. Não é fácil, mas mantendo-se firme e lembrando que isso é uma maratona e não 100 metros rasos, acho que vocês conseguem chegar lá - e torço por isso!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá  :)

Não sei se é teu caso mas caso você fale inglês (não precisa ser perfeito mas é bom se conseguir entender e se fazer entender em uma reunião, por exemplo) eu diria que você pode procurar um segundo trabalho de desenvolvimento que pague em dólar ou euro. 

Dependendo da linguagem que você trabalha com, existem plataformas que te conectam com empregadores e mesmo um salário "júnior" em dólar já ajuda bastante nas contas.

O seguro obra é um inferno mesmo, às vezes maior do que a parcela do financiamento. Eu já fiz exatamente a mesma coisa que você: peguei em construção e parcelei a entrada. E realmente os custos são altos. E no meu caso foi ruim porque ainda faltavam 6 meses pra terminar de pagar e fui mandada embora 😅 e na época meu namorado (hoje marido) ganhava parecido da sua namorada então não dava pra bancar com o salário dele.

Como nos investimentos que não colocamos todos os ovos na mesma caixa, não dependa de uma empresa só.

Se conseguir pegar um trampo de dev lá fora para trocar com o trampo de garçom, deve te dar esta "folga" de dinheiro e ter uma segunda opção de trabalho já ativa.

Tenho alguns colegas que estavam com dificuldade para destravar o inglês, fiz as seguintes recomendações e me disseram que ajudou bastante, espero que te ajude também:

- Canal gratuito do Youtube pra aprender inglês: https://www.youtube.com/@EnglishClass101

- Você pode usar o app Duolingo (https://pt.duolingo.com/) para aprender gramaticalmente de graça

- Você pode encontrar grupos/comunidades no Discord de pessoas que também querem praticar inglês, assim você destrava fala e escuta que costuma ser a maior dificuldade de quem tá intermediário: https://discord.com/servers/education

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...