Jump to content
  • 0

BDR muito valorizado, mantenho ou vendo?


Pergunta

Bom dia, estou com um BDR que valorizou 60% de 02/024 a 06/2024. O que devo fazer?

1-Devo vender e aproveitar o lucro e reinvestir em outra ação que está em baixa?

2-Devo continuar aportando, mas aí o preço médio irá aumentar diminuindo o lucro por ação?

3-Devo simplesmente não mexer por enquanto e manter na carteira?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 minutes ago, Claudio Bernardo Lobo Leite disse:

Bom dia, estou com um BDR que valorizou 60% de 02/024 a 06/2024. O que devo fazer?

1-Devo vender e aproveitar o lucro e reinvestir em outra ação que está em baixa?

2-Devo continuar aportando, mas aí o preço médio irá aumentar diminuindo o lucro por ação?

3-Devo simplesmente não mexer por enquanto e manter na carteira?

Bom dia, Cláudio!

Antes de mais nada acho que o ideal e primeiro passo é entender esse BDR na sua carteira. É um bom ativo? Faz sentido para sua estratégia? 

Quando olhamos apenas para valorização na maioria das vezes estamos com um viés de especulação (compra e venda quando o preço do ativo estiver nas alturas).

Com base nisso, você poderá pensar melhor no que seguir.

1- vender o ativo que está na tá e comprar outros que estão em baixa. Isso é especulação. Se é um bom ativo que você estudou e está com preço elevado, significa que é um ativo que "deu certo". Os papéis tendem ter seus preços acompanhando os lucros no longo prazo. Se for isso, por que se desfazer de um bom ativo e realocar valores em ativos as vezes duvidosos? É o que chamamos de cultivo de ervas daninhas;

2- Se é um bom ativo, faz sentido continuar aportando nele. Lembre-se que quando investimos não estamos atrás de preço de ativo e sim do valor que aquela empresa oferece bem como seus lucros;

3- Não mexer até entender o ativo na minha opinião é a melhor opção. Já concluiu todas as aulas do cvrso para se ter bagagem para fazer essa análise?

 

Espero que ajude a pensar e podemos continuar discutindo mais sobre o tema!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Claudio Bernardo Lobo Leite disse:

Bom dia, estou com um BDR que valorizou 60% de 02/024 a 06/2024. O que devo fazer?

1-Devo vender e aproveitar o lucro e reinvestir em outra ação que está em baixa?

2-Devo continuar aportando, mas aí o preço médio irá aumentar diminuindo o lucro por ação?

3-Devo simplesmente não mexer por enquanto e manter na carteira?

@Claudio Bernardo Lobo Leite bom dia!

se voces estiver na fase de construção de patrimônio a resposta sera uma, se já estiver vivendo de renda, a resposta pode ser outra.

Buy and Hold em fase de construção, não vende, apenas direciona aportes e dividendos recebidos em outras classes de ativos conforma sugestão do diagrama do cerrado (ja com base nas suas metas de % e notas dos ativos)

Se Voce esta Vivendo de Renda Passiva, voce poderia sim ir saindo do ativo e migrando para renda fixa para ter mais previsibilidade, caso entenda que isso condiz com sua estratégia atual, mas sair aos poucos nao vender de 1 vez só (no Modulo 8 temos estas orientações de maneira bem clara)

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Edison e Henrique, entendi perfeitamente a explicação. Foi um ativo que estudei e está dando certo então vou mantê-lo e aportar para o crescimento Patrimonial(estou nesta fase, respondendo ao Henrique). Não pretendo fazer especulação e sim investimento estudado para o Longo Prazo. Agradeço demais a atenção e a explicação clara que me deram. Grande abraço.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Claudio Bernardo Lobo Leite disse:

Edison e Henrique, entendi perfeitamente a explicação. Foi um ativo que estudei e está dando certo então vou mantê-lo e aportar para o crescimento Patrimonial(estou nesta fase, respondendo ao Henrique). Não pretendo fazer especulação e sim investimento estudado para o Longo Prazo. Agradeço demais a atenção e a explicação clara que me deram. Grande abraço.

Boa noite @Claudio Bernardo Lobo Leite. Somente um complemento de informações sobre os BDRs. Se o seu objetivo ao investir em BDRs esta relacionado a diversificação de parte do seu patrimonio no exterior, na minha opinião ele não atende aos requisitos, ja que o seu investimento continua no BRasil sujeito as nossas legislações bem como tibutações, sem diversificação do risco soberano. Alem disso temos que ter a ciencia de que não estamos investindo diretamente na empresa, mas sim em papeis lastreados nas ações desta empresa.

Um outro aspecto a se considerar seriam as taxas que não são tão claras. No pagamento dos dividendos ja existe uma tributação na fonte de 30%. Contudo no caso dos BDRs ainda é cobrado uma taxa em torno de 5% do banco custodiante e retenção de 3% dos dividendos pela B3.

A liquidez é muito menor no caso das BDR's em relação às stocks, o que pode diminuir o valor venal do ativo. O BDR tem o risco da instituição financeira depositária quebrar, visto que não há o investimento direto, você compra um recibo que o banco depositário emite e que está lastreado a ação no mercado externo.
 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...