Jump to content
  • 0

Primeiro investimento em ações


Vitória Siqueira

Pergunta

Boa noite, gente :)

No último mês, tenho estudado as empresas do setor bancário para iniciar os investimentos em ações. 

No investidor 10, fiz a comparação dos indicadores fundamentalistas que mais entendi o conceito entre as principais empresas.

Apesar da BBDC3 ganhar maior pontuação nos indicadores, entendi que a ITAÚSA é uma holding com maior escala que todas as outras, com uma margem líquida muito maior que as outras, além de pagar dividendos consecutivos desde 1998. 

Vocês acreditam que, nesse caso, investir em uma que mostra valores concretos dos indicados fundamentalistas mais vantajosos seria o ideal, no caso a BBDC?

image.png.9305f11a709e3bde211cfc1d75e20a7e.png

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Vitória Siqueira disse:

Boa noite, gente :)

No último mês, tenho estudado as empresas do setor bancário para iniciar os investimentos em ações. 

No investidor 10, fiz a comparação dos indicadores fundamentalistas que mais entendi o conceito entre as principais empresas.

Apesar da BBDC3 ganhar maior pontuação nos indicadores, entendi que a ITAÚSA é uma holding com maior escala que todas as outras, com uma margem líquida muito maior que as outras, além de pagar dividendos consecutivos desde 1998. 

Vocês acreditam que, nesse caso, investir em uma que mostra valores concretos dos indicados fundamentalistas mais vantajosos seria o ideal, no caso a BBDC?

image.png.9305f11a709e3bde211cfc1d75e20a7e.png

Eu prefiro Itau a Itausa. A maior parte do resultado de Itausa vem de Itau. Pra mim Itausa é um Itaú com algumas empresas ruins a mais. Bradesco está em um mau momento agora. Eu não entraria agora. Mas, se já tivesse, continuaria aportando. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Tudo depende da sua meta de investimento.

Minha meta é de reinvestimento de dividendos para usá-los no futuro, assim os dividendos se somarão aos aportes mensais e ajudará no total. Quanto mais dividendo, melhor para mim, pois posso usar o dividendo de uma para aportar em outra conforme o momento.

Eu fiquei entre BBAS3 e ITSA4 quando fiz minha primeira compra de ação ontem para praticar o conteúdo do módulo 4.

Acabei optando por 400 cotas do ITSA4, conforme os indicadores que estipulei, vou deixar na carteira por um tempo enquanto finalizo meus estudos.

Como o posicionamento da ITAUSA mudou, se comportando mais como Holding, ao invés do "Itaú mais barato", preciso aprofundar mais minha análise dela para identificar se a diversificação dela continuará alinhada com meus fundamentos.

 

Continue respeitando os fundamentos que você estipulou e cuidado com preferências pessoais, respeitando as questões morais únicas de cada um.



 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Boa noite, gente :)

No último mês, tenho estudado as empresas do setor bancário para iniciar os investimentos em ações. 

No investidor 10, fiz a comparação dos indicadores fundamentalistas que mais entendi o conceito entre as principais empresas.

Apesar da BBDC3 ganhar maior pontuação nos indicadores, entendi que a ITAÚSA é uma holding com maior escala que todas as outras, com uma margem líquida muito maior que as outras, além de pagar dividendos consecutivos desde 1998. 

Vocês acreditam que, nesse caso, investir em uma que mostra valores concretos dos indicados fundamentalistas mais vantajosos seria o ideal, no caso a BBDC?

image.png.9305f11a709e3bde211cfc1d75e20a7e.png

Bom dia, Vitória!

Dando uns pitaquinhos sobre estas empresas.

Bradesco é necessário um olhar de cuidado com relação aos indicadores. Podemos ver que muitos deles penam pela fase que a empresa está passando de reestruturação o que não faz com que ela seja vista com bons olhos. Logo, se aparentam ter "descontos" no preço do banco mas isso não deve ser avaliado de forma isolada. É necessário fazer uma leitura dos relatórios e dos históricos do banco para entender que tipo de banco ele foi no passado, como ele está hoje e como ele se projeta para o futuro (via guidance do próprio banco, as melhorias estão previstas para a partir de 2026). Muitos ainda acreditam ser um excelente banco e que dará uam bela volta por cima. Mas até isso acontecer, vai penar basstante.

Eu tenho a visão e cheguei na conclusão que a holding Itausa se sobressai sobre o banco em si. Sua eficiência  como holding traz resultados melhores do que os resultados apresentados unicamente pelo Itau  (não é recomendação). Mas isso veio também na base de estudo sobre como a holding opera e o que ela almeja. E também na minha opinião comparar especificamente os indicadores entre Itau e Itausa não faz muito sentido pois o modelo de operação delas é diferente. É necessário se aprofundar mais.

Banco do Brasil vejo como um dos melhores banco que temos em território nacional no quesito lucros e eficiência. O grande X da questão é a interferência estatal que faz com que a empresa oscile bastante e esteja sujeita a riscos maiores. Esse é o principal ponto a se levar em consideração. Aqui também sendo um pouco repetitivo, se faz necessário um estudo da empresa mais a fundo em seu relatórios.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Boa noite, gente :)

No último mês, tenho estudado as empresas do setor bancário para iniciar os investimentos em ações. 

No investidor 10, fiz a comparação dos indicadores fundamentalistas que mais entendi o conceito entre as principais empresas.

Apesar da BBDC3 ganhar maior pontuação nos indicadores, entendi que a ITAÚSA é uma holding com maior escala que todas as outras, com uma margem líquida muito maior que as outras, além de pagar dividendos consecutivos desde 1998. 

Vocês acreditam que, nesse caso, investir em uma que mostra valores concretos dos indicados fundamentalistas mais vantajosos seria o ideal, no caso a BBDC?

image.png.9305f11a709e3bde211cfc1d75e20a7e.png

Olá cara colega, apesar de tudo aí ser do seguimento financeiro, são empresas diferentes que passam momentos diferentes de sua existência. Como colega disse anteriormente, Itau e Itausa são bem parecidas, aconselho ler atentamente sobre as duas no próprio investidor 10 e verá que ambas são boas pra ter na carteira, Santander é aquela tia que qdo vem na sua casa não traz nenhum docinho, eu não colocaria na carteira pois não cheira nem fede, Brasil é uma das minhas maiores posições então não vou nem comentar e o Bradescão da massa é o menino rico que não sabe o que fazer com dinheiro, tem perdido relevância cada dia mais, está apanhando dos Bancões e dos Banquinhos, por isso tá barato, eu tenho pq acredito que pode valorizar, mas não aporto muito já que ele pode não subir mesmo lucrando bem como tem lucrado, mercado é cruel com quem não faz lição de casa e o BBDC não tem feito...

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/06/2024 at 18:52, Vitória Siqueira disse:

Boa noite, gente :)

No último mês, tenho estudado as empresas do setor bancário para iniciar os investimentos em ações. 

No investidor 10, fiz a comparação dos indicadores fundamentalistas que mais entendi o conceito entre as principais empresas.

Apesar da BBDC3 ganhar maior pontuação nos indicadores, entendi que a ITAÚSA é uma holding com maior escala que todas as outras, com uma margem líquida muito maior que as outras, além de pagar dividendos consecutivos desde 1998. 

Vocês acreditam que, nesse caso, investir em uma que mostra valores concretos dos indicados fundamentalistas mais vantajosos seria o ideal, no caso a BBDC?

image.png.9305f11a709e3bde211cfc1d75e20a7e.png

Investir em uma empresa como a ITAÚSA ou o Bradesco (BBDC) depende de diversos fatores além dos indicadores fundamentalistas isolados. Vamos analisar as informações que você forneceu:

ITAÚSA é uma holding que possui participações em empresas como Itaú Unibanco, Alpargatas, Duratex, entre outras. Isso significa que o desempenho da ITAÚSA está diretamente ligado ao desempenho dessas participações.

Você mencionou que a ITAÚSA tem maior escala e margem líquida comparada às outras holdings. Isso pode indicar eficiência e rentabilidade, o que são aspectos positivos para investidores.

O fato da ITAÚSA pagar dividendos consecutivos desde 1998 mostra uma política de distribuição de lucros estável e confiável para os acionistas.

Por outro lado,  você sugere que o Bradesco mostra valores concretos dos indicadores fundamentalistas sendo mais vantajosos. 

Investir no Bradesco (BBDC) pode ser uma escolha sólida se você valoriza indicadores fundamentalistas específicos que o banco apresenta de forma vantajosa. Por exemplo, se o BBDC demonstra melhores métricas como índice de liquidez, retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), ou qualquer outro indicador que você considere crucial para sua estratégia de investimento, isso pode ser um ponto a favor.

No entanto, é importante considerar outros fatores além dos indicadores isolados. Por exemplo:

Como está o setor bancário? Quais são as perspectivas econômicas que podem impactar o desempenho das empresas?

Como é a governança corporativa e a gestão das empresas? A transparência e eficiência na administração são cruciais para o sucesso a longo prazo.

Existem riscos específicos associados a cada empresa que você precisa considerar, como exposição a determinados mercados ou produtos financeiros.

Qual é o seu objetivo ao investir? Crescimento de capital, geração de renda por dividendos, diversificação?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/06/2024 at 09:14, Edison Paulini disse:

Bom dia, Vitória!

Dando uns pitaquinhos sobre estas empresas.

Bradesco é necessário um olhar de cuidado com relação aos indicadores. Podemos ver que muitos deles penam pela fase que a empresa está passando de reestruturação o que não faz com que ela seja vista com bons olhos. Logo, se aparentam ter "descontos" no preço do banco mas isso não deve ser avaliado de forma isolada. É necessário fazer uma leitura dos relatórios e dos históricos do banco para entender que tipo de banco ele foi no passado, como ele está hoje e como ele se projeta para o futuro (via guidance do próprio banco, as melhorias estão previstas para a partir de 2026). Muitos ainda acreditam ser um excelente banco e que dará uam bela volta por cima. Mas até isso acontecer, vai penar basstante.

Eu tenho a visão e cheguei na conclusão que a holding Itausa se sobressai sobre o banco em si. Sua eficiência  como holding traz resultados melhores do que os resultados apresentados unicamente pelo Itau  (não é recomendação). Mas isso veio também na base de estudo sobre como a holding opera e o que ela almeja. E também na minha opinião comparar especificamente os indicadores entre Itau e Itausa não faz muito sentido pois o modelo de operação delas é diferente. É necessário se aprofundar mais.

Banco do Brasil vejo como um dos melhores banco que temos em território nacional no quesito lucros e eficiência. O grande X da questão é a interferência estatal que faz com que a empresa oscile bastante e esteja sujeita a riscos maiores. Esse é o principal ponto a se levar em consideração. Aqui também sendo um pouco repetitivo, se faz necessário um estudo da empresa mais a fundo em seu relatórios.

 

Espero que ajude a pensar!

Obrigada pelas opiniões, Edison. Realmente eu não parei para ler a guidance dos bancos, nem atuais nem no passado. Estava me informando mais através dos sites de finanças e alguns blogs.

Esses seus apontamentos me derão uma luz e me aprofundarei mais sobre as empresas!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/06/2024 at 20:13, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Eu prefiro Itau a Itausa. A maior parte do resultado de Itausa vem de Itau. Pra mim Itausa é um Itaú com algumas empresas ruins a mais. Bradesco está em um mau momento agora. Eu não entraria agora. Mas, se já tivesse, continuaria aportando. 

Vale a pena estudar o Bradesco, o mal momento é a grande oportunidade se a empresa conseguir supera-lo.

Claro que não vale aposta desmedida.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/07/2024 at 08:34, Cézar Busato disse:

Vale a pena estudar o Bradesco, o mal momento é a grande oportunidade se a empresa conseguir supera-lo.

Claro que não vale aposta desmedida.

 

Eu acredito que vá recuperar. O banco é muito forte, só teve uma queda do lucro e tem ótimas operações. Inclusive já tenho em carteira de antes dessa fase ruim e continuo aportando. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Se a empresa está em um momento de crise, mas não perdeu os fundamentos, ela não deixa de ser uma boa empresa e nem existe motivos para não investir nela... Inclusive pode ser um bom momento para comprar ela em baixa, agora se a empresa perdeu certos fundamentos é bom ter atenção.

 

O que vai te dizer onde é mais seguro investir são os números, se eles são bons são bons e ponto. 

Editado por Deborah Gerasimovic
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/06/2024 at 20:13, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Bradesco está em um mau momento agora. Eu não entraria agora. Mas, se já tivesse, continuaria aportando. 

@Rafael Antunes Teixeira Silva não entendi bem a sua frase rsrsrs Se você não tem Bradesco, você não entraria agora, mas se já tivesse em carteira continuaria a aportando. Me parece contraditório, pois se você acha que ela está barata para continuar comprando, porque não compraria se não estivesse com ela em carteira?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...