Jump to content
  • 0

Investir através de várias corretoras/bancos


Matheus Almeida#4756

Pergunta

Exemplo ficticio

 

30k renda variavel (fiis e acoes) no banco inter

30k tesouro direto no banco inter

30k cdb no nubank

30k cdb  no c6

30k cdb  no pagbank

30k caixinha no mercado pago

 

Hoje invisto a partir de varios bancos pois na minha cabeça me traz mais seguranca caso algum banco quebre e quero entender se isso faz sentido ou nao a partir dessas questoes abaixo

1 -  Se o c6 bank (ou qualquer outro banco) quebrar e o app nao logar mais em minha conta, o que acontece com meu saldo em conta corrente e aplicacoes em CDB com FGC?

1.1 - O saldo em conta corrente é tranferida pra outra conta minha  no mesmo cpf automaticamente? 

1.2 - O saldo do meu CDB (garantido FGC) é tranferida pra outra conta minha no mesmo cpf automaticamente?

2 - Faz sentido descentralizar os investimentos em CDBs aplicando em varios bancos? Hoje voces centralizam todos os investimentos?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Matheus Almeida#4756 disse:

1 -  Se o c6 bank (ou qualquer outro banco) quebrar e o app nao logar mais em minha conta, o que acontece com meu saldo em conta corrente e aplicacoes em CDB com FGC?

@Matheus Almeida#4756 se o banco quebrar o saldo em conta é coberto pelo FGC. Você fará o trâmite no app do FGC e receberá o valorona conta bancária que você indicar.

8 minutes ago, Matheus Almeida#4756 disse:

1.1 - O saldo em conta corrente é tranferida pra outra conta minha  no mesmo cpf automaticamente?

Não é automático. Você receberá do FGC após todo o trâmite que envolve a situação. No início do ano passado tivemos a falência do Banco BRK. Entre a falência e o FGC efetuar o pagamento foram cerca de 45 dias.

10 minutes ago, Matheus Almeida#4756 disse:

1.2 - O saldo do meu CDB (garantido FGC) é tranferida pra outra conta minha no mesmo cpf automaticamente?

Se o CDB for de emissão do C6 Bank você receberá na conta bancária que você indicar ao FGC o valor principal mais a rentabilidade até a data da falência. Agora, os CDBs de emissão de outros bancos você fará a transferência de custódia para outra corretora.

12 minutes ago, Matheus Almeida#4756 disse:

2 - Faz sentido descentralizar os investimentos em CDBs aplicando em varios bancos? Hoje voces centralizam todos os investimentos?

Me parece que você está confundindo o "emissor do título" com o custodiante do título. O FGC é acionado quando o emissor do título quebra. 

Caso o custodiante quebre, basta transferir os seus títulos para outra corretora.

Vale lembrar que saldo em corretora não tem cobertura do FGC.

Respondendo a sua pergunta: espalhar os investimentos não diminui seu risco. Diversificar os emissores, sim.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Matheus Almeida#4756 disse:

Ajudou bastante sim

Mas se eu centralizar todos os investimentos em um lugar, em caso de quebra nao seria uma dor de cabeça para fazer a transferencia de custodia de tudo?

Bom dia @Matheus Almeida#4756. Se a corretora quebrar, como seus ativos estão custodiados na B3 voce somente ira determinar para onde estes ativos serão migrados

7 horas atrás, Matheus Almeida#4756 disse:

Outra coisa, imagina que eu invista no cdb do c6 pelo propio c6. É possivel tranferir a custodia desse CDB para o banco inter? (desconsiderando falencia ou quebra do banco)

Se for um titulo exclusivo da corretora pode ser que não seja possivel a transferencia.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...