Jump to content
  • 0

FUNDO DE INVESTIMENTO XP CORRETORA


Yuri Soares Amorim

Pergunta

Boa noite pessoal,
estou no modulo 4, e com muita vontade de alterar meus investmentos, mas estou me segurando e esperando finalizar o curso para fazer os investimentos corretamente.  Dito isso, é impossivel não olhar os investimtos realizado anteriormente e não analisa-los.

Tenho um Fundo de Investimento, que vai ao contrario de tudo que aprendi até o momento. Esse Fundo não cobra taxa de administração, não tem taxa de performace, não paga imposto de renda sob o lucro, e além disso o Regaste é D+0. Dito isso, gostaria de saber aonde está a pegadinha, pois não tem como os caras não ganharem nada.

TREND DI FIC FIRF SIMPLES (TREND DI FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA
SIMPLES | CNPJ nº 45.278.833/0001-57)

PÓS FIXADO

XP CORRETORA

Alguem com mais conhecimento poderia analisar o fundo e repassar o ensinamento?

SEGUE O REGULAMENTO: https://institucional.xpi.com.br/downloads/xpgestao/Regulamento/Regulamento_45278833000157_v4.pdf 

 

Obrigado, abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 03/07/2024 at 20:07, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Yuri Soares Amorim. Todo fundo de renda fixa incide a cobrança de IR atravé do come cotas que é uma antecipação do IR que acontece nos meses de maio e novembro. Muitas vezes o investidor nem nota a cobrança ja que é feita diminuindo o seu numero de cotas.

Alem disso o fundo em questão pode não cobrar  taxa de administração, mas por se tratar de um FIC (Fundo de investimento em cotas) basicamente a totalidade dos seus ativos são cotas de outros fundos que provavelmente possuem taxa de administração. 

Dei uma consulta rapida e basicamente o fundo performa em linha com o DI, ou seja, se voce investir diretamente no tesouro selic tera o mesmo resultado mas sem antecipação do IR que sera cobrado somente no resgate.

Bom dia, @Adriano Umemura eu tb preciso avaliar Fundos de investimento que adquiri pela XP. Você poderia, por favor, compartilhar o link do site onde posso fazer essa pesquisa. Obrigada 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Francielli Provensi disse:

Bom dia, @Adriano Umemura eu tb preciso avaliar Fundos de investimento que adquiri pela XP. Você poderia, por favor, compartilhar o link do site onde posso fazer essa pesquisa. Obrigada 

Bom dia, Francielli!

Todo fundo de investimento tem um documento chamado lâmina.

Na própria XP ao abrir o fundo e descer ao final da tela haverão mais informações sobre o fundo como performance, taxas, etc, e também documentos para baixar e avaliar.

Se quiser, poste aqui nós que podemos dar uma ajuda na avaliação se tiver dúvidas.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Francielli Provensi disse:

Bom dia, @Adriano Umemura eu tb preciso avaliar Fundos de investimento que adquiri pela XP. Você poderia, por favor, compartilhar o link do site onde posso fazer essa pesquisa. Obrigada 

Olá Francielli,

Eu não sei você, masu eu já segui direto a recomendação do Raul nas aulas: me livrei dos fundos de investimento que eu tinha. Nem me preocupei em analisá-los: desfiz-me deles, tomei o nabo e bola pra frente.

Não que você deva fazer o mesmo, claro, mas é algo a se pensar hehehe.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, Francielli!

Todo fundo de investimento tem um documento chamado lâmina.

Na própria XP ao abrir o fundo e descer ao final da tela haverão mais informações sobre o fundo como performance, taxas, etc, e também documentos para baixar e avaliar.

Se quiser, poste aqui nós que podemos dar uma ajuda na avaliação se tiver dúvidas.

 

IMG_0368.png

IMG_0369.png

IMG_0370.png

IMG_0371.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Francielli Provensi disse:

 

IMG_0368.png

IMG_0369.png

IMG_0370.png

IMG_0371.png

Pelo que é possível observar pelas lâminas, o fundo OCCAM possui uma taxa adm. de 0,40% e o fundo TIVIO uma taxa adm. de 0,20%, pagas mensalmente aos gestores. Ambos não há taxa de performance e ambos atrelados ao DI e sistema de tributação come-cotas semestral ou aplicação do IR conforme tabela se aplicação for resgatada entre estes prazos;
Porém estes não são os fundos adquiridos, mas sim o fundo XP, que possui cotas destes fundos, e para tanto, é pago uma taxa mínima de adm. de 0,24% e mais uma taxa de custódia de 0,01% a.a. Ou seja, taxas sobre taxas, se minha análise estiver correta... 

Como o @Adriano Umemura disse, não é interessante a aplicação pois se consegue rendimento similar e até melhor pelo tesouro SELIC, cuja taxa DI é atrelado. E como o @Matheus Passos Silva disse, e como eu também fiz, do momento que entendemos a aplicação vemos que não é vantajoso... melhor resgatar e se desfazer e aplicar no próprio tesouro SELIC até conclusão do curso e depois alocar em um investimento que melhor encaixa no perfil.
 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Francielli Provensi disse:

 

IMG_0368.png

IMG_0369.png

IMG_0370.png

IMG_0371.png

Boa noite @Francielli Provensi.

OCCAM LIQUIDEZ FIC FI RF CP - trata-se de um fundo de renda fixa com liquidez em D+1. O periodo de tempo é relativamente curto, desde 2022, mas ele vem performando por enquanto acima do CDI. Possui uma taxa de administração de 0,40 a 0,50%. Se ele continuar performando acima do CDI não teriamos problema em relação a rentabilidade, mas se tiver uma performance igual ao CDI seria melhor investir no tesouro selic, ja que a taxa anual é de 0,20%. A desvantagem deste tipo de fundo seria a tributaria, ja que ocorre a antecipação do IR antes do resgate pelo come-cotas

TIVIO INSTITUCIONAL RF CP FI FINANCEIRO RESP LIMITADA - fundo mais antigo que vem performando um pouco acima do CDI. Possui liquidez em D+0 e taxa de administração de 0,20%. Possui a mesma desvantagem tributaria citada acima

XP LIQUIDEZ FIC RF REFERENCIADO DI CP RESP LIMITADA - fundo bem recente, iniciado em junho deste ano. Performa um pouco acima do DI, taxa de administração entre 0,24 a 0,40% e liquidez em D+0. Mesmas considerações acima

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...