Jump to content
  • 0

Tesouro Selic


Otavio Porath

Pergunta

Bom dia a todos, estou com uma dúvida referente ao tesouro selic.

Tenho uma quantia em dinheiro que quero deixar guardada porém preciso resgatá-la em 1 ano.

O tesouro selic 2029 tem a taxa maior do que o tesouro selic 2027. 

Tem algum problema eu investir no tesouro 2029 pois tem a melhor taxa, e retirar em 1 ano?

Não entendi qual o benefício de se investir no que paga menos, no caso o do 2027, sendo que os dois tem o mesmo tempo de resgate d+1.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Otavio Porath disse:

Bom dia a todos, estou com uma dúvida referente ao tesouro selic.

Tenho uma quantia em dinheiro que quero deixar guardada porém preciso resgatá-la em 1 ano.

O tesouro selic 2029 tem a taxa maior do que o tesouro selic 2027. 

Tem algum problema eu investir no tesouro 2029 pois tem a melhor taxa, e retirar em 1 ano?

Não entendi qual o benefício de se investir no que paga menos, no caso o do 2027, sendo que os dois tem o mesmo tempo de resgate d+1.

Bom dia, Otavio!

No seu caso investir no 2029 é a melhor opção justamente por pagar um troquinho a mais. 

Ademais, deixo como sugestão avaliar também se existem LCIs ou LCAs para aplicação. A depender do valor você terá cobertura do FGC e dentro deste prazo você consegue se beneficiar da isenção do IR. Vale conferir os títulos, a data de vencimento e também fazer a conta de qual renderia mais.

 

Na prática e na minha opinião investir em tesouro sempre valerá mais pelo vencimento mais longo que tende a pagar mais. Em teoria, acredito que o governo pague mais no incentivo de deixarem um valor aplicado com eles por mais tempo, por isso o título com vencimento mais longo acabe pagando um trocadinho a mais.

 

Espero que te ajude!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
37 minutes ago, Otavio Porath disse:

Bom dia a todos, estou com uma dúvida referente ao tesouro selic.

Tenho uma quantia em dinheiro que quero deixar guardada porém preciso resgatá-la em 1 ano.

O tesouro selic 2029 tem a taxa maior do que o tesouro selic 2027. 

Tem algum problema eu investir no tesouro 2029 pois tem a melhor taxa, e retirar em 1 ano?

Não entendi qual o benefício de se investir no que paga menos, no caso o do 2027, sendo que os dois tem o mesmo tempo de resgate d+1.

@Otavio Porath complementando o @Edison Paulini, a diferença entre os dois é pequena. O Tesouro Direto oferece dois vencimentos, pois há investidores que preferem prazos mais curtos, e outros, mais longos.

Para mim não faz sentido, pois dos os títulos são de liquidez diária. Basicamente entendo que o mais longo é interessante, pois caso daqui 1 ano você não precise do dinheiro ou somente de parte dele, você vai manter um investimento que já terá passado pelas alíquotas maiores do IR e não vai precisar ficar realocando.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Otavio Porath disse:

Bom dia a todos, estou com uma dúvida referente ao tesouro selic.

Tenho uma quantia em dinheiro que quero deixar guardada porém preciso resgatá-la em 1 ano.

O tesouro selic 2029 tem a taxa maior do que o tesouro selic 2027. 

Tem algum problema eu investir no tesouro 2029 pois tem a melhor taxa, e retirar em 1 ano?

Não entendi qual o benefício de se investir no que paga menos, no caso o do 2027, sendo que os dois tem o mesmo tempo de resgate d+1.

Boa tarde @Otavio Porath. Somente para complementar as demais respostas. Os titulos do tesouro estão sendo sempre renovados, então o tesouro selic 2027 ja foi o 2029 um dia. E um dia o 2029 sera o 2027 😄.

Devido a isso sempre existira esta diferenças nas taxas, com uma tendencia em se ter um premio maior para vencimentos mais longos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/07/2024 at 09:41, Otavio Porath disse:

Bom dia a todos, estou com uma dúvida referente ao tesouro selic.

Tenho uma quantia em dinheiro que quero deixar guardada porém preciso resgatá-la em 1 ano.

O tesouro selic 2029 tem a taxa maior do que o tesouro selic 2027. 

Tem algum problema eu investir no tesouro 2029 pois tem a melhor taxa, e retirar em 1 ano?

Não entendi qual o benefício de se investir no que paga menos, no caso o do 2027, sendo que os dois tem o mesmo tempo de resgate d+1.

Olá na minha visão a explicação pelo prazo maior está na marcação a mercado. A principio a diferença é pouca, porém, estará mais exposto e consequentemente mais risco, por isso paga um pouco mais. Cuidado, com retirada em um ano para um titulo de 2029 são 4 anos, já 2027 serão apenas 2 anos, qto mais longe mais volatilidade. Exemplo: Se a taxa subir novamente até o dia da sua retirada, qualquer ocilação da taxa no longo prazo, o valor do titulo vai cair mais acentuada para os titulos mais longos (volatilidade). Baixa probabilidade mas não é risco 0.   

Editado por Clelmo Rodrigues Lucio
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Clelmo Rodrigues Lucio disse:

Olá na minha visão a explicação pelo prazo maior está na marcação a mercado. A principio a diferença é pouca, porém, estará mais exposto e consequentemente mais risco, por isso paga um pouco mais. Cuidado, com retirada em um ano para um titulo de 2029 são 4 anos, já 2027 serão apenas 2 anos, qto mais longe mais volatilidade. Exemplo: Se a taxa subir novamente até o dia da sua retirada, qualquer ocilação da taxa no longo prazo, o valor do titulo vai cair mais acentuada para os titulos mais longos (volatilidade). Baixa probabilidade mas não é risco 0.   

Boa noite @Clelmo Rodrigues Lucio. O tesouro selic basicamente não sofre de marcação a mercado te possibilitando resgatar a qualquer momento sem perda da rentabilidade. Os titulos que sofrem de marcação são os prefixados e indexados ao IPCA, devido ao componente prefixado que compõem a taxa.

  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...