Olá! Estou nos primeiros passos e olhei as opções de renda fixa do BTG.
Notei que existem opções do mercado secundário, com prazos muito próximos e rendimentos bem acima das opções de longo prazo (3 a 10 anos). Essas opções com vencimentos próximos valem a pena mesmo assim?
Pelo que entendi com o conhecimento atual, em 2 exemplos (sem entrar no mérito do risco das instituições):
1) Menos de 1 mês. Banco Rodobens (S) 5 dias 14,20% a.a. Entendo que haverá tributação de 22,5% + IOF 83%. Fazendo uma conta no papel de pão, 14,2%aa é 0,0364%dia, 5 dias dariam 0,182%. Tirando tributação sobrariam 0,023% de rendimento. Mesmo assim isso vale a pena? Minhas contas estão corretas
2) Menos de 1 ano. Banco Master (S) 138 dias IPCA + 9,10% a.a. Pelo ipca de hoje, seria 13,7%aa, 0,0352%dia, 4,85%. Tirando IR ficaria 3,76%.
Essas opções se esgotaram muito rápido, então presumo que tenham sido opções muito interessantes...
Pergunta
Daniel Felix Ferber
Olá! Estou nos primeiros passos e olhei as opções de renda fixa do BTG.
Notei que existem opções do mercado secundário, com prazos muito próximos e rendimentos bem acima das opções de longo prazo (3 a 10 anos). Essas opções com vencimentos próximos valem a pena mesmo assim?
Pelo que entendi com o conhecimento atual, em 2 exemplos (sem entrar no mérito do risco das instituições):
1) Menos de 1 mês. Banco Rodobens (S) 5 dias 14,20% a.a. Entendo que haverá tributação de 22,5% + IOF 83%. Fazendo uma conta no papel de pão, 14,2%aa é 0,0364%dia, 5 dias dariam 0,182%. Tirando tributação sobrariam 0,023% de rendimento. Mesmo assim isso vale a pena? Minhas contas estão corretas
2) Menos de 1 ano. Banco Master (S) 138 dias IPCA + 9,10% a.a. Pelo ipca de hoje, seria 13,7%aa, 0,0352%dia, 4,85%. Tirando IR ficaria 3,76%.
Essas opções se esgotaram muito rápido, então presumo que tenham sido opções muito interessantes...
Como vocês avaliam isto?
Grato e abraços!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
1
1
DIAS POPULARES
17/Jul
4
18/Jul
2
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 2 posts
Daniel Felix Ferber 2 posts
Raul 1 post
Matheus Passos Silva 1 post
DIAS POPULARES
17/Jul 2024
4 posts
18/Jul 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa tarde @Daniel Felix Ferber. Se a diferença for muito pouca considerando ja a aliquota de IR, e o objetivo for sua carteira de longo prazo, na minha opinião não compensa. Ira existir o que chamamos
Raul
Tem gente que pode ter objetivos de curto prazo e assim compensa pegar um secundário e expirar, outros são "tarados" em ganhar pequenos dinheiros, aí vivem pulando de um título desse jeito para outro
Adriano Umemura
Bom dia @Daniel Felix Ferber. Teria que calcular com as aliquotas de IR e comparar. Por exemplo, um CDB com vencimento para menos de 6 meses pagando 16%aa tera uma rentabilidade liquida de 12,4%aa com
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts